quinta-feira, 26 de junho de 2008

Jogos de Computador


Quando era jovem :-)))) era viciado num jogo: chamava-se "Civilization" e passava as noites em claro sem conseguir parar.

O tema do jogo era ( e é) simples: começávamos com uma "unidade" de colonos e ia-mos fundando cidades, fazendo crescer a civilização, combatendo com os nossos concorrentes, etc, etc, etc. No final do jogo, era-nos atribuído um "ranking" de percentagem de pontuação obtida, face a toda a pontuação que poderíamos obter se tivéssemos tomado sempre as opções políticas correctas - recordo com orgulho, o facto de um dia ter chegado a 56%: a minha melhor pontuação de sempre!

As baixas pontuações obtidas (aprendi mais tarde) tinham que ver com o crescimento desequilibrado da civilização, sendo a resposta a um descontentamento da população, normalmente dada pela baixa de impostos (quando isso era possível) ou pela construção de uma qualquer estrutura recreativa - normalmente um estádio ou um teatro.

Se eu soubesse na altura, as razões desse desequilibrio e apostasse nas estruturas produtivas, na ciência e num crescimento sustentado, talvez tivesse conseguido (pelo menos uma vez) ter uma civilização melhor que a dos meus concorrentes directos.

Não sei se umas sessões deste tipo de jogo, não fariam falta a algumas das pessoas do nosso concelho.

Touché...

6 comentários:

PenaErótica disse...

Eis que finalmente chegou a Penacova um blog erótico.Vá http://penaerotica.bogspot.com , e delicie-se com poesia erótica.O mundo não é só feito de merdices,também há coisas belas !

pirandello disse...

Meu caro, concordo em absoluto com V.Exa.Podendo ser transversal, seguramente estará a referir-se a quem por força do voto tem legitimidade para tomar decisões, mas... não vale tudo.
Hoje mais do que nunca,face à conjuntura, é exigivel uma boa gestão dos dinheiros publicos. É vulgar falar-se em desenvolvimento sustentável, toda a gente fala, no entanto ponho as minhas duvidas se saberão do que falam. Desenvolvimento sustentável significa desenvolvimento economico, coesão social, protecção do ambiente e o exercicio de cidadania. O que se vê são "iluminados", donos da verdade e da razão, que tudo sabem e que de tudo entendem e enquanto isso se vai adiando o nosso futuro.
(Para terminar, permita-me a graça em tom de "recuerdo". Já viu muitos granitos entre Luso e a Mealhada? Passam lá muitos calhaus, passam, e alguns com olhos. E eu serei um deles, quem sabe.)

D'artagnan disse...

:-))))))))

pirandello disse...

Esclarecedor!E conclusivo.

Francisco Canelas de Melo disse...

Então meu caros Senhores, o blogue entrou de férias?

Gostava de saber novidades da minha Villa de adopção.

André Melo disse...

Passa em www.orgulhoburriqueiro.blogspot.com