quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal e o Orçamento

O meu voto e o meu aplauso para o Dr. Manuel Jacinto!

São poucos, mas parece já haver alguém que entendeu que há que, de uma vez por todas, é necessário moralizar a política concelhia e tomar uns comprimidos para a "partidarite" aguda.

Estamos todos no mesmo barco, por isso, não nos podemos esquecer, que se ele se afundar, todos se afundam.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Coerente ou Incoerente

Levantam-se algumas dúvidas sobre a coerência ou não, de Arminda Martins, ao criticar o algumas decisões do executivo e depois votar a favor...

Na minha opinião, trata-se apenas de honestidade intelectual associada a solidariedade partidária - coisa que há muito, o PSD da Mealhada parece querer esquecer do que se trata.

Se Arminda Martins não poderia deixar de expressar a sua opinião (pois foi para isso que foi eleita), também não poderia deixar de dar um sinal claro de união e solidez a um grupo que acabou de ser eleito e mandatado pelo povo para o representar, ao invés de perder o seu tempo com guerras retóricas que, se bem que sejam divertidas para quem assiste, não resolvem o problema a ninguém.

Enquanto que alguns partidos retiram a confiança política a vereadores mandatados pelo povo, apenas porque se limitam a fazer o seu trabalho, outros admitem, estimulam e divulgam a diferença e o direito à opinião própria. Se calhar é por isso que o povo resolveu dar a mais violenta e esmagadora maioria ao PS, nas últimas eleições.

MM vs JM

Ainda não entendi, mas passa-se uma curiosa "troca de galhardetes" entre o JM e o MM nalguns blogues da Mealhada...

... Será falta de notícias, ou há aqui qualquer coisa que nos escapa?

2010 ?



Aproxima-se o final de 2009, um ano que em termos de economia e bem estar está na categoria de "para esquecer".

Além da crise internacional, o Luso teve de lidar com toda uma série de dificuldades acrescidas o que levou a que alguns negócios estejam agora no limiar do encerramento. E, o que se espera afinal, de 2010?

Mais do mesmo?...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


O blogue AMO-TE LUSO deseja a todos aqueles que gostam da nossa terra (mas só a esses) um santo e feliz Natal.

Como prenda, acho que já foi dito durante o ano, aquilo que pretendemos para a nossa terra: Paz e prosperidade para todos os lusenses.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

No Mercado do Luso...

"Segundo o Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças do Mercado, a taxa de ocupação por metro quadrado, mensal e referente a Lojas é muito variada. Por exemplo, o valor do Talho é de 1,42 euros, da Pastelaria de 2,73 euros e da Papelaria de 3,89 euros. Já a taxa de ocupação por metro quadrado, mensal, dos dois quiosques, é de 0,41 cêntimos para a Padaria e de 0,66 cêntimos para a Frutaria. A taxa de ocupação por metro quadrado, mensal, da única loja anterior ao ano de 1980 – Peixaria – é de 0,44 cêntimos."

Indubitavelmente, há um serviço prestado à sociedade lusense que tem de ser suportado pela mesma, subsidiando indirectamente parte das taxas a pagar mas.... assim não dá sequer para suportar as despesas de manutenção do próprio mercado.

Não nos podemos esquecer que para fazer obras no mercado, há outras coisas (igualmente, senão mais) importantes que ficam por fazer, uma vez que o dinheiro não é fêmea (até ver).

Está tudo inventado...: Basta imitar e deixar de lado as "tonterias"!


"António Maria de Fontes Pereira de Melo dá entrada na vida política quando, em 1848, foi eleito Deputado. Depois da Regeneração de 1851 assumiu diversas funções governativas, entre elas a de Ministro da Marinha e do Ultramar, da Fazenda, das Obras Públicas, Comércio e Indústria e da Guerra. Em 1866 é nomeado Conselheiro de Estado, em 1870 Par do Reino e, em 1871, 1878-1879 e 1881-1886 assumiu a chefia do executivo.
A importância de Fontes Pereira de Melo deve-se, não só às funções que ocupou, como também à acção na condução do país nos domínios económico, financeiro e das obras públicas. A sua política de progresso material ficou conhecida como fontismo. A nível financeiro, tomou medidas que permitiram a consolidação da dívida pública e o aumento das receitas ordinárias através de uma reforma fiscal."

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

EM TOM DE DESABAFO........


JÁ QUE O ESTACIONAMENTO NA LATERAL DA JUNTA, PERTENCE A MESMA, O PORQUE DE NÃO O UTILIZAREM PARA COLOCAR OS CARROS DESSES MESMOS ELEMENTOS? E DEIXAREM A VIA PUBLICA PARA QUEM QUISER ESTACIONAR.
SIM! PORQUE SE ESTACIONAREM NO PARQUE, LEVAM UM RECIBO.......

NOVOS TURISTAS.......




NÃO SERIA BOA ALTURA PARA A JUNTA FREGUESIA, CONJUNTAMENTE COM A CÂMARA, OU ATE MESMO COM ALGUMA EMPRESA, PENSAR NUM "HOTEL" PARA ESTES NOVOS TURISTAS?
SÓ NAO SEI O PORQUE DE DEIXAREM ANDAR ASSIM OS ANIMAIS, A TRANSPORTAR DOENÇAS E ATE MESMO ATACAR PESSOAS.........
DIGO EU!!!!! DEVE EXISTIR SOLUÇOES, OU ISTO NAO INTERESSA PARA O TURISMO NO LUSO?

O nemátodo e a política...

(...)De qualquer maneira, a direcção da ADELB sugere que o corte se inicie pelos pinheiros mais próximos dos muros da Mata Nacional, principalmente pelo conjunto de três razões que, ao Jornal da Mealhada enumerou. “Primeiro, porque isso afastaria o nemátodo das árvores sadias da Mata antes de Abril/Maio, altura em que, no ciclo de vida do insecto vector, que transporta o nemátodo, ocorre uma das metamorfoses que o leva a adquirir a mobilidade que permite a transferência da praga para as outras árvores próximas. É nessa altura que o insecto eclode e o nemátodo se aloja nos jovens adultos para se dispersar, à boleia, para outras árvores onde o vector pare para se alimentar” (...)

in JM


Naturalmente que, face ao calendário político deste ano, o nemátodo ficou em "águas de bacalhau" em todo o país.

É bom que se admita que esta é uma praga que cedo ou tarde vai afectar todo o panorama nacional e não apenas o Bussaco e que o corte que árvores, se bem que seja uma medida sensata e desejável no sentido de ainda salvar alguma coisa, está longe de constituir uma solução para o problema.

A actuação tardia e descoordenada por parte do proprietário "Estado" é sintomática da maneira como os nossos decisores políticos olham para a generalidade do país: o que interessa é Estatísticas para Bruxelas, TGVs, Aeroportos e Magalhães... enfim, tudo o que os faça perpetuar lá para as bandas de S. Bento com belos ordenados, regalias e reformas (governos e oposições no mesmo saco).

Se a "Fundação Bussaco" fosse dando alguma publicidade do que planeia fazer face a este assunto, também não se perdia nada...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Comércio aberto até às 22 horas



O comércio do concelho da Mealhada vai poder estar aberto, diariamente, até às 22 horas, nesta quadra natalícia. No entanto, este alargamento não abrange os estabelecimentos de restauração e bebidas, cujos horários se mantêm conforme o que está regulamentado.
De acordo com o despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, os estabelecimentos comerciais vão poder estar de portas abertas, durante todo o mês de Dezembro, até às 22 horas, incluindo sábados e domingos, e à hora de almoço.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

De olhos bem ESBUGALHADOS...


... A população assiste, impávida e serena ao que se vai passando com as oposições...

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

BOM SUCESSO é o que desejamos a esta LUSENSE


Sandra Neves, directora executiva de Turismo & Golfe e de Vendas & Marketing do Bom Sucesso

BOM SUCESSO PLANEIA JÁ NOVOS INVESTIMENTOS
Depois de concluídas e vendidas as primeiras unidades de alojamento e de acordada a marca sob a qual será gerida o hotel de cinco estrelas do empreendimento (Cadeia HILTON), os proprietários do Bom Sucesso Design Resort, Leisure & Golf, em Óbidos planeiam investir em mais dois novos projectos, com os mesmos moldes que o actual, também no Oeste e no Algarve.

Sandra Neves, directora executiva de Turismo & Golfe e de Vendas & Marketing do Bom Sucesso, anunciou à comunicaçao social que, para além das extensões do actual ‘resort’, fase 3 e 4, em Óbidos, que estarão concluídas em 2015 e 2017, respectivamente, “temos já mais dois projectos de resort turístico com golfe com localizações definidas: Óbidos e Algarve”.

A responsável máxima refere que “procuramos a valorização dos projectos pela inovação”, acrescentando ainda que “queremos crescer na área do turismo com novas oportunidades de investimento”.

VIDEO DE APRESENTAÇÃO DO BOM SUCESSO DESIGN RESORT, LEISURE & GOLF

CLICAR AQUI

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MAS SERÁ QUE ALGUEM ACREDITOU???



"Os funcionários da Câmara e do Tribunal da Comarca da Mealhada foram evacuados dos respectivos edifícios na tarde desta quarta-feira depois de ter chegado à autarquia, via telefone, uma ameaça de bomba para estes dois serviços, no centro da cidade.
O telefonema foi recebido por volta das 13h55 levando a Câmara a lançar o alerta às autoridades, que até às 16h15 inspecionaram os dois locais ameaçados, com recurso a uma equipa especial da GNR para inactivação de engenhos explosivos.
Findas as deligências policiais, os funcionários voltaram ao trabalho, duas horas depois do "falso alarme". in Mealhada Moderna.

Diz-se que DESTA vez é que é...!


Depois de todos os prazos "furados", parece que a zona de "termalismo clássico" das termas de Luso, vai finalmente recomeçar a funcionar em Janeiro (não se sabe de qual ano, mas presume-se que seja de 2010).

Nada tenho a dizer contra este facto, mas permitam-me só relembrar que só em raríssimas ocasiões assisti a gente a querer vir fazer termas para o Luso no Inverno: pode ser que com as mudanças climáticas o caso mude de figura... digo eu!

Bom... quanto às restantes obras, parece que (mas ninguém sabe ao certo) que é para estarem prontas para o Verão (mas mais uma vez, também ninguém refere de qual ano).

No meio de tudo isto, e tratando-se de uma estrutura inteiramente nova, já deveria haver datas previstas de inauguração, uma campanha de marketing em andamento, preços públicos para o Verão de 2010, etc, etc, etc.....

Deus queira que eu esteja enganado mas, para mal do Luso, alguma coisa parece estar a correr profundamente mal...

domingo, 6 de dezembro de 2009

algumas coisas vale a pena meditar...

(...) Sou do PSD-sem qualquer ambição a qualquer lugar político/partidário.-Não posso estar mais de acordo consigo!Mas também não posso deixar de referir que este texto se aplicaria a si e à sua comissão política há 4 anos.-O Sr. e as pessoas que o acompanhavam não assumiram a derrota (tb perderam uma Junta) e mantiveram-se agarrados ao partido, quando já não havia unidade-como se veio a verificar.-É verdade que este resultado era esperado, especialemnte na sequência das más ligações de César, mas também pelo trabalho de destruição e descridibilização encetado por alguns militantes do PSD, entre os auqis se encontra a Sr. (falo pelo que vi e li-e basta!)Antes de fazer comentários destes, deveria analisar a sua consciência.-Se defende o PSD e o Concelho, permita a publicação deste comentário-Os homens grandes não nascem grandes, fazem-se. E você ainda poderá ir a tempo...(...)

In Conta Corrente

... eu também considero que ainda pode ir a tempo....

PAULO MALÓ dixit...

... in Revista "Caras"

(...)"Quando abraço um projecto, nada me faz desistir, nem que para isso tenha de desviar uma montanha do meu caminho".

Bom... a única coisa que me preocupa é se o Bussaco vai ser desviado ou não... e com que tempo de atrazo... :-)))

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cada um acerta onde quer...

... ou onde consegue!

Às vezes é apenas uma questão de martelo, outras a questão é o "animal" que está a ser ferrado.

As opiniões livres são assim: nem sempre justas, nem sempre lineares, nem sempre a agradar a todos e algumas vezes a suscitar "conversas da treta" de quem está embriagado apenas das suas próprias visões.

Pelos vistos, Narciso, também era poeta...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cuidado rapazes...

A GNR deteve e identificou seis indivíduos num estabelecimento de restauração e bebidas da Mealhada por, alegadamente, estarem ligados à prática de jogo ilegal. A operação “Joker”, que já se desenvolvia há ano e meio, culminou, no princípio da madrugada da passada sexta-feira, com as autoridades a apreenderem material relacionado com a prática ilícita

in MM