segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

100 anos de República (das bananas)



Arrancaram ontem, com grande pompa e circunstância (numa onda de engraxe aos portuenses que se queixam que estas coisas só se passam na capital), as comemorações do centenário da República.

Aproveito, por isso mesmo, e após a leitura de algumas "dicas" de Eça de Queiroz para desafiar (aqueles que queiram) para um pequeno exercício intelectual:

Pensem na posição (em termos de Europa) que Portugal tinha em 1910, se comparado com outras Monarquicas europeias: Último lugar em tudo (aquilo a que chamam a "cauda da europa"), ou seja:

- PIB
- Poder de Compra
- Ordenados
- Saúde
- Educação
- Inflação
- Maturidade e estabilidade democrática

Agora, pensem na posição (em termos de Europa) que Portugal tem em 2010, se comparado com as Monarquias Europeias como por exemplo, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Dinamarca (já para não falar dos outros países escandinavos). Chegamos à conclusão que continuamos no Último lugar em tudo (aquilo a que chamam a "cauda da europa"), ou seja:

- PIB
- Poder de Compra
- Ordenados
- Saúde
- Educação
- Inflação
- Maturidade e estabilidade democrática

Ou eu muito me engano, ou algo de profundamente errado se passou durante 100 anos. Quase que me faz lembrar a história do barco que caminha em direcção ao naufrágio e em que toda a gente insiste em beber flutes de espumante e dar palmadinhas nas costas, por isso é que é politicamente correcto....

... Volta Eça, tás perdoado...



Sou republicano convicto, mas é com tristeza que verifico que há coisas em que o nosso país não muda mesmo!

Touché...

Sem comentários: