segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma Análise rápida

Da análise dos resultados para Câmara municipal da Mealhada entre 2005 e 2009 verificamos o aumento de 1529 votos no PS compostos pelo aumento de votantes (534) o decréscimo dos votos do PSD (705) o decréscimo dos votos no PCP-PEV (96) a inexistência de votos para o CDS (123) a diminuição dos votos em branco (69) e a diminuição dos votos nulos (2), ou seja, o PS ganhou votos a todas as áreas possíveis, inclusive à abstenção, pelo que se pode dizer q1ue este vai ser um mandato ainda mais sólido que o anterior. Nitidamente pode afirmar-se que o projecto concelhio de Cabral foi aprovado por larga (ainda maior) maioria ficando claro qual o caminho que os habitantes do concelho da Mealhada pretendem para os próximos quatro anos.

O mesmo tipo de análise aplicada à Assembleia de Freguesia de Luso verifica-se que o acréscimo de votantes (141) se distribuiu num aumento de votos no PS (4) , num aumento de votos no PSD (167) numa diminuição de votos no PCP (22) e numa diminuição dos votos em branco (8). Ou seja, face às eleições de 2005, verificamos uma diminuição de 0,4 % de votos no PS, uma diminuição de 22 % de votos no PCP-PEV, uma diminuição de 22% dos votos em branco e um AUMENTO de 42% de votos no PSD. Uma vez que estamos a trabalhar com percentagens, isto até poderia não querer dizer nada, mas se analisarmos os resultados para a Câmara Municipal no Luso, verificamos que: o acréscimo de votantes se distribuiu desta vez, num acréscimo de votos no PS (144), numa diminuição de votos no PSD (4), na diminuição de votos no PCP-PEV (1), na inexistência de votos no CDS (13), no aumento dos votos em branco (20) e na diminuição dos votos nulos (5). Ou seja, face às eleições de 2005, verificamos um AUMENTO de 19% no votos do PS e uma diminuição de 0,8 % de votos no PSD.

Ou seja, filtrando os dados verificamos que o acréscimo de votantes no Luso, votou maioritariamente no Claudemiro para a Assembleia de Freguesia e em Cabral para a Câmara Municipal, com as devidas ilações a retirar quer por parte de Homero Serra quer por parte de Carvalheira sobre este assunto.

Sem comentários: