quinta-feira, 21 de julho de 2011

Crise, crise... a quanto obrigas


Em determinada altura deste novo Século, qualquer gato-pingado que tivesse uns milhares de Euros pensava em abrir um hotel, em construir apartamentos ou qualquer outra opção cuja rentabilidade do capital fosse maior do que a oferecida nos bancos.

Hoje, com a retracção da procura externa no segmento médio e médio baixo, esses mesmos gatos-pingados vendem os alojamentos a tuta-e-meia no Algarve, na Madeira e em Lisboa, tentando desesperadamente manter a cabeça fora de água e causando uma retracção generalizada nos preços a nivel nacional.

A questão não depende deste ou de outro governo, é fruto da falta de qualidade e planeamento por parte dos pseudo-patrões portugueses, cuja falta de planeamento e formação se revela agora em todo o seu esplendor.

A par com este desastre nacional, ainda temos de conviver com os socialismos bacocos e ideológicos que levaram à desregulamentação das carreiras técnicas dirigentes (provavelmente porque o filhinho de algum ministro terá vista recusada a candidatura à direção de algum hotel de 5 estrelas), o que permite mais uma vez, a adoção do sistema da "cunha" para a contratação de parentes ou parentes de "amigalhaços", tráfico de influências ou outros tipos de tráfico nos postos de direção.

É certo, que vamos assistir a falências em série no sector turístico e que temos, de uma vez por todas, de ter "tomates" para pôr o nosso país no sítio e deixarmos de viver de expedientes.

Depois de anos de corrupção e incompetência acumulada, de falências em que a razão óbvia era a incompetência do patronato ou o excesso de carga fiscal ou o excesso de regalias sociais, querem agora, solucionar tudo de um dia para o outro, colocando as culpas no memorando de entendimento com a Troika.

Os Socialistas (digo, "os socialistas" do PS e do PSD porque é tudo farinha do mesmo saco exceto na "franja" que corresponde ao PPD) conseguiram destruir quase todas as possibilidades de sobrevivência financeira dos ideais de Abril... e esperam-se grandes dificuldades para os trabalhadores TAMBÉM por culpa da avidez dos sindicatos e (não há ter medo de o dizer) da falta de visão estratégica dos Comunistas.

Lamento ter de o dizer, mas cada um vai ter de se deitar na cama que ajudou a construir.

Não se deixem enganar....

Sem comentários: