terça-feira, 29 de abril de 2008

tangolomango do real


No discurso do 25 de Abril, o PR mostrou-se chocado com o desinteresse dos jovens em relação à política, causando com isto um burburinho na opinião pública. Considerando a totalidade do discurso, penso que Cavaco Silva quis mais culpar os partidos políticos por uma falta de capacidade de aproximação aos jovens do que responsabilizar os jovens por este afastamento. Assim penso e assim espero que tenha sido. Para dizer desta iliteracia, o PR aponta, chocado, as percentagens de erro em 3 perguntas. Eis o quadro:

Perante estes valores, sobretudo no que concerne à segunda questão (a mais reveladora, quanto a mim), parece-me que a iliteracia histórico-política é extensiva ao grosso da comunidade portuguesa e não apanágio dos jovens. Algo que não devia ter chocado o PR. Sem querer colocar em causa o estudo realizado, penso que mais de metade da população portuguesa, independentemente de formações académicas, em idade adulta e profissionalmente activa, não responderia correctamente às três questões.

Do lado de lá do pessimismo surpreso de Cavaco Silva, que o lança para a dura realidade cultural do país (e, insisto, não apenas do jovens), temos o nosso PM, cada vez mais afastado da realidade. Perante as advertências de Bruxelas em relação à economia portuguesa, cujo cenário futuro não é, como todos sabemos e sentimos na carne, dos melhores, Sócrates mantém o optimismo, lembrando-me sempre os músicos do Titanic [do Cameron] que continuam a tocar enquanto o navio se afunda.

5 comentários:

D'artagnan disse...

Com tanta gente a meter água, não admira que no Luso nasça tanta.

Lucius Licinius Lucullus disse...

Ó Lua, segundo reza a história, os músicos do verdadeiro Titanic também continuaram a tocar, não foram só os do Cameron.
A diferença é que os verdadeiros morreram mesmo...

Afroluso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lua-de-mel-lua-de-fel disse...

aqueles que estavam representados no filme com o navio inclinado, a escorregarem e a levar água em cima? eheheh, não fazia ideia...

Lucius Licinius Lucullus disse...

Nem tanto caríssima.
Apenas que tocaram enquanto tal lhes foi possível. Afinal as balsas não chegavam para todos e os assalariados sabiam à partida que iriam de barco para as profundezas do oceano.
Ontem tal como hoje...