quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ai, o nosso Buçaco!



Ficam notificados todos os proprietários, usufrutuários ou rendeiros de quaisquer parcelas de prédios rústicos ou urbanos, incluindo logradouros, de coníferas (abetos, cedros, larix, piceas ou espruces, pinheiros, falsas-tsugas e tsugas) para procederam ao abate e remoção das árvores afectadas e das que apresentem sintomas de declínio (vulgo secas ou a secar), que se localizem na sua proximidade

in JM

Apesar de a situação se verificar "apenas" em Barcouço, convém mantermo-nos atentos no resto do Concelho, em especial no Buçaco, onde tantas árvores destas espécies existem.

3 comentários:

BURRIQUEIRO disse...

NAO TENHO A CERTEZA, MAS ACHO QUE JA SE ALASTROU A ZONA NASCENTE DA SERRA DO BUÇACO ( 5 CAMINHOS). MAS COMO É QUE UNS BICHINHOS TAO PEQUENOS CONSEGUEM FAZER TANTOS ESTRAGOS?!?....

Pedro Costa disse...

Ora aqui está um assunto sério.
Pode ser que os gajos que mandam se assustem desta vez.
É incrível como um sistema se aguenta galhardamente durante séculos para vir a perecer às mãos desta bicheza (leia-se insectos e burocratas).

pirandello disse...

No jornal digital PORTUGAL CENTRO vem a seguinte notícia:

"Em edital, o Estado identifica 12 concelhos, incluindo Oliveira do Hospital, onde já foi comprovada a presença da doença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) em coníferas, obrigando por isso os proprietários – no prazo de 10 dias após a marcação pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) – ao abate e remoção das árvores afectadas.

Na falta de cumprimento, o Estado sobrepõe-se ao proprietário no abate e remoção, usando ainda o valor do material lenhoso para suportar as despesas.

A obrigatoriedade do corte de coníferas que engloba pinheiros e outras resinosas resulta da ocorrência em Portugal da doença do pinhal, provocada pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro que pode, segundo a Autoridade Florestal Nacional, pôr em risco a floresta e a economia florestal.

Num total de 12 concelhos, Arganil, Penacova e Tábua são os que apresentam maior números de freguesias com coníferas afectadas pela doença, seguidos por Góis, Oliveira do Hospital – freguesias de Lagares da Beira, Lourosa e São Gião – Vila Nova de Poiares, Penela, Pampilhosa da Serra, Miranda do Corvo, Lousã, Coimbra e Cantanhede.

Até dia 15 de Novembro, a AFN vai proceder à marcação das árvores que delimitem as áreas com incidência de NMP, com recurso a uma faixa branca à altura do peito. No prazo de 10 dias, os proprietários são obrigados ao abate das árvores e remoção dos sobrantes, pelo que, em caso de incumprimento, o Estado procede ao respectivo abate, sem que o proprietário tenha direito ao material abatido."

De facto, é surpreendente que o concelho da Mealhada não esteja incluido uma vez que a Mata do Buçaco e a parte noroeste da Serra do Buçaco, está localizada na freguesia do Luso. Da Cruz Alta são visiveis, já contaminados, muitos exemplares da espécie Pinus Pinaster, vulgo pinheiro bravo.