quinta-feira, 30 de abril de 2009

É natural que haja custos políticos:

"

Candidato do PSD não descartahipótese de Câmara gerir Termas

César Carvalheira, cabeça-de-lista do PSD à Câmara, acompanhado por António Miguel Ferreira, António Pimenta e Claudemiro Semedo, cabeça-de-lista à Assembleia de Freguesia do Luso, reuniram-se, na segunda-feira, 27 de Abril, com Nuno Pinto Magalhães, Assessor da Administração da Sociedade das Águas de Luso para as Relações Institucionais. O eventual encerramento do balneário termal durante os meses de Julho e Agosto, e a manutenção e aumento do número de postos de trabalho na área termal e na área fabril da empresa foram, segundo divulgou o PSD em comunicado, os principais assuntos tratados.
“A reunião visou dar conta da preocupação social pela questão que preocupa, de sobremaneira, os hoteleiros e comerciantes da vila do Luso e a sua população em geral, o eventual encerramento das Termas parcialmente nos meses de Maio e Junho e totalmente nos meses de Julho e Agosto do corrente ano por determinação da SAL”, afirma o PSD em comunicado. “A candidatura pretendeu dar conta à SAL de que, a verificar-se esse encerramento será toda a actividade turística da vila do Luso que será colocada em causa, uma vez que o grosso da sua sustentabilidade económica é retirada desta época alta e do turista termal que se aloja não só no Grande Hotel mas também nas restantes unidades hoteleiras. Acresce que para muitas famílias o emprego sazonal nos meses em causa é fundamental para a sua sobrevivência económica, pelo que, esta medida a verificar-se será, sem sombra de dúvida, potenciadora do desemprego numa população já muito afectada pelos efeitos da crise que se vive e que se reflecte de forma abrupta no turismo”, prossegue.
“Nesta reunião foi pedra de toque da candidatura a argumentação da possibilidade das actuais obras de demolição poderem ser feitas sem que haja o encerramento total do serviço termal, facto que Nuno Pinto Magalhães fez questão de ter em conta, prometendo envidar todos os esforços para que essa solução possa ser aplicada”, diz ainda o comunicado.
“Foi ainda compromisso da SAL manter todos os postos de trabalho actuais e, se possível, após a conclusão das obras e inauguração do novo espaço em parceria com a Maló Clinics, aumentar os postos de trabalho com a contratação de pessoal do concelho e especialmente da Vila do Luso. Ficou ainda delineada uma estratégia a ser seguida pela SAL e que tenderá à prestação duma maior informação a todos os interessados – hoteleiros, comerciantes, lusenses e utentes em geral – acerca das vantagens económicas globais que a criação do novo espaço que abarcará o termalismo clássico aliado aos novos conceitos de termalismo de bem estar trarão a todos os agentes económicos do Luso e do Concelho”, prossegue o comunicado.
Em conclusão, a candidatura de Carvalheira assevera: “É importante que as entidades que irão assegurar a gestão termal no Luso tenham uma preocupação de protecção e até de de colaboração com os hoteleiros, comerciantes e população e geral”. E garante: “Não se descarta a hipótese de num futuro ser o próprio Município, proprietário de parte do espaço das Termas, a assegurar a sua gestão, numa vertente mais social, em parceria com outra ou outras entidades vocacionadas para o termalismo”.



Data Publicação: 2009-04-28
Autor: JM

Sem comentários: