sábado, 28 de maio de 2011

MEMÓRIAS . . . . .



EN 234 ANOS 80. SUBIDA DO BUÇACO.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lamento ...


A Fundação Mata do Bussaco lançou (finalmente) um site com um pouco mais de conteúdo. Ver www.fmb.pt

No entanto, lamento que coisas tão básicas como "onde comer" e "onde ficar" ou um simples mapa orientado ao turista não tenham (ainda) sido implementados apesar de todos os pedidos sempre dirigidos ao Sr. Presidente António Jorge Franco desde a primeira hora da criação da fundação.

Lamento igualmente o "amadorismo" da construção que atinge apenas 29% daquilo que se espera de uma página profissional - Consulte este site e verifique o detalhe técnico : http://websitegrader.com/site/www.fmb.pt/ - Não é a minha opinião, é a opinião de especialistas internacionais sobre o assunto...!

Quando afirmo que algo vai muito mal por aqui, é a este género de incapacidades a que me refiro e à maneira como as "coisas" são lançadas, apenas em alinhamento com a publicidade política/local e no sentido de transformar o Bussaco num angariador de votos para o PS (local e nacional).

O património que é de todos, está a começar a tornar-se o "feudo" de alguns.

Mais uma vez, começo a lamentar profundamente o apoio que desde a primeira hora prestei à criação de uma Fundação para a gestão da Mata Nacional do Bussaco.

Touché....

Chernobyl no Luso


(foto: José António Moura)

É apenas um dos títulos das páginas que agora surgem no facebook contra a continuada ACÇÃO DE PURO GOZO que a empresa Lusoliva do Sr. Alcides Branco tem perpetuado na freguesia do Luso junto ao centro de estágios...

e eu pergunto: se o Sr. Alcides Branco não se mexesse bem dentro do aparelho socialista conseguiria manter a fábrica a laborar?

É NESSES RAPAZES QUE VÃO CONTINUAR A VOTAR?

... Pensem duas vezes... não se deixem enganar!

sábado, 21 de maio de 2011

Fundação Fala de 200 mil Turistas... e eu digo: que tipo de turistas?


Durante uma das últimas ações promocionais da Fundação Mata do Bussaco, falou-se de atingir a fasquia dos 200 mil turistas.

Bom... sem fazer nenhum juízo de valor sobre este número ou o que ele pode de facto gerar em termos de riqueza local e de instrumento de campanha eleitoral, proponho uma medida simples para dissipar dúvidas:

1º - Passar a tomar nota da seguinte informação: "os senhores estão hospedados no Concelho da Mealhada, em algum dos concelhos limítrofes ou, pelo contrário, habitam nesses mesmos concelhos?"

2º - Passar a filtrar igualmente a seguinte informação: "Tem algum familiar ou amigo no grupo que vai atuar hoje?"

3º - Passar a fazer a seguinte questão: "Como soube da existência do Bussaco?"

Só depois de se fazerem estas e outras perguntas será possível saber o que os números significam.

É claro que o turismo local (de habitantes do Concelho da Mealhada e dos concelhos limítrofes) também pode e deve gozar os prazeres da mata, mas temos todos a obrigação de ser intelectualmente honestos na abordagem dos números, filtrando do total dos visistantes, aqueles de de facto possuem potencial para gerar riqueza no nosso concelho: aqueles que por cá dormem e comem!

Não me parece que o que se pretende seja a invasão de multidões e turismo de massa dentro do Bussaco.... mas sim a divulgação do Bussaco no âmbito de um turismo de qualidade e gerador de riqueza.

Usar o Bussaco orientado maioritariamente ao turismo local, se bem que possa ser um trunfo eleitoral local, é deixar passar uma oportunidade de ouro para tornar o nosso concelho mais rico e os seus habitantes mais prósperos.

Ao final de dois anos, mesmo com as dificuldades financeiras que se conhecem, confesso-vos que estava à espera de muito mais por parte desta fundação local que, até agora, apenas serviu para a desresponsabilização do poder central sobre a degradação da mata e do património... Começo a questionar seriamente a alegria que tive quando me disseram que a mata ia passar para a alçada do Município da Mealhada.... e vocês também, presumo eu!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

já seguiu para Tribunal


Mata Nacional do Bussaco - Inquérito da GNR, sobre abate de árvores, já seguiu para Tribunal

O inquérito, que teve como fundo o abate de árvores na Mata do Bussaco, feito pelo Núcleo de Proteção Ambiental de Anadia da Guarda Nacional Republicana, e que durou sensivelmente três meses, já foi concluído e entregue ao Ministério Público. “Já está no Tribunal e agora a decisão é deles, ou o caso se arquiva ou segue a acusação”, declarou, ao Jornal da Mealhada, o capitão Paulo Serra, do Destacamento Territorial de Anadia da GNR.
in JM

Bom... dados os exemplos ambientais do freeport e da lusoliva e outros que tais da esfera de influência de um "certo" partido político, quando houver alguma decisão da justiça portuguesa, já as novas árvores devem ter a idade das que foram abatidas e então o caso será arquivado por falta de provas...

É o pais que temos...

sábado, 7 de maio de 2011

Perímetro Florestal do Bussaco - Quercus insiste no alerta contra crime ambiental

“Madeireiros têm destruído dezenas de azevinhos arbóreos”

A associação ambientalista Quercus fez um alerta no dia 23 de abril para o que considera “ser a destruição do maior núcleo de azevinhos protegidos em Portugal”, no âmbito do corte de pinhal que tem ocorrido nas últimas semanas na Serra do Buçaco.

in JM

Ninguém tem culpa da o nemátodo existir (dentro e fora da mata do Bussaco... note-se)!

Mas de certeza que não foi o Afonso Henriques a ter a culpa da falta de cuidado e monitorização dos madeireiros....

TENHAM VERGONHA NA CARA!...

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SERÁ VIAVÉL?????

A Junta de Freguesia de Luso acaba de propor ao proprietário do edifício onde funcionou a antiga sede do Clube Desportivo do Luso (CDL) a compra daquele imóvel, por um valor de 52.500 euros. A decisão vem no seguimento do clube não ter chegado a acordo com o proprietário, o que culminou com uma ordem de despejo, em Fevereiro passado, tendo a Junta de imediato ter anunciado que ia estudar o assunto, dado “o valor muito sentimental para os habitantes da freguesia de Luso”. in Mealhada Moderna.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

No intervalo de um Jogo de Futebol


Em mais um comportamento de semi-loucura, o nosso "engenheiro" lá demonstrou que não se pode interromper um Real Madrid - Barcelona para falar sobre o estado do país.... bom.... para dizer a verdade, ele acabou por não dizer o que ia acontecer, mas sim o que não ia acontecer: COMEÇOU A CAMPANHA ELEITORAL...

Aquilo que o Sr Engenheiro José Sócrates deixou por dizer e que também não vai acontecer, mas que facilmente se adivinha se seguir a mesma linha de raciocínio:

- A Torre de Belém não vai ser pintada de Amarelo
- Não vão nascer dentes do ciso a portugueses com mais de 50 anos
- Os Açores não vão mudar de sítio mais do que uns centímetros por ano
- O Natal não vai passar para dia 26 de Dezembro.
- O Alberto João Jardim não se vai fazer militante do partido comunista do Burkina Faso.

Haja paciência... mas será que julgam que todos os portugueses gostam de ser gozados e tratados como mentecaptos????