quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mealhada com Menos desemprego


(...)" Olhando para os concelhos bairradinos vizinhos, a Mealhada passou agora a ser aquele que regista menos desempregados nos serviços de emprego, com estes 733. Segundo estas estatísticas do IEFP, Águeda lidera esta lista com 2029 registos (2023 no mês passado), seguindo-se o concelho de Cantanhede com 1156 (1204 e Abril), Anadia com 1070 (mais 8 que no mês anterior), Mealhada (754, mais 4) e Oliveira do Bairro com 742 pessoas registadas, menos três que em Abril."

in Mealhada Moderna

Gostaria só de fazer uma ressalva a este artigo, uma vez que lhe falta informação para que a sua interpretação possa ser honesta.

1º - qual a percentagem de desempregados face à população total dos concelhos? (É que por exemplo 1 milhão de desempregados na China é apenas "ligeiramente" diferente de 1 milhão de desempregados em Portugal)

2º - Qual o destino desses desempregados? arranjaram emprego num dos concelhos vizinhos contribuindo para o aumento do desemprego nesses concelhos ou foram criadas novas oportunidades de trabalho no nosso concelho?

3º - Foi deduzido o impacto da sazonalidade no número de desempregados? É para isso mesmo que servem as taxas de variação homólogas!

4º - Os números podem ser "torturados" até dizerem o que pretendemos que digam. Espero que este não seja o caso como parece ser

Sem comentários: