segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Luso nos arredores!

Apesar de tudo o que se possa encontrar de negativo na nossa terra, parece que o positivo é e será sempre mais. Se de contrário for, estaremos muito mal certamente.

Deixo aqui um belo exemplo de força e positivismo que, não sendo no Luso, é de Luso, numa cidade aqui bem perto: Coimbra.

O João Silva, (Verga), é o coordenador deste trabalho. Parabéns!

http://www.asbeiras.pt/2010/12/plano-de-gestao-mostrado-a-camara/

Plano de gestão do Choupal mostrado à câmara

O município vai hoje debater a proposta de Plano de gestão florestal e orientação da utilização pública da Mata Nacional do Choupal. Elaborado pelo departamento de gestão áreas classificadas zonas húmidas do ICN, o documento define um zonamento com quatro áreas distintas: nascente (vocacionada para a educação ambiental, através de um circuito temático “Floresta Viva”), central (incluindo a área desportiva, estruturas de apoio ao visitante e espaço de leitura denominado “Rua do Estudante”), poente (para acolher diversas estruturas como o borboletário e mostra de plantas aromáticas e medicinais e o circuito temático “Vida Aquática”) e Norte (secção da mata que foi separada pelo canal de rega).

Para a sua concretização, são definidas algumas ações/medidas para a concretização dos objetivos traçados. Nas atividades do domínio da educação ambiental, é falada a recuperação/melhoria do circuito temático “Floresta Viva”, instalação de jogos cognitivos em vários locais da mata, recuperação/melhoria do circuito temático “Vida Aquática” e criação de um ecocircuito. No que diz respeito à conservação da natureza, as propostas passam pela realização de estudos de espécies (fauna e flora) da mata, ações de gestão florestal para limpeza de espécies invasoras e conservação da fauna.

A sustentabilidade económica da Mata do Choupal deverá passar pela concessão de espaços e atividades e a integração do Choupal nos circuitos de transportes urbanos da cidade.

O quarto objetivo passa por dotar a mata de estruturas e serviços como a remodelação/melhoria das estruturas e serviços existentes através da remodelação dos edifícios existentes, construção de pavilhão de apoio à manutenção da mata, beneficiação das pontes de madeira existentes, melhoramento/extensão das redes de infraestruturas e valorização das três entradas, com a construção de um edifício de receção na atual entrada.