sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um desenho...

Ao contrário dos números, que no caso de uma empresa privada são quase impossiveis de conhecer (com a excepção daqueles que a empresa quer que se conheçam), a lógica é... uma batata! E é facíl de identificar a manipulação de números a partir daí.

Vamos partir de um exemplo que conheces certamente bem:

"Ao comprar 10 grades de minis, oferta de 5 grades de luso 0,33"

Funciona como um desconto mas é contabilizado como vendas de cerveja = 10 e vendas de águas = 0.

Ilegalidades ? Nem pensar nisso, é tudo absolutamente legal face ao facto de a centralcer ser accionista a 100% da SAL.

Prejudica-se o fisco? - Não: a quantidade de imposto paga é a mesma que se se efectuasse um desconto percentual.

Prejudicam-se os accionistas? - Não: a quantidade de lucro (total) gerado é o mesmo que se se efectuasse um desconto percentual.

Manipulam-se os dados de vendas de modo a surgir como lider das vendas de cervejas à custa da liderança das vendas de águas? - deixo ao teu critério.

O mesmo se pode fazer relativamente as "tais aguas" que referi no meu comentário:

"Na compra de 3 packs formas-luso oferta de 5 packs 0,33"

Formas-luso surge como venda e luso 0,33 como oferta.

Mais uma vez, não há ilegalidade, não se prejudica o fisco e não se prejudicam os accionistas, mas está-se a manipular dados de vendas de modo a aumentar ou diminuir o sucesso dos novos produtos de modo a aumentar o prestígio pessoal de quem os pensou.

Mas se reparares bem, O QUE SUSTENTA TUDO ISTO É A "VELHINHA" GARRAFA 0,33, 1,5 LT E O GARRAFÃO DE 5 LT. - Como é óbvio são o sustento e a base das vendas da empresa e jamais serão abandonados.

Outra coisa muito diferente, é, como é óbvio, a tentativa de entrada no mercado das águas de luxo através de uma alteração de design e valor acrescentado por este: parece-me uma excelente ideia que pode vir a dar frutos em especial no mercado de exportação.

Apesar de tudo isto, e mais uma vez sem números :-))))), é sempre preocupante o cancelamento de turnos que "noutros" tempos funcionavam durante muito mais tempo durante o Verão, facto que se poderá atribuir a vários factores:

1º - Este Verão, foi até ao início de Agosto um verão relativamente fresco o que, do ponto de vista do agregado global das vendas nacionais pode ter significado uma diminuição do consumo.

2º - O segmento de mercado das águas ditas "de linha branca", tem estado a crescer exponencialmente e isso poderá roubar (por efeito substituição) alguns clientes à água de luso.

3º - Tem havido uma certa "não aposta" na promoção comercial da água de luso "clássica" de modo a haver dinheiro suficiente para a promoção de novos produtos que a empresa tenta continuamente lançar (como a Lusofresh, Formas, Ritmo e a nova bebida de café lançada em parceria com a Delta)

4º - É possível, que por um aumento da produtividade das linhas de enchimento com a introdução de novas máquinas ou técnicas, se consiga agora encher mais água com menos turnos.

Por fim (para estes dados conheço e posso dar-te os números) uma água que já deteve 70% da quota de mercado das águas engarrafadas, tem agora uma quota que ronda os 30%, verificado que está o aumento exponencial do mercado das águas engarrafadas. Apesar de ter aumentado de uma forma espectacular a sua produção, a água de luso não foi capaz de fazer frente à entrada de cada vez mais marcas neste mesmo mercado, ou seja, a sua produção cresceu menos do que o acréscimo de volume verificado no mercado.

A SAL não precisa de advogados de defesa nem é "preseguida", nem acredito que alguém deseje que o "motor do luso" algum dia deixe de funcionar. É ridículo de intelectualmente desonesto!

Como todas as empresas, procura o lucro (pois é essa a sua natureza) mas, tal como TODAS as empresas, de vez em quando tem de ser chamada a atenção para alguns aspectos que ou cumpre deficientemente ou propositadamente não cumpre.

A SAL é um "lusense" como todos os outros - de pleno direito! Deve ser protegida e "mimada" mas isso não significa ser conivente mesmo que a empresa teime em ter uma política de "costas voltadas" para a terra - Depois dos abusos de outros tempos passou-se à lei da rolha!

Convenci-te ou queres mesmo que vá buscar números e os torture até eles dizerem o que eu quero, só para ter mais razão do que tu e levar a taça para casa? :-))))

Touché...

5 comentários:

Pedro Costa disse...

Vou fazer uma pergunta idiota.
É um facto que a água do Luso é de longe a melhor água engarrafada que se vende em Portugal.
Se está a perder mercado, presume-se que seja por uma questão de preço. As pessoas gostariam de comprar, mas há outras muito mais baratas que cumprem a função.
Agora a pergunta idiota: Existe alguma razão palpável para a água do Luso continuar a ser a mais cara do mercado ou é-o apenas para manter o estatuto?

D'artagnan disse...

É a melhor água do Mundo :-)))) Disso, ninguém tenha dúvidas :-))))

Mas é natural, que na Mealhada, isso seja por vezes.... difícil de entender :-))))))))))))))

André Melo disse...

Não tens de me convencer de nada!
Mais uma vez, falar é fácil e mandar bitaites também! Não disseste nada de novo! Isso de que falaste já é de há muitos anos! Não é de agora e todos conhecemos! Aliás, o contrário também já aconteceu, embora muito menos vezes! Já ofereceram cerveja na compra da água.
Continuas a achar que as "águas funcionais" foram uma falha? OK! É a tua opinião! Não preciso de te convencer de nada! Respeito.

D'artagnan disse...

Então recomendo-te a opinião de especialistas:

http://www.brandcoolmarketing.com/brand-extension.html#c

D'artagnan disse...

Ou ainda

http://brandfailures.blogspot.com/2006/12/brand-extension-failures-miller.html