quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Será que SOU mudo?

“Não temos apoios de ninguém para os prejuízos que estamos a sofrer. Queremos que a Câmara da Mealhada vá ver o que vendemos no ano passado, comparar com o de este ano e dar-nos as verbas do valor dos prejuízos."

Independentemente da tolice (e dos azares ) que foi fazer a obra nesta altura, parece-me que também seria justo dar uma "gorjeta" à Câmara Municipal, sempre que, a partir de determinada altura, os comerciantes venderem mais face a uma acção positiva da Câmara.

6 comentários:

pirandello disse...

Meu caro D’artagnan permita que considere que está a ser muito meigo ao dizer que fazer a obra nesta altura é apenas uma tolice.
Permita que considere também demasiado simplista a comparação que faz entre lucros e prejuízos dos comerciantes.
Das atribuições e competências de uma Câmara só devem resultar acções positivas e com elas ganham todos os munícipes incluindo os comerciantes. Se estes ganharem com isso, naturalmente irão pagar mais impostos indo a Câmara venificiar directa ou indirectamente.
Como bem sabe existe um conjunto de taxas municipais que são inerentes à actividade comercial e que são aplicadas independentemente do lucro ou prejuízo e quem ganha com elas é a Câmara. Exigir à Câmara a compensação pelos prejuízos não faz sentido, agora faz sentido a Câmara, por exemplo, estabelecer um período de carência para algumas taxas aplicadas a estes comerciantes.
Entre o prejuízo dos comerciantes ou programar a conclusão da obra para o momento das eleições, a Camara optou pela segunda.

D'artagnan disse...

É exactamente isso que o post quer dizer.

El Tonel disse...

Posso pedir a minha compensação em minis????

LUIS FERNANDES disse...

LUSO: AS OBRAS DE SANTA ENGRÁCIA;

O REPRESENTANTE QUE NÃO SE JULGA REPRESENTAR E OS REPRESENTADOS QUE NÃO DEPOSITAM CONFIANÇA NO REPRESENTANTE

Segundo a última edição do Jornal da Mealhada (JM), “Após alguns comerciantes do Luso terem enviado uma petição à Câmara Municipal da Mealhada (CMM), no passado mês de Julho, a solicitar apoios e formas de compensação para colmatar os prejuízos que estão a ter com as obras que estão a ser feitas na Fonte de São João e na Avenida Navarro, desta vila, muitos garantiram, à repórter do Jornal da Mealhada, que vão encerrar os seus estabelecimentos comerciais no próximo mês de Setembro.”
Continuando a citar o jornal, “Sabemos que os negócios estão a sofrer uma quebra, a nível nacional, devido à crise que estamos a viver, contudo, aqui no Luso, na altura do verão, o negócio costumava correr bem. Este ano, o negócio está péssimo porque os visitantes queixam-se do barulho e da poluição a que estão sujeitos quando passeiam pela vila”, afirmou uma comerciante que não se quis identificar. E acrescentou: “Mas o mais grave é que da parte da Câmara da Mealhada tinham-nos dito que as obras não iam parar e afinal estão paradas durante quinze dias. O Luso está com um aspecto horrível”.
Continua a notícia no JM, “ (…)Sobre a petição que foi feita por alguns dos comerciantes da freguesia de Luso e entregue na CMM, contactámos Nuno Alegre, representante dos comerciantes e hoteleiros do Luso, que afirmou: “Há pouco tempo estive numa reunião com elementos da Câmara Municipal da Mealhada e fui confrontado com esta petição. Não fazia ideia de que existia e não assinei nada. Não tenho nada a ver com isso”.

D'artagnan disse...

Tanto quanto julgo saber, só há "representante" quando há eleições para eleger um. O JM já foi obrigado a retratar-se uma vez sobre este assunto, e é bem possível que tenha de se retratar novamente no futuro.

No Luso, toda a gente é livre de constituir os seus próprios movimentos e de tomar iniciativas que, naturalmente, não tem de comunicar a toda a gente.

É natural, que alguém que apenas tem estado no processo referente à revitalização das termas, desconheça os contornos exactos dos problemas de outro tipo de comercio, em especial se nunca foi chamado para o "caso".

BURRIQUEIRO disse...

AINDA NAO PERCEBI COMO É QUE CONTINUAM A PENSAR QUE A MELHOR ALTURA DE FAZER OBRAS É NO VERÃO..... NA EPOCA ALTA!!
CARO pirandelo, SERA QUE EXISTEM LUCROS NOS COMERCIANTES??
TAMBEM CONCORDO QUE A CAMERA CONTINUA A TER LUCROS, QUER TENHA OBRAS OU NÃO, MESMO QUE CORRA BEM..... DÁ SEMPRE PREJUIZO. PORQUE É QUE A C.M NÃO TOMA UM POSIÇÃO PARECIDA COM A BRISA. EM ZONAS DE OBRAS PODERAM NAO PAGAR AQUELE BOCADO DO TRAJECTO, A CAMERA PERDOAVA AS TAXAS MUNICIPAIS AOS COMERCIANTES DA ZONA ENVOLVENTE AS OBRAS.
A CAMERA PROGRAMOU AS OBRAS E POSSIVELMENTE TERÁ PENSADO NOS COMERCIANTES, MAS SIM PARA CUSTEAR DEPOIS A OBRAS.:))))