domingo, 7 de março de 2010

BUÇACO NA GRANDE FINAL DAS 7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL


A Mata Nacional do Buçaco está no lote das 21 maravilhas naturais de Portugal apresentadas hoje. A lista das 21 Maravilhas Naturais de Portugal está, agora, em votação para escolha dos portugueses, até 7 de Setembro de 2010. Nessa altura as vencedoras constituirão o lote das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Na categoria de Florestas e Matas, para além da Mata Nacional do Buçaco, disputam o lugar a Paisagem Natural de Sintra (que já é património da Humanidade) e a Floresta de Laurissilva da Madeira.

A escolha está, agora, na mão (e nos telefonemas) dos portugueses!

PARA VOTAR NO BUÇACO:
Por Telefone: 760302 702 (custo: € 0,60+IVA)
Por SMS: Destinatário - 68933 Mensagem: 702 (Custo: € 0,50 IVA incluido)
Por Internet e após Registo: http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/finalista

Eis os 21 finalistas das Maravilhas Naturais de Portugal:

Florestas e Matas:
Floresta Laurissilva
Mata Nacional do Buçaco
Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade

Grandes Relevos:
Paisagem vulcânica da ilha do Pico
Parque Natural da Arrábida
Vale Glaciar do Zêzere

Grutas e cavernas:
Algar do Carvão
Furna do Enxofre
Grutas de Mira de Aire

Praias e Falésias:
Pontal da Carrapateira
Portinho da Arrábida
Praia do Porto Santo

Zonas Marinhas:
Arquipélago das Berlengas
Ponta de Sagres
Ria Formosa

Zonas Não Marinhas:
Lagoa das Sete Cidades
Portas de Ródão
Vale do Douro

Zonas Protegidas:
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Reserva Natural da Lagoa do Fogo

3 comentários:

Anónimo disse...

Por nada não, mas Portugal tem os mais encantadores lugares de que tenho conhecimentoAinda quero lhes fazer uma visita.
Beeijos ♥

Pearl-Harbor disse...

Como já referi algumas vezes, discordo plenamente da inclusão da Mata Nacional do Bussaco nesta candidatura a Maravilha NATURAL.
A Mata Nacional do Bussaco NÃO É NATURAL. Existe, em boa verdade, um resquício da floresta climácica Mediterrânica dominada por Zambujeiros, Adernos, Medronheiros e alguns carvalhos, à volta da Cruz Alta e que se estende por aquela vertente até à base do Santo Antão. Contudo, todo o restante bosque é profundamente alrtificial e NUNCA se desenvolveria nas nossas latitudes se não fosse a intervenção humana. O Bussaco é, sim, o maior jardim botânico, no que à dendrologia diz respeito, que existe na Europa. Por acaso o Jardim botânico de Coimbra ou de Lisboa foram candidatos a este concurso?
Se o objectivo é colocar o Bussaco na boca das pessoas, promovê-lo cá dentro e lá fora, então há muitas maneiras de o fazer de melhor forma.
A lista de lugares candidatos nas várias categorias confirma que não há equívoco da minha parte. Na categoria em que concorre o Bussaco encontramos ainda a Paisagem cultural de Sintra, sobre a qual coloco as mesmas reservas uma vez que padece dos mesmos problemas. O único candidato de verdade é a Floresta Laurisilva da Madeira, esta sim, com todas as condições para preencher os requisitos, verdadeiramente criadas pela natureza à custa do isolamento a que a madeira é sujeita á milhares de anos em termos bioclimáticos e pelo seu clima com características quase sub-tropicais.
A verdade é que no Bussaco a natureza apenas ajudou o projecto dos homens.

D'artagnan disse...

Pearl

Não podia estar mais de acordo. Destesto falar de teoria da conspiração, mas algumas coisas parece que são feitas mesmo de maneira premeditada... como se houvesse uma sociedade secreta sediada algures, com o único objectivo da nossa região nunca chegar a lado nenhum...

Fazer candidatar o Buçaco nesta categoria, não lhe dá aquilo que é seu por direito, que é o facto de ser uma das mais belas construções do Homem em Portugal.