Novo Hotel: novo site.
http://www.hotelalegre.luso.com.pt
Obrigado (...)"
Publicada por ADMINISTRAÇÃO às 10/29/2009 06:21:00 da tarde 5 comentários
Edmundo Manuel Pires Duarte, Presidente da Assembleia de Freguesia de Luso, faz saber que, para efeitos do disposto no art.º 7, N.º 1 e 2 do DL 169/99 de 18 de Setembro, se irá realizar a INSTALAÇÃO DOS ORGÃOS DA FREGUESIA, na Sede da Junta de Freguesia de Luso, no próximo dia 30 de Outubro de 2009 - sexta - feira, pelas 21h.
Publicada por ADMINISTRAÇÃO às 10/29/2009 08:51:00 da manhã 4 comentários
Caras Amigas e Amigos,
Hoje, a Assembleia Municipal do Concelho da Mealhada tomou posse, e aproveito para neste espaço Lusense, dirigir umas palavras aos leitores deste BLOG.
Tendo tomado posse, na assembleia Municipal, de forma a representar a bancada do Partido Socialista, os Municipes do Concelho da Mealhada e como é obvio também os residentes da Freguesia do Luso, quero informá-los de que estarei sempre disponivél para ouvir as necessidades dos Lusenses.
Poderão sempre que necessário:
Enviar um email para: carlosrodrigues@azura.pt,
Por fax: 231 939 051 ou mesmo dirigirem-se a minha casa no Salgueiral.
Prometo fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que os Lusenses tenham voz na Assembleia Municipal.
Um abraço
Carlos Esteves Rodrigues
Publicada por Carlos Rodrigues às 10/26/2009 03:19:00 da tarde 20 comentários
Toda a gente sabe que, as modificações operadas no trânsito do Luso há 3 ou 4 anos, não conseguiram solucionar o problema que se queria resolver: estacionamento!
As recentes obras da Avenida, vieram ainda complicar mais este problema, mas pelo menos serviram para terminar com os "carapaus de corrida" que teimavam em fazer da Avenida pista de automobilismo e acabar com a confusão de sentidos de trânsito que, a orientação da praça de taxis causava aos passantes ocasionais.
Mas há mais, não sei se já repararam, mas quando se vem da Venda Nova e se chega ao cruzamento com o Grande Hotel, o estacionamento muda de repente e sem razão aparente, da direita para a esquerda, criando em situações ocasionais dificuldades à passagem de carros pesados.
A par com isso, há utentes da farmácia Ruivo (por falara em farmácia era engraçado substituir as duas placas que estão na Junta por uma só... mas enfim) que estacionam de qualquer modo e feitio, nomeadamente sobre a linha amarela de proibição de estacionamento, impedindo assim que quem vem da rua que dá acesso à Pensão Lusa consiga fazer com segurança e "à primeira" a manobra para virar à esquerda e circular em direcção ao centro do Luso.
Talvez, por isso mesmo, não fosse pior, colocar o estacionamento sempre à esquerda e a colocação de lombas de redução de velocidade antes do Centro de Saúde e antes do cruzamento do "Alto da Aliança".
Não me parece que seja uma solução perfeita, uma vez que os utilizadores do centro de saúde, igreja e farmácia, teriam de atravessar a rua para se dirigirem ao seu destino, mas pelo menos arrumava-se um pouco a "casa".
Por outro lado, na principal via de saída do Luso, continua o CAOS e ninguém se preocupa muito com o assunto:
- Os passeios dificilmente permitem a passagem de uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebé.
- Toda a gente estaciona a seu belo prazer, originando nomeadamente, que algum carros pesados e autocarros sejam obrigados a "manobras estranhas" para conseguirem passar... algumas vezes levando atrás de si os letreiros comerciais que por lá há.
Igualmente por tratar, estão os acessos pedonais ao Bussaco (aquele local lá em cima que toda a gente enche a boca de orgulho), nomeadamente o acesso ao portão dos Passarinhos que é uma das portas de acesso mais importantes a partir do Luso.
- Não sei se já repararam mas a Rua Ernesto Navarro, aquela que vai desde o "Alto da Maia" até ao referido portão, não tem passeios e muito menos acessos dignos para peões, numa terra que se pretende de vocação turística. Existem curvas completamente "cegas" e, tendo em linha de conta as "raspadelas" nalguns muros, gente que danifica os carros ao circular aí: de quem é a responsabilidade se acontecer algum atropelamento ou acidente grave?
Bom, é apenas a minha opinião e arrisca-se a ter muitos defeitos como todas as opiniões. Mas talvez fosse importante pegar de novo no dossier "trânsito" e procurar soluções coerentes (em que todos os lusenses se possam rever) para minorar os problemas que toda a gente concorda que existem.
Touché...
Publicada por D'artagnan às 10/22/2009 08:11:00 da manhã 5 comentários
Mudaram o Centro de Saude mas esqueceram se de tirar a placa, a indicar o estacionamento privativo para elementos da Junta e do antigo Centro de Saude.
Fica a minha pergunta: - Será que será necessario tanto espaço para estacionar os carros dos elementos da Junta?
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/21/2009 03:23:00 da tarde 6 comentários
Atão não é que eu li... agora que o pessoal passa a vida a beber minis no Turquez, uma kórnika do katano no Jornal da Mealhada... foscassssssssseeeee...
Segundo se diz, parece que a pornografia agora também é una fuerma de arte... arriba!!!!
Concordo! Deixo aqui, por isso mesmo, uma foto de um BROCHE que atesta a teoria do Kronista do Jornal da Mealhada.
Também andei à procura de min....tes e enrr....delas que se podessem classificar estéticamente como arte mas não consegui encontrar....lololololololololololollllllllll....
E BIBA A KOBADÉREIA (esse ganda centro artístico da zona centro)!!!!
Este pessoal da Mealhada anda mesmo a precisar de umas férias no Luso, carago!
Publicada por El Tonel às 10/20/2009 08:03:00 da tarde 0 comentários
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/20/2009 11:33:00 da manhã 0 comentários
Bom, já que gostaram da foto ... que tal ver o video !!
Click aqui
Publicada por TAKITALA às 10/17/2009 01:02:00 da manhã 11 comentários
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/16/2009 11:40:00 da manhã 1 comentários
Finalmente encontrei um site oficial da maloclinics que deixa antever o conceito que nos espera a partir de Janeiro de 2010 - Ver http://www.maloclinicspa.com
Uma imagem moderna, jovem e agradavél :-)))) ... e com muito CALOR!
(imagem tal como aparece em http://www.maloclinicspa.com/PT/DetoxWrapandMassage.html)
Espero que estas coisas não sejam só para a Madeira e Lisboa....
Publicada por D'artagnan às 10/16/2009 09:14:00 da manhã 2 comentários
Apercebi-me que agora, quando se quer pressionar uma criancinha já não se diz "Olha que vem lá o papão!", ou "Olha que vem lá a côca!", ou até "Olha que vem lá a Manela!" (cruz-credo!)
... agora diz-se: "Olha que vem lá a funcionaria da Junta!..."
tenham dó...
... não é num funcionário (ou ausência dele) que reside a génese dos problemas do Luso e/ou da freguesia. Fica mal a todos a procura de bodes expiatórios da sua própria frustração quando as urnas ditam a sua lei.
Touché...
Publicada por D'artagnan às 10/15/2009 08:36:00 da manhã 8 comentários
E esqueçam lá as eleições.. já votaram não já? Então prontes..
Publicada por Yammallah às 10/14/2009 03:05:00 da tarde 0 comentários
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/13/2009 09:10:00 da tarde 6 comentários
Para meu espanto, no 1º dia do novo ciclo de governação, quando me dirigi a Junta de Freguesia, para tratar de uns papeis, me deparei com um aviso idêntico ao da imagem.
Fiquei chateado, pois já não é a 1ª vez. Será que a Junta tem algum serviço por tele-marcação?
Será por culpa do sistema? Ou será que o presidente terá de ter mais pulso nas pessoas que estão ao seu cuidado?
Este post é mais num tom de desabafo e ao mesmo tempo uma chamada de atenção, para que no
futuro termos um serviço de excelência.
Veremos no futuro as medidas que serão tomadas.......................
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/12/2009 03:01:00 da tarde 24 comentários
Publicada por D'artagnan às 10/12/2009 11:58:00 da manhã 0 comentários
O povo, que é soberano, demonstrou claramente que:
Tudo é para se manter como até aqui (quer para bem quer para mal)!
Espero que não se esqueçam disto dentro de 4 anos!
Publicada por D'artagnan às 10/12/2009 08:57:00 da manhã 0 comentários
ASSEMBLEIA FREGUESIA LUSO: Presidente de Junta Eleito: Homero Serra
CAMARA MUNICIPAL:
ASSEMBLEIA MUNICIPAL:
Publicada por TAKITALA às 10/11/2009 10:51:00 da tarde 2 comentários
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/11/2009 10:15:00 da tarde 0 comentários
É óbvio que as coisas ficaram mais calmas, mas daí ao presidente da nação que maior contingente beligerante tem no estrangeiro ser Nobel da paz, gostava só de perguntar uma coisa... e o Papa? ... Será que se aumentar o contingente de guardas suíços também se torna candidato?
Qualquer dia o Durão Barroso ganha o Nobel da física com a descoberta de uma interessante teoria sobre a transmutação ideológica ou da negociação sebastianista-quântica de votos do Parlamento Europeu.
Irra, que não é só por cá que há engraxadores de sapatos...
Publicada por D'artagnan às 10/10/2009 08:44:00 da manhã 0 comentários
Publicada por D'artagnan às 10/09/2009 10:09:00 da tarde 0 comentários
As eleições autárquicas estão de novo à porta. Um ciclo de 4 anos que termina e outro que está prestes a iniciar-se, e não me devo enganar muito se disser que este novo ciclo será a continuação do anterior, ou seja, com o PS a governar os destinos da nossa terra.
Esta convicção leva-me a perguntar a mim próprio se no próximo domingo irei votar ou se, indo à escola primária, não irei votar em branco.
Analisando bem as coisas, os partidos que se candidatam: PS, PSD e CDU conseguiram quase uma proeza inigualável. O PS apresenta na sua lista, em lugar elelgível, uma pessoa que, pertencendo a uma facção contrária à do actual presidente, disse tudo o que de mal havia para dizer sobre este, convencido que uma vitória na concelhia seria suficiente para (finalmente) deixar a JFL e passar para a CMM ou para vôos ainda maiores. Afinal, o avião nem descolou. Contudo, o que foi dito, dificilmente se consegue esquecer.
O PSD reúne muito boa gente do Luso, mas sendo amigo de muitas daquelas caras, reconheço a falta de ambição colocada na elaboração da Lista. A CDU elaborou uma carta de retórica à pressa sem estratégia nem organização.
O mérito tem que ser dado a quem se mobiliza para prestar um serviço público e, nesse ponto, todos têm a minha admiração. Contudo, sei que nas listas a votos, principalmente nas do PS e do PSD, muitas pessoas há que lá estão porque estão a fazer o jeito a um amigo, outras nem sabem porque lá estão e outras há que lá estão, não pelo Luso, mas porque lhes dá jeito, profissionalmente ou porque julgam que tal lhes permite levantar o nariz mais para o ar quando caminham na rua. Casos houve de convites feitos por militantes de partidos a pessoas que sabiam representativas de determinado grupo social e que obtendo um não como resposta justificado pelo pouco tempo disponível para se envolverem com algo que entendem como sério ( e nesse caso, por uma questão de responsabilidade social, decidem nãoa ceitar o convite), se voltaram para a pessoa e lhe disseram: "Epa, mas tu nem precisas de lá ir nem nada!".
Se me dissessem isso a mim podem ter a certeza que mandava a pessoa ir bardam..da!
Estive a perder um bocado bom de tempo a analisar os manifestos eleitorais dos principais partidos que concorrem no concelho da Mealhada e, especificamente, na freguesia de Luso: PS, PSD e CDU.
Há propostas que se repetem quase todos os anos: construção de rotunda na venda nova /abrigos nas paragens de autocarro / acessos e piscina no parque de campismo / apoio aos pavilhões / sinalização vária / criação de parque infantil / Quinta do Alberto / asfaltamento de acessos, etc... etc... etc...
Há também algumas pérolas que julgo não lembrar a ninguém como:
Programa do PSD - propostas da Câmara para o Luso:
- "Promover a revisão do PDM(...)" - Amigos... está em revisão há já algum tempo! Actualizem-se! Só pode ser revisto como acordo da CCDR e tem prazos estipulados. Não é quando o presidente da Camara quer!
- "Criar uma marca turistica internacional, por contraposição com a marca local "4 maravilhas", (...)" - Reparem no preciosismo na referência a marca LOCAL. Como foi obra boa e de sucesso do PS, há que deitar tudo à rua para fazer uma coisa do PSD. E vamos deitar fora todo o trabalho, empenho e dinheiro gasto (para não falar de empenhos e sacrificios pessoais) só porque não fomos nós que fizemos. Fantástico!
- Reestruturar o parque do lago do Luso, despoluindo-o e tornando-o próprio para a utilização balnear livre para toda a população(...)" - Só de uma cabeça de Burro é que poderia vir tal ideia. Transformar o lago numa praia? É de loucos! Querem uma praia para lá ir 2 ou 3 meses por ano para no resto do ano estar a levar com os cagalhoes de cão que fazem a sua voltinha ao fim do dia? Será que esta ideia é de alguem que foi a Castanheira de Pêra e truxe de lá o modelo? Só que aquela terra não tem praia a menos de hora e meia de viagem. Transformar o lago numa praia para entupir ainda mais de carros o Luso? Amigos, o Luso precisa de turistas a sério, com dinheiro e de um turismo forte, cada vez menos sazonal. Quem tem dinheiro e procura praia já tem casa no Algarve ou no Sul de França ou Espanha ou no Brasil. Quem é que querem ver na praia do Lago do Luso? o Tuenga de tanga?
Propostas da Junta para o Luso:
- construção de parque de merendas - apesar de não concordar com esta perspectiva dos parques de merendas, ainda assim questiono, onde? capacidade? estacionamento?
- Construção de casas de banho no parque do lago - penso que será dinheiro deitado à rua uma vez que o lago já tem casas de banho nos campos de ténis ou nas piscinas que podem facilmente ser abertas ao público e devidamente sinalizadas, cumprem a função em plenitude sem multiplicar sanitas e despesas em manutenção.
Relativamente ao PS, considero que se o actula executivo da JFL queria mostrar obra feita com o seu programa, não deveria ter incluído as fotos da avenida nem da fonte na brochura uma vez que não são obras da sua competência e responsabilidade, mas sim da CMM.
Publicada por Pearl-Harbor às 10/09/2009 12:36:00 da manhã 28 comentários
Publicada por D'artagnan às 10/08/2009 09:10:00 da manhã 1 comentários
Publicada por D'artagnan às 10/08/2009 08:43:00 da manhã 0 comentários
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/07/2009 09:48:00 da tarde 0 comentários
"Nesta edição pode descobrir que o vício de Carlos Cabral são os tremoços e amendoins; que a coisa mais radical que César Carvalheira fez foi conduzir um barco sem saber nadar(...)"
Publicada por D'artagnan às 10/07/2009 09:57:00 da manhã 1 comentários
"Estimados elementos da administração do Blogue AmoteLuso,
A Lista do PSD candidata à Junta de Freguesia de Luso, vem por este meio solicitar à administração do Blogue a colocação de um Post com o seu Manifesto Eleitoral devido à impossibilidade de o poder fazer.
Não pretendemos ter vantagem sobre outras listas devido à divulgação do mesmo no Blogue, mas tão só passar a nossa mensagem num espaço que consideramos útil para discussão de assuntos considerados do interesse de toda uma comunidade.
MANIFESTO ELEITORAL
Estimados habitantes da Freguesia de Luso,
Consideramos as próximas eleições Autárquicas como uma oportunidade. Uma oportunidade para mudar. Uma oportunidade para novas ideias, novos projectos, novas caras com novos modos de pensar e de ver o Luso e a sua Freguesia.
Do nosso ponto de vista, nos últimos anos não houve inovação mas sim estagnação. Independentemente da capacidade das pessoas, consideramos ser necessário “sangue novo” na Junta de Freguesia do Luso.
Somos uma equipa jovem cujo projecto aposta no desenvolvimento da Freguesia. Para esse efeito vamos trabalhar em conjunto com a comunidade.
O projecto tem por base três palavras essenciais:
Preservar, Mudar, Inovar
Preservar - Apesar de considerarmos não ter havido inovação, mas sim estagnação, consideramos que nos últimos mandatos foi feito um bom trabalho por parte de quem foi comandando os destinos da nossa bela terra e sua Freguesia. Não pretendemos retirar o mérito a quem o teve, pois entendemos que esse é pertença de quem fez alguma coisa para o merecer. É neste contexto que entra a palavra “preservar”. Preservar o que de bom foi feito.
Não deixaremos de parte o contínuo melhoramento das condições de vida da população através da manutenção e melhoramento das infra-estruturas já existentes.
Mudar - Existem coisas que consideramos não estar bem. Prioridades serão definidas no sentido de mudar o que for possível porque os recursos são escassos e não estamos em tempo de desperdício.
É importante que nos sintamos bem na nossa terra. Se isso acontecer, quem nos visitar sentir-se-á igualmente bem.
Não hesitaremos em mudar o que for necessário se tal se tornar uma mais-valia e um bem para todos.
Inovar - Inovar será a nossa principal aposta. Inovar na maneira de trabalhar. Inovar na comunicação com as pessoas e as instituições.
Ouvir as pessoas será prioridade. As reais necessidades de cada pessoa e o que cada um pensa são informação importante. Portanto, é necessário que cada um transmita as suas necessidades, ideias e sugestões. Vamos dialogar sobre os temas da nossa terra e utilizar o resultado do diálogo para definir prioridades e planos de acção e de investimento.
Atender às necessidades e projectos das instituições e associações é essencial para o desenvolvimento social e cultural da comunidade em que se inserem. Por este motivo, pretendemos dar-lhes voz, agendando reuniões para ouvir as suas necessidades e projectos. Com o objectivo de gerar receitas, vamos apoiar e promover actividades desportivas, culturais e lúdicas que sejam sugeridas.
Temos ideias para fomentar o Turismo e atrair pessoas para o Luso, por forma aumentar as suas receitas. Instituições e Associações fortes, quer sejam com ou sem fins lucrativos, são fundamentais para atingir esse 7003
objectivo. Trabalhando em conjunto, poderemos melhorar o panorama actual. Uma Freguesia e um Luso activos podem gerar mais e melhor qualidade de vida, bem como maior riqueza para toda a comunidade
Este texto serve para apresentar as nossas linhas de orientação. Informação mais detalhada será enviada brevemente através do nosso “Programa Eleitoral”.
Apelamos à mudança e, com ela, à confiança no nosso projecto para a Freguesia de Luso, seguindo uma frase que surgiu espontaneamente numa das nossas reuniões de trabalho:
“ Por um futuro diferente para servir toda a gente “
Atenciosamente,
Lista do PSD candidata a Junta de Freguesia de Luso
Publicada por ADMINISTRAÇÃO às 10/07/2009 09:23:00 da manhã 1 comentários
O Luso recebe de 7 a 10 de Outubro, um grande evento desportivo de nível internacional – a Taça da Europa de Patinagem Artística.
Durante quatro dias vão estar em competição, no pavilhão, equipas nacionais de nove países europeus – Áustria, Eslovénia, França, Holanda, Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, Espanha e Portugal - e mais de 150 atletas (masculinos e femininos) de vários escalões: minis, cadetes, juniores e seniores.
A competição, da responsabilidade da Confédération Européenne de Roller-Skating (CERS), é organizada pelo Comité Européen de Patinage Artistique (CEPA), com o apoio da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) e da Câmara Municipal da Mealhada (CMM), sendo disputada em várias disciplinas: singulares, pares, in-line e solo dance.
As provas decorrem diariamente, à tarde, a partir das 14 horas, e à noite. As manhãs estão reservadas para os treinos.
As entradas são livres.
Publicada por TAKITALA às 10/05/2009 07:17:00 da tarde 4 comentários
ESPERO QUE ISTO NÃO ACONTEÇA EM MORTÁGUA......
http://www.youtube.com/watch?v=YTrGnsnJboU
EM PROL DO ESPECTÁCULO, ESPERO QUE O PESSOAL DA NOSSA ZONA
SE PORTE A ALTURA DO ACONTECIMENTO.
BOM ESPECTÁCULO.
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/05/2009 06:42:00 da tarde 0 comentários
Publicada por BURRIQUEIRO às 10/03/2009 10:03:00 da tarde 1 comentários
Pois é, mas é que ouvi mesmo... ou seja, a propósito das autárquicas, promover debates entre candidatos nos orgãos de informação locais.
Isto até seria bom e útil na Suécia, ou na Dinamarca, ou em qualquer um desses países, mas aqui, a única frase que me ocorre é uma frase do futebol:
"Jogam todos muito bem, mas no final ganha o Porto!"... "É o sistema!"
Publicada por D'artagnan às 10/02/2009 08:38:00 da manhã 3 comentários
Este espaço é de todos os que amam o Luso e o Buçaco! A sua opinião pode contribuir para que algo se modifique! Colabore connosco!
As opiniões expressas neste blog, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A Administração declina quaisquer responsabilidades sobre actos, textos ou opiniões dos participantes.