quarta-feira, 29 de julho de 2009

Novos Caminhos são Possiveis?


Depois do recente e infeliz episódio do encerramento das termas, ficaram mais do que claros vários factos relativamente à nossa terra:

1 º - O balneário é e será sempre a "locomotiva" do Luso. Qualquer coisa que com ele aconteça afecta directa e imediatamente a vida de todos os lusenses.

2º - A excessiva e continuada dependência (quase em exclusivo) do balneário fez com que num ano como este, surgisse um "vazio" de oferta turística que é incompreensível numa terra que (felizmente) tem outras armas além do referido balneário.

Ou seja, face à existência do Bussaco, da localização privilegiada no centro de Portugal e a proximidade de Coimbra e a integração numa zona de gastronomia e vinhos como é a Bairrada, o mais normal seria que o impacto do negócio termal não fosse tão grande e violento como se tem estado a revelar.

Sendo assim, está mais do que claro que a aposta em alternativas viáveis, que nos diferenciem face às outras terras, já deveria ter sido feita há muitos anos, mas teimosamente, todos (ou quase todos) ficaram à espera de ver o que é que a SAL e a CMM fariam. Uma espécie de atitude de "eles é que têem a obrigação de fazer enquanto que nós vamos recolher os frutos".

Mas nada está perdido! Estamos sempre a tempo de mudar a atitude base e passar a abordar o negócio da nossa terra com auto-responsabilidade e de passar a colaborar com os nossos conterrâneos de modo a que todos possam viver melhor e encarar o futuro com outros olhos, mais dependentes dos seus próprios passos do que dependentes da SAL ou da CMM.

Não digo com isto, que a SAL ou a CMM se possam alhear à sua missão de lideres, porque isso jamais acontecerá, digo, isso sim, que devemos nós próprios procurar a partilha dessa liderança e responsabilidade, nomeadamente como a divulgação e criação de novas ideias (que sejam exequiveis) que possam colocar o Luso numa nova rota de convergência com o crescimento e estabilização em alta, da procura turística de qualidade.

Para tal, como em todos os projectos e ideias, devemos começar pelo princípio e dar ao Luso uma face nova, de gente nova e ideias frescas.... :-)))

Julgo que dentro de alguns dias haverão novidades das quais todos os lusenses irão gostar e com as quais poderão ganhar e melhorar.

Veremos...

8 comentários:

orangotango disse...

Continuem a votar no PS para a JFL e para a CMM, e vão ver o trambolhão final...
Ainda não viram que o PS não ganhou em lugar nenhum do Distrito de Aveiro, a não ser na Mealhada???

Cada um tem o que merece!!!
Tomem as elações que qizerem.

Adelo disse...

QUE OSDEUSES TE OIÇAM, MEU CARO MOSQUETEIRO.

BURRIQUEIRO disse...

ACHO QUE ESTA NA HORA DA MUDANÇA..........PSD.
E JA AGORA, SERA QUE O LUSO NAO VIVE SEM AS TERMAS? SERA QUE O PEQUENO NUMERO DE TERMALISTAS
FARÁ A DIFERENÇA PARA MUDAR O DESTINO DO LUSO? SERÁ QUE NAO EXISTEM OUTRAS COISAS?

Pearl-Harbor disse...

Ao contrário do nosso amigo orabgotango, eu acho que mais do que uma questão de partidos, trata-se de uma questão de pessoas. No que diz respeito à politca local, a partidarite que afecta muito boas pessoas é que as estraga. Arregaçem é as mangas e esqueçam a partidarite. Limitemo-nos a solicitar aos políticos aquilo em que têm efectivamente responsabilidade e o resto que o façamose construamos nós. É lamentável que num post que se refere a coisas para as quais há anos que venho debatendo com alguns amigos que no Luso têm negócios, mais uma vez, venha a partidarite tentar influenciar, tirar proveito, alambazar o que deve ser objecto da iniciativa privada e a quem devem ser, de igal modo, atribuídos os créditos.
Será que as forças vivas PRIVADAS desta terra ainda não perceberam que o território, por mais PDM, Planos estratégicos, Planos sectoriais, Luso Inova, ou outra coisa qualquer, será sempre uma construção do povo que nele habita?
Não serão os privados que, com a sua inicativa, os seus sentimentos e desejos de um lugar melhor, com a sua visão e objectivos de negócio, que terão a faca e o queijo na mão? Afinal, quantas provas todo o terreno (desde mais sérias, aos passeios domingueiros entre amigos) é que se fazem na zona do Luso (Jipes, Motos, Bicicletas)? Quantas festas (religiosas ou não) é que se realizam? Quantas pensões, cafés, restaurantes, lojasde pequeno comércio e unidades fabris existem? Será que estas coisas existem ou realizam-se porque são os políticos que o desejam? Foram eles que as pensaram? Foram eles que se sacrificaram, profissional e familiarmente, para que fossem uma realidade? Na melhor das hipóteses, terão dado o seu aval, apoio moral e, num ou outro caso, algum apoio monetário. E é essa a sua função!!
Por isso, e porque este comentário ja vai longo e estou um bocado farto de escrever esta opinião, quero apenas dizer aos políticos ou aspirantes a tal que olhem para as iniciativas e as apoiem. Julgo que nesse aspecto o Concelho da Mealhada está a um nível muito razoável que, não sendo o óptimo, será o possível. Aos politiqueiros e opositores pela tachice, gostava de incitar a trabalhar. Experimentem colocar mãos à obra e verão o que pode nascer.

D'artagnan disse...

Devo esclarecer que este post em nada tem a ver com política, mas apenas em levantar um pouco o véu sobre um novo projecto que está a surgir no Luso.

Nesse projecto há duas vertentes: uma que necessariamente terá de ser feita pelas entidades públicas de modo a que se inicie e outra que dependerá exclusivamente dos lusenses e da sua vontade de ganhar dinheiro.

Há que ter calma, que as coisas estão a decorrer...

orangotango disse...

Todos sabemos que cabe à iniciativa privada, os investidores, desenvolverem negócios e constituirem-se em associações ou comissões, com o intuito de desenvolver esses negócios/actividades.
No entanto, sabemos o quão necessários são os organismos autárquicos, ao nível de infra-estruturas de base, bem como a ligação ao poder regional e nacional. Então, será com os elementos que actualmente constituem a JFL e a CMM, que alguma coisa, possa acontecer???
Não voto PS nem PSD, e mais não digo, pois estou cheio de trabalho.
A propósito desculpem o Pretuguês, e espero que aceitem este pensamento honesto, que poderá até ser errado.

Saudações das terras das 4 maravilhas

getsmart disse...

Meu caro Orangotango

Cada um tem o que merece, segundo o que diz.
Mas convém lembrar que há alguns anos atrás o Luso de Barriga cheia, nem um copo de àgua para a Mealhada queriam deixar ir.
Por isso partidarismos à parte, porque pela boca morre o peixe. Ontem repudiava-mos, hoje suplicamos.

Urtigão disse...

Olá a todos...novamente

Após longa ausência vejo que o pearl continua em grande forma...

D'artagnan, para quando essas novidades? fiquei curioso...desvenda mais um pouco desse mistério :-)

Quanto ao nosso "amigo" getsmart, seria melhor fazer jus ao nome e lembrar-se que o prejuizo do Luso é também o prejuizo de todo o Concelho. É necessário deixar as guerrinhas de parte e começarmos a ver o Concelho como um todo.