domingo, 3 de julho de 2011

Continuam os furtos no Bussaco!


(não, não vos vou falar sobre o preço das entradas na mata ou no Convento do Bussaco)


Ao que parece, este ano, tal como em anos anteriores, voltam a haver furtos a veículos estacionados dentro dos muros da Mata Nacional do Bussaco. Uma vez que é um acontecimento recorrente talvez pudesse ser altura de tomar algumas medidas simples como por exemplo:

- Alertar, em todas as portagens, para a possibilidade de tal facto acontecer e recomendar comportamentos de prevenção
- Tomar nota de todas as matrículas dos veículos que entram e colocar essas matriculas em base de dados (pode ser que os larápios andem de carro)
- Colocar em marcha uma ação de voluntariado que possa tirar partido da simples presença de pessoas na mata para identificar os possíveis suspeitos.


Tudo isto, não é mais do que o fruto da descapitalização humana que a Mata tem sofrido durante os últimos anos, pois, quando havia mais guardas florestais na mata, os furtos eram menos comuns ou até inexistentes (se bem se recordam).

Se algum dia começarem a deixar de ser apenas situações de furto para haver também situações de assalto, roubo ou outro género de agressões, tanto faz a mata ser bonita como não... passa a ser uma recreação do Bosque de Bolonha... com todas as consequências nefastas que daí poderão vir.

Em tempos de crise, estas situações tendem a agudizar-se pelo que todos os que gostam da mata e costumam por lá circular devem tomar as devidas precauções e avisar imediatamente as autoridades em caso de avistarem algum comportamento suspeito.

Sem comentários: