quarta-feira, 8 de julho de 2009

Luso ou Monte Real? Monte Real, pois então!


O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, presidiu ontem, no Palace Hotel Monte Real, à inauguração oficial das Termas de Monte Real, projecto em que o Grupo Lena Hotéis e Turismo investiu 27 milhões de euros (e no Luso???, quanto será?) e que resultou da reabilitação do antigo parque termal.
Com este empreendimento, a Lena Hotéis e Turismo pretende contribuir para o desenvolvimento turístico da região, posicionando-o como importante destino na área do turismo de saúde e bem-estar, um dos 10 produtos estratégicos definidos pelo PENT.
Fruto do investimento de 27 milhões de euros, o projecto de recuperação da antiga estância Termal de Monte Real contemplou a construção de um complexo turístico, tendo sido criadas três unidades com serviços, equipas e acessos distintos: Termas de Monte Real (termalismo clínico) que entrarão em funcionamento ainda no decorrer deste mês, o Spa Monte Real, espaço criado de raiz que abrirá ao público no próximo dia 10, e o Palace Hotel Monte Real, hotel de quatro estrelas com 101 quartos, que também abrirá no próximo dia 10.
A recuperação teve como objectivo fazer de Monte Real um dos mais nobres empreendimentos em Portugal dentro do segmento de turismo de saúde e bem-estar, preparando-o para estar aberto todo o ano. Tratou-se de valorizar as Termas de Monte Real enquanto produto turístico, conjugando as vertentes de termalismo clássico com o termalismo clínico e de bem-estar, integrando ginásio, campo de futebol, mini-golfe acreditado pelas entidades reguladoras, campos de ténis, circuito de manutenção, entre outras estruturas destinadas ao lazer.
Monte Real conta com uma unidade hoteleira de quatro estrelas que preserva a identidade do antigo Hotel Monte Real, cuja fachada foi preservada, restaurante, salas polivalentes, bares, piscinas, parques infantis e lojas.
F.R.

in Turisver

Ou ainda:

Termas querem voltar a ser as maiores da Península Ibérica
Depois de três anos em obras de requalificação, o Palace Hotel Monte Real abriu as portas para as centenas de pessoas que, em ambiente de fim de tarde, ali se deslocaram. A inauguração foi presidida por Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, que definiu o renovado complexo como sendo "um magnífico investimento" do Grupo Lena.
Aplaudindo a "opção na requalificação, que é uma aposta ganha", Bernardo Trindade foi guiado pelos três diferentes espaços que compõem o complexo: Termas, Spa e Palace Hotel.
Representando um total investido superior a 27 milhões de euros, Paulo Fernandes, presidente do Conselho de Administração da Lena Hotéis e Turismo, confessou-se orgulhoso pelo facto de as obras NUNCA terem interrompido qualquer época termal.
Abertas pela primeira vez em meados de 1925, as Termas de Monte Real já foram as maiores da Península Ibérica. Um estatuto que a actual administração pretende recuperar.
A longo prazo está nos planos da administração construir um condomínio de luxo, "em zona selectiva", enquadrado no projecto ontem apresentado ao público.
António Barroca, presidente do Conselho Geral do Grupo Lena, destacou a "importância do complexo termal, não só para nós, como também para a região" desde a apresentação do projecto em Março de 2006.
"Monte Real merece este espaço, que se ajustasse às exigências dos consumidores", sublinhou.

Os objectivos propostos

O administrador Paulo Fernandes aponta uma meta de 10 mil clientes por ano, na área de termalismo. As termas têm capacidade para 130 mil tratamentos, no mesmo espaço de tempo.

in Diário de Leiria

Ou ainda

O Grupo Lena inaugura hoje o Parque Termal de Monte Real, um investimento de 27 milhões de euros que contempla, além da reabertura das termas, um hotel e uma área de bem-estar.
O presidente do conselho de administração da Lena Hotéis e Turismo, holding que gere todas as participações sociais do Grupo Lena na área do Turismo, disse à Agência Lusa que este é um projecto "inquestionavelmente muito ambicioso".
Paulo Fernandes realçou a "dimensão do investimento" e o facto de integrar e complementar "termalismo, área de bem-estar e hotelaria", sublinhando não ter dúvidas quanto ao "impacto extraordinário" que vai ter em Monte Real e no concelho.
"Percebemos que, sem termalismo, nada se fazia aqui, mas com a qualidade deste termalismo é possível fazer muito mais do que aquilo que existia", sintetizou o responsável.
O projecto incluiu a recuperação do hotel, com 101 quartos, a segunda unidade de quatro estrelas em Leiria.
Do hotel, e após percorrer uma alameda de cerca de 500 metros, junto à qual existem dois campos de ténis, um parque infantil, um campo de mini-golfe e circuitos de manutenção, chega-se às áreas de termalismo e bem-estar, esta última rodeada por um lago. A requalificação do espaço abrangeu a construção de um edifício de apoio com bar entre as termas e o "spa", a manutenção da capela existente, aberta ao culto, além da criação de 3,2 quilómetros de percursos pedestres pelos 24 hectares de parque verde que envolve o complexo e onde se situa a nascente.
Paulo Fernandes explicou que o projecto, que passa a ser a décima segunda unidade de hotéis e resorts do Grupo Lena, dois dos quais localizados no Brasil, "foi pensado para quebrar a sazonalidade" que esteve associada às termas de Monte Real e evitar que o termalismo "seja visto como um produto do segmento da terceira idade".
Por outro lado, o presidente do conselho de administração disse acreditar que o parque vai beneficiar do turismo religioso e cultural, e da oferta sol e praia, esta última a uma dúzia de quilómetros de Monte Real, da região.
Concebido para receber oito mil utentes por ano nas termas e mais de quatro mil no "spa", o Parque Termal vai ter mais de 110 trabalhadores.
As Termas de Monte Real começaram a ser exploradas de forma profissional em 1926 por Olímpio Duarte Alves, em cuja família o espaço permaneceu até Março de 2005, data em que foram adquiridas pelo Grupo Lena. Paulo Fernandes explicou que, de acordo com os registos da família Mexia Alves, a "água nunca registou qualquer alteração".
"Conseguimos, com a edificação deste projecto, não prejudicar a nascente, como tivemos a sorte de numa captação termal que fizemos duplicar a produção de água termal neste espaço", declarou, garantindo estar assegurada "a continuidade do projecto em relação ao futuro".
O Parque Termal de Monte Real vai abrir ao público a 10 de Julho, com excepção das termas, cuja reabertura está prevista ainda no decurso do corrente Verão.

In Diário de Leiria

1 comentário:

El Tonel disse...

água, água, água e mais água... e ninguém fala de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem de tintos, nem de espumante, nem nada...

FOSCA-SE...