sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uns deixam-no ir... Outros vão buscá-lo !!!

SET APROVA 500 MIL EUROS PARA A REQUALIFICAÇÃO EM SINTRA

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, homologou, no âmbito do Programa de Intervenção do Turismo (PIT Linha I), a atribuição de um incentivo superior a 500 mil euros para a requalificação das condições de acesso e fruição turística da paisagem cultural de Sintra.
As intervenções previstas contemplam o património natural e edificado que se encontra afecto à sociedade promotora, no qual se inclui os Palácios e Parques da Pena e Monserrate, Castelo dos Mouros, Mosteiro dos Capuchos, diversas Tapadas e ainda um conjunto de edifícios de qualidade existentes nas áreas envolventes.
Entre outras acções, destacam-se o controlo de acessos e estacionamento de visitantes, a introdução de serviços multimédia para apoio à visita ao Parque da Pena e de visitas nocturnas ao Palácio da Pena, bem como a adopção de um sistema de vídeo vigilância dos espaços edificados e florestais.

Li Aqui

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fundação Bussaco

Dando uma volta pelos blogs locais (posts e comentários) assisti a um espectáculo interessante: A tónica é colocada em QUEM vai assumir os cargos e não em COMO vão ser esses cargos assumidos - com as consequentes manobras políticas e clientelistas.

Passado o tempo da criação e da publicação em DR, chegou a altura da apresentação do modelo de gestão e do PROJECTO operacional para pôr as coisas a funcionar.

Tal como no futebol, as "estrelas" podem ajudar, mas o que interessa é que a EQUIPA funcione e ganhe as partidas.

Iremos ver no terreno, ao final dos primeiros 6 meses (tempo mínimo necessário para "arrumar a casa"), qual a dose de capacidade de funcionamento desta fundação.

Esperemos que não volte a acontecer a vergonha que se passou com a "regie" e com a perca de uns milhões de euros para o centro interpretativo (seja a culpa de quem for, apesar de se saber que morre sempre solteira).

Desejo, do fundo do meu coração (de lusense), que o Bussaco volte a ser pelo menos o que era quando eu era criança, e que esta fundação, apesar de ter tudo para dar certo, não se torne parte do problema em vez de parte da solução.

Touché...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Fundação Mata do Buçaco criada e publicada hoje em Diário da República



Foi hoje publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 120/2009, que cria a Fundação Mata do Buçaco e aprova os respectivos Estatutos.

Esta Fundação terá como objectivo «gerir de forma integrada o património florestal, histórico, cultural e religioso inserto na Mata Nacional do Buçaco», segundo comunicado do Governo Civil de Aveiro.

A Câmara Municipal da Mealhada deverá indicar o Presidente do Conselho de Administração da Fundação.

Com a publicação em Diário da República - o mesmo diploma legal reconhece o estatuto de utilidade pública - «ganha finalmente força de lei a singularidade florestal que caracteriza a Mata Nacional do Buçaco, bem como o conjunto de outras características, de ordem cultural, turística e religiosa, que importava salvaguardar e gerir de forma integrada e que vão além das atribuições da Autoridade Florestal Nacional ou de qualquer outra instituição pública».

Com a criação da Fundação Mata do Buçaco, «encontra-se uma forma de gestão onde as diferentes competências e sensibilidades estejam representadas e possam ser integradas.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ESTÁ A CHEGAR AS ELEIÇÕES........





PROCURAM-SE CANDIDATOS PARA A JUNTA DE FREGUESIA. O PESSOAL DO BLOG PODERÁ DAR UMA OPINIÃO SOBRE O PERFIL DOS CANDIDATOS QUE GOSTARIA OU ELEGER ALGUÉM PARA O CARGO DE PRESIDENTE DA JUNTA. SERÁ QUE ESTAMOS NA ALTURA DA MUDANÇA? OU EQUIPA QUE GANHA NAO MEXE?
DÁ QUE PENSAR......................................

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Um desafio a Filomena Pinheiro

"(...)Na resposta, Filomena Pinheiro questionou Ferreira sobre se os elementos do PSD conheciam as taxas de ocupação dos hotéis e residenciais do Luso. “Nós conhecemos!”, afirmou. “Há pessoas que têm de sair do concelho porque não há, em certas alturas, capacidade de acolhimento”, concluiu Filomena Pinheiro. A vice-presidente ainda foi instigada a revelar o referido valor da taxa de ocupação a que aludiu.(...)"
Parece-me que a vereadora deste pelouro, de facto, desconhece a realidade, o que é pena.
Tendo em linha de conta que o ano tem 365 dias (pelo menos era isso que tinha da última vez que tentei verificar o facto), e que este tipo de acontecimentos ocorrem uma ou duas vezes por ano, é no mínimo AMADOR a declaração da vereadora encarregue deste pelouro.
Infelizmente, basta para isso consultar os dados do INE e verificar-se-é que o concelho da Mealhada debita por ano um valor que tem rondado nos últimos anos as 80.000 dormidas para 883 unidade de alojamento (quartos).
Bom... e agora vamos a contas já que (supostamente) estou a dirigir-me a uma economista
883 unidades de alojamento x 365 dias = 322 295 dormidas
80.000 a dividir por 322.295 = 24.8% (taxa de ocupação do concelho da Mealhada sobre a qual o Luso concorre em 90 %)
Há ainda que verificar que do total de dormidas, 80 % ocorre de 15 de Junho a 15 de Setembro, pelo que a taxa de ocupação durante o resto do ano pode ser calculada da seguinte maneira:
0.2*80000= 16000 dormidas em baixa estação (275 dias)
883 unidades de alojamento x 275 dias = 242 825
16000 / 242 825 = 6,5% (taxa de ocupação em baixa estação)
e
0.8*80000 = 64000 dormidas em alta estação (90 dias)
883 unidades de alojamento x 90 dias = 79470
64000 / 79470 = 80 % (taxa de ocupação em alta estação)
CONCLUSÂO: Terá o mesmo impacto afectar as taxas de ocupação durante o Verão e durante o Inverno?... Bom, se não escrevi em chinês, parece-me que a resposta é óbvia, assim como me parece óbvio o impacto do fecho do balneário para obras durante o Verão e não durante o Inverno.
Aliás... se é raro a incapacidade de acolher hóspedes devido a eventos desenvolvidos neste concelho (como já referi), já o contrário, este concelho receber hóspedes de outros concelhos devido a eventos neles desenvolvidos, é algo relativamente comum e frequente, resultando em efeito (pelo menos) nulo o argumento apresentado em sede de Assembleia Municipal.
O Concelho da Mealhada e quem tem a responsabilidade sobre este assunto, continua a pautar-se, pelo menos no que concerne ao turismo, por um profundo amadorismo e desconhecimento da realidade, facilmente verificável fora do âmbito da retórica politica e com base em dados oficiais.
É óbvio que se vai refugiar no argumento de que as pessoas do Luso não gostam de si, ou que não gostam da Mealhada, ou que estão sempre a protestar... a vitimização não fica bem a ninguém. Se tem dados OFICIAIS e não retóricos que consigam rebater a tese que apresentei, faça o favor de responder à altura.
É o LUSO, que neste momento está em grandes dificuldades económicas em muito graças à falta de uma verdadeira estratégia turística. Remodelar avenidas e vielas decerto é uma ajuda, mas o caminho político, está mais do que demonstrado que tem sido (até ao momento) pelo menos... feito de POUCA vontade.
Touché...

sábado, 9 de maio de 2009

HOMENAGEM A DUPLA RAUL AGUIAR/PEDRO PEREIRA.......























NEM DE TURISMO VIVE O LUSO,
PARABÉNS CAMPEÃO....................

REPAREM SÓ.................















QUEM QUISER SE DESLOCAR AO CENTRO DE SAÚDE, COMO PODERÁ FAZER? DEIXA O CARRO NO PARQUE EM TERRA E DESLOCA-SE A PÉ? E UMA AMBULÂNCIA COMO PODERÁ ENTRAR, FICA NA ESTRADA A ESPERA? PARA NÃO FALAR EM QUE TEM DE ENTRAR DE MACHA-TRAZ, POIS NÃO CONSEGUE SAIR PELO LADO CONTRARIO, MUITO MENOS ENTRAR...... FICA AQUI A CHAMADA DE ATENÇÃO PARA AS ENTIDADES COMPETENTES.

sexta-feira, 8 de maio de 2009


Já abriram as inscrições para o LUSO - PEDITASKAS que vai decorrer no próximo 10 de Junho.

Uma maneira divertida e económica de passar um feriado que, por coincidência, é também véspera de feriado.

Mais informações e/ou inscrições estão disponíveis em qualquer um dos bares aderentes, em

http://peditaskas.luso.com.pt

ou

http://peditascas.luso.com.pt

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ora aí está mais uma nódoa:

“Não podemos analisar esta questão com base em preconceitos. Se tivéssemos preconceitos com todas as empresas que falharam aos compromissos assumidos com a Câmara e a população…”, afirmou Júlio Penetra do PS, que disse ainda: “Quero fazer parte da solução, temos de ter boa-fé, para exigir boa-fé!”. “Até ficavam contentes se recusássemos este pedido”, disse, ainda, José Rosa, do PS. Submetida à votação a declaração de interesse público foi aprovada com seis abstenções da bancada do PSD.
No período destinado ao público Raul Aguiar, do Luso, deu os parabéns à Câmara Municipal pela conquista da bandeira verde da Eco XXI, como prémio pela aplicação de boas práticas ambientais. “Que a Alcides Branco não seja uma nódoa na bandeira”, afirmou.

a meu ver (é só a minha opinião) tem de haver uma opção clara por parte da CMM: quer cavar vinha ou no bacelo?

Uma empresa como a Alcides Branco NUNCA vai deixar de emitir cheiros - é essa a natureza dessa indústria ! Resta saber qual a opção CMM (e neste caso do PS, do qual Alcides Branco é igualmente candidato - é curioso como a solidariedade partidária pode facilitar algumas coisas): defender esta industria ou defender as restantes indústrias do Luso e da Vacariça?

É quase impossivél "vender", alojamento, complexos desportivos e termalismo com a pestilência a "vomitado" que sai do processo de fabrico dos óleos da Alcides Branco Lda.

Afinal, qual vai ser a opção "deste" PS ???

É mais importante a solidariedade partidária do que as populações???

São mais importantes os postos de trabalho desta empresa do que os das restantes empresas que estão a ser prejudicadas por esta???

Vão mesmo acreditar (no PAi Natal) e ... dar mais 10 anos?

Já que os funcionários e a prestação de contas e a derrama são de Vila da Feira, porque não levar a fábrica para lá???... Pois é... esta é que é a pergunta.... à qual ninguém pretende responder...

Curioso este nosso país...

O melhor é mesmo pensar em votar no Bloco de Esquerda! Pelo menos aí não parece haver (ainda) este tipo de "panelinhas".

Touché...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

terça-feira, 5 de maio de 2009

ATLÉTICO CLUBE DO LUSO







NO PASSADO SABADO GARANTIU ESTE CLUBE DA NOSSA TERRA O ACESSO À 1ª DIVISÃO DISTRITAL.