quarta-feira, 7 de setembro de 2011

LUSO - apresentação do estudo prévio da 2ª fase de requalificação urbana


O jornal Mealhada Moderna, como de resto é habitual, teve a amabilidade de trazer a público uma "quase acta" da reunião patrocinada pela Câmara Municipal da Mealhada no Casino no Luso.

Resumindo o resumo:

A Câmara Municipal continua com vontade... mas infelizmente não possui técnicos à altura na área de desenvolvimento central do Luso: O TURISMO!... vou repetir e soletrar: O TU-RIS-MO!

Está mais do que visto que existe um divórcio "de facto" entre os interesses de uma população que vive desta área económica e as sensibilidades técnicas do Concelho da Mealhada. Conheço pessoalmente alguns dos vereadores e decisores da Câmara Municipal e sei que são gente de bem... MAS SÓ ISSO NÃO CHEGA, PORRA!

Vou dar-vos a este propósito alguns exemplos:

1º - a construção em granito feita na avenida navarro quando o Luso nunca teve construção em granito com o corte de algumas árvores que nem daqui a 80 anos estarão com o mesmo porte... o Mundo não é um estirador Sr. Arquitecto Sidónio Pardal... não podemos arrasar o que já existe só porque não cabe debaixo da linha de tinta da china que traçamos sobre um maço de papel.

2º - a ausência de obras sobre a proteção freática da Fonte de S. João (aquilo que de facto importava fazer)

3º - A colocação de soluções nas rotundas que de facto lembram um pombal e que são ELÉTRICAS numa terra em que podiam fazer tudo por mera gravidade.

4º - A colocação de um bebedouro junto à fonte e a colocação de pias para dar de beber ao gado (julgo que será isto) quando os burros que os "burriqueiros" costumam tocar já não andam de 4 patas.

5º - Não inventem! Está tudo inventado! ... Imitem o que dá resultado provado que normalmente chega.

6º - Dinamizar o turismo passa muito mais por humildade e reorganização e formação do que por obras deste género, descompassadas e desatualizadas face à realidade do país.

7º- A Fundação Mata do Bussaco continua a ser uma extensão política da Câmara Municipal da Mealhada e continua o seu processo de divórcio face aos lusenses (porque os lusenses não se deixam eludir com meras simpatias políticas)... até há quem diga que após ser impedido de se recandidatar, a Fundação Mata do Bussaco possa vir a ser um destino de reforma para o atual Presidente Carlos Cabral por troca direta com o atual presidente da Fundação, o antigo vereador António Franco.

8º - Pretendem construir um centro de alto rendimento junto do Centro de Estágios e quase paredes meias com a fábrica do dirigente Socialista de Santa Maria da Feira, Sr. Alcides Branco... devem estar a brincar com a inteligência de alguém.... digo eu.

9º - Continuo a ter um enorme respeito e admiração pessoal pelo Sr. vereador José Calhoa e pelo Sr. Vereador Júlio Penetra e até pela restante equipa que dirige a Câmara Municipal há tantos anos, mas tenho a impressão que se estão a deixar levar pelo enorme coração e vontade de progresso que possuem, sem estarem a ser secundados por gente que saiba de facto o que significa TURISMO (que é a atividade nuclear do Luso).

10º - É óbvio, que este gastar de dinheiro sem orientação específica é aquilo com a TROIKA quer acabar... não podemos continuar a criar projetos sociais ou socialistas para que os outros financiem... OS PROJETOS DEVEM POSSUIR UM MODO DIRETO DE SE AUTO-FINANCIAREM ou a solução cairá sempre numa solução global de banca rota.

11º - Para quem segue este blogue é fácil enumerar toda uma quantidade de problemas que NÃO serão resolvidos por este tipo de intervenção urbanística e que por ventura estariam numa fase de urgência muito maior... se queremos deixar às futuras gerações um futuro com um mínimo de possibilidade de sucesso, temos de ser mais PROFISSIONAIS E MENOS POLÍTICOS!

11º - O PS Mealhada está (infelizmente) cansado, e vai ter de dar espaço a que o ciclo político se renove nas próximas eleições.

Touché...

Sem comentários: