sábado, 8 de agosto de 2009

Pão da Mealhada em selo do Correio



O pão da Mealhada é uma das quatro maravilhas deste concelho. Os Correios de Portugal acabam de editar uma série de selos sobre o "Pão Tradicional Português", contemplando um deles ao pão da Mealhada.

Este pequeno pão de trigo de aspecto arredondado, pontuado por quatro bicos que fazem lembrar uma flor, é também conhecido como “pão da Bairrada” por ser um dos típicos acompanhantes do leitão assado. Depois de duas horas a levedar, tendem-se as bolinhas e, com uma tesoura, corta-se a parte superior em forma de cruz, com o objectivo de abrir a massa e deixar escapar o gás que se criou durante a fermentação, tomando o miolo mais compacto e com um sabor característico.

Uma feliz iniciativa dos CTT com a qual nos congratulamos

2 comentários:

Pedro Costa disse...

Infelizmente o que está na imagem não é pão da Mealhada: são coroas iguais às que se compram em qualquer boutique de pão por esse país fora om o nome de pão da Mealhada.
No pão da Mealhada original, as tais bolas sofrem dois tratamentos já na pá: o tal corte que faz os bicos e um ligeiro achatamento da base feito com as mãos num arco que se forma entre os indicadores e os polegares. Esse achatamento evita que o pão fique arredondado na base e forma um lar mais consistente, consequentemente mais apropriado para fazer sandes.
A iniciativa é bonita, mas podia ter havido mais esforço na produção.
Quem teve o privilégio de comer pão da Russa ou da ti Alzira Machada sabe ao que me refiro.
Mais uma prova de que, das quatro maravilhas, o pão tem sido o parente pobre.

Pedro Costa disse...

Eu sei que sou chato, mas são os pormenores que fazem com que as boas ideias não cheguem a excelentes.
Basta comparar o pão do selo com o pão que aparece na imagem da noticia do Mealhada Moderna ou com o pão que aparece na imagem do cartaz das 4 Maravilhas.
Não tem nada a ver...