sábado, 21 de agosto de 2010

Agencia de Viagens "Fundação Bussaco" - Concretize os seus sonhos



Se pretende descobrir um mundo de fantasia onde a realidade é secundária; se deseja dar uma volta pela imaginação e materializar os seus sonhos numa existência do faz de conta, onde importa mais aparecer do que fazer; se acha que para ser alguém na vida é preciso ter um cartão com a côr certa, de preferência igual ao de quem tem o poder; se para si não importa saber fazer desde que lhe paguem e pensem que realmente se importa com o cargo; então sugerimos-lhe uma visita e estadia relaxante na Mata Nacional do Buçaco, onde será recebido no seio de uma Fundação onde todos estes critérios são preenchidos ao mais alto nível.

Terá o permanente apoio do Sr. Presidente, engenheiro civíl, que, apesar de não ser do conselho e "conhecer a mata" há meia dúzia de anos, teve um amoroso anjo da guarda que lhe proporcionou um lugar ao sol durante, pelo menos 6 anos.

Será também apoiado por um Mordomo-mor que, conhecedor profundo das técnicas de recepção de Hotel, fará de cicerone pela Mata ao mesmo tempo que a analisa do ponto de vista florestal de modo a fazer uma gestão adequada.

Poderá visitar os fantásticos sanitários públicos onde não terá necessidade de entrar porque perderá de imediato a vontade, sobrando-lhe mais tempo para visitar as inúmeras capelas e ermidas... em ruínas.

Poderá apreciar um património florestal único, em franca regressão mas isso é secundário uma vez que os esforços da Fundação estão a dar os seus frutos para conseguir que as estrelas se mantenham sobre o céu que cobre a mata.

Ainda que os aceiros outrora existentes à vollta da mata estejam cheios de silvas e não exista qualquer limpeza de modo a minorar o risco de incêndio de fora para dentro, poderá ter a oportunidade única de percorrer o perímetro da Mata, junto dos seus muros e dar as mãos num abraço fraterno, emitindo energias positivas para o interior do antigo "deserto".

Poderá ainda incluir-se num grupo de visita de turismo religioso à via sacra, o verdadeiro ex-libris da mata e real empenho da Fundação, já que a importância daquele espaço como floresta possuidora de uma enorme variedade de espécies e exemplares únicos é perfeitamente secundária (mata é um nome genérico não significando uma especial ligação à flora).

Traga calçado e roupa adequada, confortável e de fibras sintéticas uma vez que este lugar é rico em artificialismos tendo como melhor exemplo a candidatura a uma das maravilhas naturais de Portugal. De facto, trata-se de um dos lugares mais naturais de Portugal, quiçá do mundo, uma vez que a a destruição da vegetação original para plantação de exemplares de todo o planeta por Frades e pelos Serviços florestais, é um processo que a natureza promove em toda a parte (o próprio Vale Glaciar de Manteigas foi escavado por Freiras enquanto que a Floresta Laurissilva da Madeira foi plantada a mando de D. Alberto João Jardim, em tempos remotos).


Venha até ao Buçaco e passe uns dias no paraíso do faz de conta, do mediatismo desnecessário e do show-off. Delicie-se com a tentativa de massificação do turismo cujo único propósito é trazer mais visitantes de modo a que paguem mais em entradas e visitas.


Não se esqueça, vá abraçar a mata, vá ver as estrelas e vote nesta Maravilha "Natural". É a única forma de salvaguardar este património para que daqui a uns anos esta floresta luxuriante permaneça e possa voltar a repetir a experiência.

3 comentários:

perplexo disse...

Visitar o Luso e as zonas envolventes é um suplício para os ouvidos: por toda a parte os relógios paroquiais debitam a música da Sra de Fátima a cada quarto de hora. É de dar em doido.
Anda por aí algum vigário a receber comissões desses relógios?...

Piroclasto disse...

O Senhor deve estar enganado na localidade, moro no Luso há muitos anos e nunca ouvi tal música.

pirandello disse...

No portal SAPO, hoje, 31 de agosto, um video promocional de "O Homem do Bussaco", apelando à votação para à eleição da Mata do Buçaco como uma das Sete Maravilhas. Vale a pena ver.