sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Parque de campismo de segunda dá lugar a hotel de primeira.


A Câmara da Mealhada quer avançar com o Plano de Pormenor da Zona Nascente da localidade do Luso, que prevê a criação de uma zona turística de qualidade (projecto Inova) no local onde está implantado o actual parque de campismo.

A autarquia pretende relocalizar o equipamento no Plano de Ordenamento da Mata do Bussaco, mas o processo não avança por alegada falta de resposta dos técnicos da Universidade de Aveiro, responsáveis pelo Plano de Ordenamento e Gestão da mata nacional do Bussaco.

É que o parque de campismo futuramente situado na Mata do Bussaco, será gerido pela futura “cooperativa de interesse público” a mesma que vai gerir o Bussaco. Os técnicos responsáveis pelo plano de ordenamento, através do seu director, propôs à câmara, em Junho de 2007, um protocolo de colaboração para a gestão conjunta da Mata, no sentido de lhe dar usos múltiplos e requalificá-la. Carlos Cabral, o actual presidente da autarquia, lembra que o documento foi aprovado pela câmara e assembleia municipal, tendo ficado desde então em "banho-maria".
Carlos Cabral pediu na semana passada uma reunião "com carácter de urgência" ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas que esteve presente na Mata do Bussaco no passado mês de Agosto, para "clarificar de uma vez por todas a situação".

O presidente do município da Mealhada salienta que o impasse gerado pelo POG está a entravar não só as necessárias intervenções na Mata, uma "área muito sensível ", como também todo o normal andamento do Plano de Pormenor da Zona Nascente da Vila de Luso, previsto pelo Plano Director Municipal. Trata-se de uma área global de 15 hectares, que de acordo com o PDM, deverá ser transformada numa zona turística de expansão, integrando um espaço de 60 mil metros quadrados de construção, com um hotel de cinco estrelas, precisamente no local onde está implantado o parque de campismo, bem como uma ampla zona verde com cerca de cinco hectares previsto no plano Inova.

Para Carlos Cabral, as medidas previstas pelo plano, da autoria do urbanista Sidónio Pardal, que "respeitam integralmente o PDM”, vão permitir, por um lado, "aumentar a qualidade da oferta turística da zona, já que a Vila de Luso não tem um hotel de cinco estrelas" e, por outro, "construir um parque de campismo novo, numa área de 10 hectares, com todas as condições e requisitos exigidos por lei". "O próprio parque de campismo é um projecto estratégico, inserido no âmbito da valorização da oferta turística da Vila de Luso", salienta o autarca.

2 comentários:

Hoteleiro Antigo disse...

E eu a pensar que o Parque de Campismo de Luso se encontrava localizado a poente.
Coisas das Bossúlas...

BURRIQUEIRO disse...

O TEMPO QUE ANDAS COM ESSAS OBRAS E NOVOS HOTEIS, ARRANJEM É OS HOTEIS E PENSOES QUE TEMOS NO LUSO....DEIXEM SE DE IDEIA MALUCAS.