quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Luso, Destino Turístico ?

Quem viajar um pouco (nem sequer é preciso muito), depressa se apercebe que há locais do mundo com grande capacidade de captação de turistas - não só em quantidade mas em capacidade de gastar dinheiro mesmo que para isso tenham de contrair empréstimos. Não são locais turísticos mas sim destinos turísticos (que são duas coisas distintas). Só existe um destino turístico quando há todo o tipo de valências destinadas a todos os segmentos de mercado - baseia-se no princípio de que todos os turistas são bem vindos pois aqueles que hoje são modestos podem muito bem vir a ser de luxo num futuro próximo. Mais... baseia-se no princípio de que a relação entre turista de luxo e capacidade de gastar dinheiro que reverta a favor do desenvolvimento do próprio destino é tudo menos linear, sendo comum ver um casal de 18 anos a gastar bem mais que um casal de 81 anos.

Outra questão relativa aos destinos turísticos, resume-se à abrangência territorial, sendo utópico, nos dias de hoje, pensar numa terra isolada como destino turístico. Há falta de "volume crítico" a todos os niveis, seja ao nivel da quantidade de turistas, pessoas com formação específica na área de hotelaria e turismo, etc, etc, etc...

Essencialmente, aquilo que faz falta, é a existência de alguém que, de facto, perceba "alguma coisinha" de turismo, dentro da Câmara Municipal da Mealhada, ou que pelo menos, haja a humildade de (finalmente) recorrer a algumas das empresas de consultoria sérias e com créditos firmados a nível internacional, que elabore um plano sustentável e viável para o turismo no Concelho da Mealhada (e não apenas no Luso).

Nos tempos que correm, com cadeias hoteleiras cujos hotéis, ancorados em destinos turísticos "maduros" como "Lisboa", "Algarve" e "Madeira", a não conseguirem cumprir os orçamentos mensais ( e assim a ter prejuízos), será de estranhar que, haja investidores sérios, que não sejam apenas produto da vontade da reeleição, que estejam dispostos a investir neste concelho.

É uma pena que ninguém comente nem faça nada, relativamente a este tipo de demagogia que cada vez nos vai enterrar mais.

Está para acabar mais um mandato PS, e a pergunta terá de ser colocada assim:

"O que é que de facto mudou durante este tempo?"
"Os negócios locais estão mais prósperos? "
"As pessoas vivem melhor e podem encarar o futuro com mais optimismo?"
"O Caminho político escolhido tem dado algum resultado?"
"Não estará na hora de mudar?"

Pensem nisto...

2 comentários:

Pedro Costa disse...

É quase isso, D'artagnan, é quase isso. Só faltou dizer que o paradigma está a mudar e que neste momento não sabemos ainda muito bem para onde ir. Hoje, projecções são tiros no escuro.

BURRIQUEIRO disse...

POIS É CAROS COLEGAS, SAO TIROS NO ESCURO E NAO SABEMOS QUE EM QUEM VAI ACERTAR, E QUEM SERÁ O ALVO..........