segunda-feira, 11 de maio de 2009

Um desafio a Filomena Pinheiro

"(...)Na resposta, Filomena Pinheiro questionou Ferreira sobre se os elementos do PSD conheciam as taxas de ocupação dos hotéis e residenciais do Luso. “Nós conhecemos!”, afirmou. “Há pessoas que têm de sair do concelho porque não há, em certas alturas, capacidade de acolhimento”, concluiu Filomena Pinheiro. A vice-presidente ainda foi instigada a revelar o referido valor da taxa de ocupação a que aludiu.(...)"
Parece-me que a vereadora deste pelouro, de facto, desconhece a realidade, o que é pena.
Tendo em linha de conta que o ano tem 365 dias (pelo menos era isso que tinha da última vez que tentei verificar o facto), e que este tipo de acontecimentos ocorrem uma ou duas vezes por ano, é no mínimo AMADOR a declaração da vereadora encarregue deste pelouro.
Infelizmente, basta para isso consultar os dados do INE e verificar-se-é que o concelho da Mealhada debita por ano um valor que tem rondado nos últimos anos as 80.000 dormidas para 883 unidade de alojamento (quartos).
Bom... e agora vamos a contas já que (supostamente) estou a dirigir-me a uma economista
883 unidades de alojamento x 365 dias = 322 295 dormidas
80.000 a dividir por 322.295 = 24.8% (taxa de ocupação do concelho da Mealhada sobre a qual o Luso concorre em 90 %)
Há ainda que verificar que do total de dormidas, 80 % ocorre de 15 de Junho a 15 de Setembro, pelo que a taxa de ocupação durante o resto do ano pode ser calculada da seguinte maneira:
0.2*80000= 16000 dormidas em baixa estação (275 dias)
883 unidades de alojamento x 275 dias = 242 825
16000 / 242 825 = 6,5% (taxa de ocupação em baixa estação)
e
0.8*80000 = 64000 dormidas em alta estação (90 dias)
883 unidades de alojamento x 90 dias = 79470
64000 / 79470 = 80 % (taxa de ocupação em alta estação)
CONCLUSÂO: Terá o mesmo impacto afectar as taxas de ocupação durante o Verão e durante o Inverno?... Bom, se não escrevi em chinês, parece-me que a resposta é óbvia, assim como me parece óbvio o impacto do fecho do balneário para obras durante o Verão e não durante o Inverno.
Aliás... se é raro a incapacidade de acolher hóspedes devido a eventos desenvolvidos neste concelho (como já referi), já o contrário, este concelho receber hóspedes de outros concelhos devido a eventos neles desenvolvidos, é algo relativamente comum e frequente, resultando em efeito (pelo menos) nulo o argumento apresentado em sede de Assembleia Municipal.
O Concelho da Mealhada e quem tem a responsabilidade sobre este assunto, continua a pautar-se, pelo menos no que concerne ao turismo, por um profundo amadorismo e desconhecimento da realidade, facilmente verificável fora do âmbito da retórica politica e com base em dados oficiais.
É óbvio que se vai refugiar no argumento de que as pessoas do Luso não gostam de si, ou que não gostam da Mealhada, ou que estão sempre a protestar... a vitimização não fica bem a ninguém. Se tem dados OFICIAIS e não retóricos que consigam rebater a tese que apresentei, faça o favor de responder à altura.
É o LUSO, que neste momento está em grandes dificuldades económicas em muito graças à falta de uma verdadeira estratégia turística. Remodelar avenidas e vielas decerto é uma ajuda, mas o caminho político, está mais do que demonstrado que tem sido (até ao momento) pelo menos... feito de POUCA vontade.
Touché...

10 comentários:

BURRIQUEIRO disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM AS PALAVRAS DITAS,NESTE MOMENTO O LUSO ESTA MESMO EM GRANDES DIFICULDADES ECONOMICAS MAS NAO SÓ À FALTA DE UMA ESTRATÉGIA TURISTICA, MAS TAMBEM DE CERTA PARTE AO COMODISMO DA MAIOR PARTE DOS COMERCIANTES. A REMODELAÇAO DE TODA A AVENIDA E DE ALGUMAS VIELAS VEIO AJUDAR A MUDAR A IMAGEM DO LUSO. MAS PERGUNTO, SERÁ QUE AS LOJAS NAO PODERIAM ESTAR ABERTAS NOUTRO TIPO DE HORARIO? AO FIM DE SEMANA É QUANDO OS TURISTAS VEEM A NOSSA TERRA. ESPERO QUE NAO ESTEJAM A ESPERA DE SER A CMM A RESOLVER O CASO. ATENÇAO QUE NAO ESTOU A TIRAR PARTIDO DE NINGUEM, MAS SIM A TENTAR ENCONTRAR UMA SOLUÇAO PARA ESTE CASO. ELES (CMM) TAMBEM TEEM UMA CERTA CULPA EM NAO AJUDAR O TURISMO, E A NOSSA JUNTA DE FREGUESIA, O QUE TEM FEITO? SERÁ QUE NAO TEM PULSO PARA AJUDAR NALGUMA COISA?

BURRIQUEIRO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Costa disse...

Defendi este ponto de vista com argumentos semelhantes (365 dias de ordenados para pagar versus meia duzia de dias com boa ocupação, taxas de ocupação e estado de degradação do Bussaco).
Pode não ter sido muito, mas foi o suficiente para que a senhora vice presidente caisse, ou aparentasse cair em si.
Em off, e logo de seguida, um ilustre habitante do Luso que faz o favor de ser meu amigo, tentou convencer-me de que a situação da hotelaria no Luso não está tão má como a pintam.
Pontos de vista...

D'artagnan disse...

Pedro

Até pode ser que esse "ilustre senhor" saiba alguma coisa... ou pelo menos julgue que sabe mas já agora:

- esse senhor é hoteleiro ou director de alguma unidade hoteleira?

Pedro Costa disse...

Já foi, e por vezes fico com a ideia que antigamente tinha mais independência do que hoje o que me deixa de certo modo triste...
É uma pessoa que ama profundamente a sua terra. Disso nunca duvidei.
E acredito tambem que a senhora vice presidente estivesse perfeitamente convencida de estar correcta no que disse. É comum as pessoas alheias a esta área (hotelaria e turismo)tomarem a nuvem por Juno. Se não forem informadas, nunca terão a noção que há dias em que se podia duplicar a ocupação se houvesse espaço, mas há dias em que há mais espaço que clientes. Infelizmente, e não é só no Luso, ultimamente são mais os comuns os ultimos que os primeiros.

El Tonel disse...

Ora... deixa cá ver... estas contas, traduzidas em pinga e buchas dá quanto????

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

dassseeee.... é muito... cúm carago!

Patusco disse...

Ilustre Senhor Comunista, hoteleiro e bombardeiro, ilustre habitante lusense? Só se for com a garganta funda.

Patusco disse...

A Floribela Pinheiro é a raínha das barracadas. Mais uma porrada que vão levar os socialistas na Mealhada.

El Tonel disse...

Prontos... eu é que bebo as minis e estes gajos é que ficam neste estado...

... bou protestar!!

E mai nada !!!

orangotango disse...

Sr. Presidente da Cãmara

A sua vice é um desastre...

Lembra-se do Gen. Humberto...

"Obviamente demito-a"

Para o bem não só do PS, bem como dos munícipes...

Boa sorte