sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Quando não há estratégia nem programação, sobram joelhos.

As eleições autárquicas estão de novo à porta. Um ciclo de 4 anos que termina e outro que está prestes a iniciar-se, e não me devo enganar muito se disser que este novo ciclo será a continuação do anterior, ou seja, com o PS a governar os destinos da nossa terra.
Esta convicção leva-me a perguntar a mim próprio se no próximo domingo irei votar ou se, indo à escola primária, não irei votar em branco.
Analisando bem as coisas, os partidos que se candidatam: PS, PSD e CDU conseguiram quase uma proeza inigualável. O PS apresenta na sua lista, em lugar elelgível, uma pessoa que, pertencendo a uma facção contrária à do actual presidente, disse tudo o que de mal havia para dizer sobre este, convencido que uma vitória na concelhia seria suficiente para (finalmente) deixar a JFL e passar para a CMM ou para vôos ainda maiores. Afinal, o avião nem descolou. Contudo, o que foi dito, dificilmente se consegue esquecer.
O PSD reúne muito boa gente do Luso, mas sendo amigo de muitas daquelas caras, reconheço a falta de ambição colocada na elaboração da Lista. A CDU elaborou uma carta de retórica à pressa sem estratégia nem organização.
O mérito tem que ser dado a quem se mobiliza para prestar um serviço público e, nesse ponto, todos têm a minha admiração. Contudo, sei que nas listas a votos, principalmente nas do PS e do PSD, muitas pessoas há que lá estão porque estão a fazer o jeito a um amigo, outras nem sabem porque lá estão e outras há que lá estão, não pelo Luso, mas porque lhes dá jeito, profissionalmente ou porque julgam que tal lhes permite levantar o nariz mais para o ar quando caminham na rua. Casos houve de convites feitos por militantes de partidos a pessoas que sabiam representativas de determinado grupo social e que obtendo um não como resposta justificado pelo pouco tempo disponível para se envolverem com algo que entendem como sério ( e nesse caso, por uma questão de responsabilidade social, decidem nãoa ceitar o convite), se voltaram para a pessoa e lhe disseram: "Epa, mas tu nem precisas de lá ir nem nada!".
Se me dissessem isso a mim podem ter a certeza que mandava a pessoa ir bardam..da!

Estive a perder um bocado bom de tempo a analisar os manifestos eleitorais dos principais partidos que concorrem no concelho da Mealhada e, especificamente, na freguesia de Luso: PS, PSD e CDU.

Há propostas que se repetem quase todos os anos: construção de rotunda na venda nova /abrigos nas paragens de autocarro / acessos e piscina no parque de campismo / apoio aos pavilhões / sinalização vária / criação de parque infantil / Quinta do Alberto / asfaltamento de acessos, etc... etc... etc...

Há também algumas pérolas que julgo não lembrar a ninguém como:
Programa do PSD - propostas da Câmara para o Luso:
- "Promover a revisão do PDM(...)" - Amigos... está em revisão há já algum tempo! Actualizem-se! Só pode ser revisto como acordo da CCDR e tem prazos estipulados. Não é quando o presidente da Camara quer!
- "Criar uma marca turistica internacional, por contraposição com a marca local "4 maravilhas", (...)" - Reparem no preciosismo na referência a marca LOCAL. Como foi obra boa e de sucesso do PS, há que deitar tudo à rua para fazer uma coisa do PSD. E vamos deitar fora todo o trabalho, empenho e dinheiro gasto (para não falar de empenhos e sacrificios pessoais) só porque não fomos nós que fizemos. Fantástico!
- Reestruturar o parque do lago do Luso, despoluindo-o e tornando-o próprio para a utilização balnear livre para toda a população(...)" - Só de uma cabeça de Burro é que poderia vir tal ideia. Transformar o lago numa praia? É de loucos! Querem uma praia para lá ir 2 ou 3 meses por ano para no resto do ano estar a levar com os cagalhoes de cão que fazem a sua voltinha ao fim do dia? Será que esta ideia é de alguem que foi a Castanheira de Pêra e truxe de lá o modelo? Só que aquela terra não tem praia a menos de hora e meia de viagem. Transformar o lago numa praia para entupir ainda mais de carros o Luso? Amigos, o Luso precisa de turistas a sério, com dinheiro e de um turismo forte, cada vez menos sazonal. Quem tem dinheiro e procura praia já tem casa no Algarve ou no Sul de França ou Espanha ou no Brasil. Quem é que querem ver na praia do Lago do Luso? o Tuenga de tanga?

Propostas da Junta para o Luso:
- construção de parque de merendas - apesar de não concordar com esta perspectiva dos parques de merendas, ainda assim questiono, onde? capacidade? estacionamento?
- Construção de casas de banho no parque do lago - penso que será dinheiro deitado à rua uma vez que o lago já tem casas de banho nos campos de ténis ou nas piscinas que podem facilmente ser abertas ao público e devidamente sinalizadas, cumprem a função em plenitude sem multiplicar sanitas e despesas em manutenção.


Relativamente ao PS, considero que se o actula executivo da JFL queria mostrar obra feita com o seu programa, não deveria ter incluído as fotos da avenida nem da fonte na brochura uma vez que não são obras da sua competência e responsabilidade, mas sim da CMM.

Programa do PS - propostas da Junta para o Luso:

- dotar o parque do vale da igreja com condições(...)para acolhimento de auto-caravanas - considero grave esta permissa uma vez que o Luso tem um parque de campismo que até é gerido por uma familia da terra e, portanto, estes veiculos, por lei, quando existe uma estrutura de campismo na localidade, é para la que devem ser encaminhados.
- construção de um parque de merendas - (aplico o mesmo que ja disse em relação ao PSD)

Mas depois de lidos os programas, ficam algumas sugestões de coisas que o Luso necessita mesmo e que, inexplicavelmente, nenhuma força politica ousou focar:
-necessidade fundamental de reestruturar as captações para abastecimento de água aos lares dos Lusenses. Não podemos ter nas nossas torneiras água de Coimbra (ela já vem até à lameira). Falta água no Luso no Verão.
- necessidade fundamental de acabar com os maus cheiros da LusOliva. Fui à Cruz Alta na passada sexta-feira e observei o local onde se precipitava o fumo que vinha daquela chaminé... o Centro de estágios.
- Criação do Museu da Água do Luso - sugiro que a Casa Miralinda seja convertida num museu com uma exposição permanente sobre a Água do Luso (já tivemos um bom ensaio com a exposição realizada há alguns anos). Reuna-se o espólio e coloque-se à vista de todos. Boa iniciativa no seio da Fundação Luso.
- Criação da Pousada da Juventude na Pensão Avenida - iniciativa no seio da CMM e apoiada pelo PROVERE.

Estas são algumas das proposas que penso merecerem atenção, sobretudo as duas primeiras uma vez que quantos mais turistas estiverem numa terra que fica sem água no Verão e ainda por cima cheira mal, maior será a propaganda negativa e aí, não haverá projecto ou iniciativa que faça com que quem tem realmente dinheiro para gastar o venha cá deixar.

28 comentários:

Jorge Carvalho disse...

Está muito enganado menino! O meu Amigo Homero Serra não é militante do Partido Socialista, por isso não intervém em assuntos da Comissão Política. Além disso estou farto de altos voos, porque já me basta - e sobra - ser o n.º 2 da Comissão Política; ser o Secretário-Coordenador da mesma Comissão; ser membro do Secretariado Distrital e ser membro da Federação Distrital. Para mim chega e basta e se quisesse ir para a CMM até ia em 3.º lugar na lista do César Carvalheira. Mas como o que eu quero é PAZ e DESCANSO, estou bem como estou e sou FELIZ. E mais FELIZ serei se vos deixar para sempre, entregue às vossas melancolias, e partir para leste, onde estive e adorei.
Mas, sem qualquer espécie de vaidade, até tenho sido muito útil ao meu Luso. Tu até sabes bem em quê, porque convidei-te para várias reuniões e estiveste presente. Foi aí que se começou a resolver o problema da Mata do Buçaco, não foi D´ARTAGNAN? Lembras-te que alguns diziam que era impossível? Mas não foi, porque o meu grande Amigo Óscar Gaspar, a Rosa Maria Albernaz, o Afonso Candal e a Maria de Belém Roseiro ajudaram-me muito, como mais tarde o Senhor Presidente da Câmara também conseguiu concretizar os "impossíveis" das nossas reuniões com o caminho já aberto para falar com o Primeiro-Ministro e o Ascenso Simões. Mais uma vez o teu "ataque nipónico" à minha base peca por um demo-liberalismo confrangedor. Porém, continuarei a respeitar-te, não sou como aqueles que dizem que "nunca na vida falarão para a tua esposa".
És um bom rapaz João Carlos Henriques da Silva, mas parece que ainda não aprendeste a estimar aqueles que te admiram e que te indicaram para Presidente da Fundação Buçaco.
É a tua vida liturgista que, por vezes, te tira a lucidez e te puxa para um maniqueísmo sem limites.
Até sempre Amigo. Vê se me deixas em paz e ignora-me, porque eu não quero escrever para blogues. Vim aqui hoje, porque o Carlos Cabral me perguntou se eu sabia quem tinha escrito esta epístola no AMO-TE LUSO. Não percas tempo a responder-me, porque não vale a pena. Há que muito que estou vacinado para ataques gratuitos e, por favor, deixa-me em PAZ e SOSSEGO que eu bem mereço.Como és um dos Administradores deste blogue, segue o teu caminho e ignora-me.
Saudações do Jorge Carvalho.
LUSENSE, REPUBLICANO E SOCIALISTA

Jorge Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Carvalho disse...

Peço desculpa por anular dois comentários que eram iguais ao que escrevi. É a falta de prática. Tenho que ter mais umas lições de um Senhor que está na nossa lista em lugar elegível e que, por sinal, apoiava democraticamente a referida facção evocada pelo nosso conterrâneo João Carlos Henriques da Silva, mas que, tal como eu, sabe muito bem que primeiro colocam-se os interesses do Partido e deixam-se outros que não interessam para nada, como por exemplo, a apresentação da minha candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Luso em sede própria como muitos desejavam. Sei que tinha uma maioria de apoio que não daria hipóteses, mas primeiro está a minha dignidade, porque sempre afirmei que o melhor para comandar os destinos da Junta de Freguesia de Luso é o Homero Serra. Daqui a quatro anos vai deixar um vazio dificílimo de preencher. Para se falar da minha relação com ele, nada melhor que seja ele a dizer como nos respeitamos. Infelizmente estivemos sem um elemento (tesoureiro) durante muito tempo, mas cumprimos e trabalhámos a dobrar. Já gastámos mais de duzentos mil euros no mercado e rebentámos com a escala do orçamento. Tem de ser!
Com divergências, ou sem elas quero dizer a todos os Lusenses: Vejam em mim sempre um Amigo. Mudei muito nos últimos dois anos e tenho motivos para estar muito FELIZ, especialmente pelos êxitos conseguidos pelo meu querido SANDRO JORGE.

D'artagnan disse...

Caro Pearl

Devo relembrar-te que não há mau turismo, há apenas turismo e que falta um centro de diversão para a juventude para que esta acompanhe as outras gerações (as que segundo ti estão cheias de dinheiro).

Esses mesmos jovens, actualmente tesos que nem um carapau, são os futuros engenheiros e doutores cheios de "nota" do futuro.

Por isso mesmo, considero a ideia de uma praia fluvial ao género de "olhos de fervença" algo de positivo para um espaço que neste momento se encontra sub aproveitado.

Obviamente que teria de ser revista a forma de acesso (especialmente durante a noite) ao parque do lago para evitar problemas de outro género, mas tal como tu próprio verificaste, o anfiteatro natural do lago não pode ser ignorado.

Estás apenas a olhar para um gomo da laranja e a tentar adivinhar a que é que sabem os outros... :-)))

Abraço

Pearl-Harbor disse...

Em primeiro lugar gostava de deixar claro que os comentários que fiz relativamente a listas e a pessoas que as integram, não visam qualquer ataque a qualquer pessoa porque não tenho razão para dizer mal de quem quer seja. Apenas realcei o que me pareceu ser uma situação indecente e que foi o que transpareceu publicamente da resfrega eleitoral na concelhia do PS. Os intervenientes melhor saberão as motivações e as posturas que assumiram.

Relativamente ao João Silva, é um rapaz porreiro, educado e que no que respeita à Fundação Bussaco, foi proposto o seu nome pelo colega D'artagnam. Acabou por ser usado em proveito de outros. Às vezes é preciso saber ler nas entrelinhas. O prof. Cabral tinha um nome e o Dr. Marqueiro não tinha nenhum, não é? Mas creio que o Dr. João Silva saberá dizer por sua voz em local e momento oportuno o que lhe vai na alma em relação a este assunto.

Quanto ao amigo D'artagnan, vais-me desculpar mas acho que vês o futuro demasiado negro. Os jovens que dizes que serão os futuros tesos são agora... jovens. As coisas não serão assim indefinidamente. Dá-lhes tempo d crescer e desenvolver E quando falo de gente com dinheiro, sei do que falo. Ou achas que as lojas gourmet, os carros de luxo, os apartamentos e moradias acima de 1500000 euros, registaram uma subida no consumo porque este é um pais de tesos? Falta-nos gente com poder de compra. ela existe, só é preciso atraí-los ao Luso. E nesse campo, não é com o termalismo tradicional nem com pseudo praias que se cativa esta gente. E com apostas no requinte, na qualidade e na beleza. Eram estes os pergaminhos do Luso quando, na década de 40 a 60, o termalismo reinava no Luso. Era por isto que familias abastadas se instalavam meses nas pensões e hoteis do Luso e cá construiram casas. Hoje o Luso não é atractivo porque falta qualidade em muitas montras, no piso das ruas, nos passeios tortos, no estacionamento, nas propostas de animação turistica, no aproveitamento dos recursos endógenos, no atendimento de boa parte dos estabelecimentos comerciais, na divulgação do destino Luso-Bussaco. Falta uma visão de futuro mas sobram visões de passado e de derrotas antecipadas.

É esta mentalidade que leva o Luso ao fundo. Por isso, e porque sei bem como é que o Luso pode aproveitar os seus espaços, nomeadamente o Lago, é que não posso concordar com o biquini e a tanga no relvado ou no areal. Seria reforçar a sazonalidade económica da terra e destruir um espaço que é procurado todas as semanas por muita gente que vem de fora e que ali encontra um recanto calmo, ranquilo, próximo de todas as comodidades que o Luso oferece e onde pode passear, ler um livro, dormir uma sesta, em familia ou a solo. Uma piscina de qualidade SIM. Mas deixem a praia para a figueira, mira , tocha ou o algarve.

Egídio Peixoto disse...

Eu só tenho a dizer que assisti a um bom debate. Onde foram debatidos muitos pontos interessantes, ou cruciais para o Luso e não só, para todo o concelho da Mealhada.
Até porque todas as terras são importantes neste concelho, mas o Luso - Buçaco é deveras a mais importante em termos turísticos e historiais.
Só quem ama a sua terra é que pode discutir assim, não colocando o interesse partidário acima de tudo, mas sim o bem-estar local, porque muitas das vezes ou a maior parte das vezes não são os partidos políticos que fazem a diferença numa terra mas sim o povo, o cidadão que dela gosta e por ela luta sem apegos pessoais.
Bem hajam lusenses, ou melhor como mealhadense que sou, sempre gostei com carinho de chamar “burriqueiros”às pessoas do luso.
Agora só posso dizer que é um bom post e intervirão pessoas que amam o Luso com opiniões diferentes mas muito construtivas para o LUSO a terra princesa do concelho da Mealhada…

D'artagnan disse...

Pearl

Escreveste em resposta:

"Os jovens que dizes que serão os futuros tesos são agora... jovens."

Lê bem.. eu escrevi:

"Esses mesmos jovens, actualmente tesos que nem um carapau, são os futuros engenheiros e doutores cheios de "nota" do futuro."

OK? :-)))

Pearl-Harbor disse...

Epa... então estamos de acordo nesse ponto. Foi lapso de leitura meu. E pelos vistos a nossa opinião é comum no que se refere a criar atractivos maiores e melhores para os jovens de cá e para os de fora. Até concordamos que a água é o melhor veículo para isso. Discordamos é do local. O lago deve manter-se como está. Aumentem a piscina ou façam a barragem de vale da ribeira. Mas o lago é um traço caracterizador fundamental da "personalidade" Lusense e burriqueira como diz Peixoto. Abraço

Anónimo disse...

O Homero Serra deveria ter saído da JFL neste mandato e não voltar a candidatar-se a mais 4 anos.
Percebo que ele assumiu um compromisso com o Prof. Cabral e quer honrá-lo. Mas depois de tantos anos na Junta e de tanta obra que deixa ao Luso, este anos poderia ter a sua saída em grande com os melhoramentos ques estão à vista de todos. Não precisa de andar mais 4 anos a aturar quem o menospreza, quem o trata mal, quem o insulta, às vezes por coisas que não lembrariam ao diabo, coisas vãs, futilidades. Pessoas que quando precisam se aproximam e que quando se esquecem, o escarnecem.

Queria ver como é que o PS se safava no Luso se não fosse ele neste acto eleitoral. Não é à toa que este ano surgem Claudia Melo e Tiago Ângelo numa lógica de preparação do futuro. O PS de daqui a 4 anos terá, certamente, um destes dois como cabeça de lista. Ou não!

O que é certo é que o Luso precisa de gente com conecimentos, com ambição, com vistas largas e sem vaidades. Com humildade suficiente para saber ouvir cada um e perceber as suas necessidades, reivindicações e promover esta terra para além da obra de cimento e pedra (sempre precisa, claro).

Mas alerto desde já para o que considero mais importante neste momento. A lista vencedora destas eleições terá uma responsabilidade acrescida no que ao desenvolvimento social e económico diz respeito. Os próximos 4 anos (2009 - 2013) são os últimos anos de apoios comunitários do QREN.Se a JFL tem dinheiro, está na hora de promover ou apoiar projectos válidos a médio longo prazo que garantam a sustentabilidade da terra. Está na hora de investir dinheiro nas contrapartidas nacionais de financiamentos comunitários para projectos de futuro. É que depois de 2013, se calhar acaba-se a mama e depois fica tudo a pensar no que poderia ter sido feito e não foi. Na minha opinião serão 4 anos de fogo que têm e devem ser encarados com responsabilidade, dinamismo e garra.

Quem não ganhar, tem a responsabilidade de apoiar o vencedor e dar contribuots válidos. O que ganhar tem a obrigação de escutar e decidir. De respeitar os adversários. Para que não aconteça como quando o Luis Brandão propõs a colocação de lugares de estilo no Luso e demais localidades da freguesia e foi enxuvalhado por quase todo o executivo da JFL. Foi uma vergonha! No entanto, 1 ou dois anos depois, lá estão os lugares de estilo (obra do PS, claro)!

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Caro Pearl. O título deste post é fenomenal e dava assunto para resmas de posts.
Quanto ao desenvolvimento do post, destaco o retrato lúcido, numa perspectiva algo amarga e sem ilusões, que também partilho, de que nada de substancial mudará após estas autárquicas.
Um abraço.

Jorge Carvalho disse...

Vão mudando sempre muitas coisas, como a bomba atómica sobre HIROSHIMA e NAGASAKI depois do ataque a PEARL HARBOUR consentido propositadamente pelos americanos. O Serra é um gajo porreiro, até arranja emprego num POC para a irmã do PEARL. Não cuspas na sopa, meu lindo. E quanto aos assuntos da Concelhia Socialista, tu só falas aquilo que ouves dizer. EU ESTOU LÁ E SOU SÉRIO! Tens muita razão em falar em coisas indecentes. Fazes-me lembrar uma volta a Portugal em bicicleta em que o ALVES BARBOSA seguia muito isolado na etapa que terminava em Valongo. De repente, vários indivíduos saíram de um matagal e abalroaram-no da bicicleta, não deixando prosseguir para beneficiar o RIBEIRO DA SILVA que estava em segundo lugar. Ganhou a volta a Portugal o RIBEIRO DA SILVA. Se fosse eu não recebia o prémio. A situação que evocas é muito semelhante, mas há uma coisa em que somos diferentes dos demais Partidos: Temos disciplina partidária e isso para mim é sagrado. E eu gosto muito do CARLOS CABRAL, é um dos meus melhores Amigos, sem dúvida nenhuma. Já o provou muitas vezes. Se alguma coisa existiu de indecente, não foi o Secretário- Coordenador que deu azo a tal. Mas, verdadeiramente, o que é houve de indecente, poderás elucidar-me?
Sobre o teu colega D´Artagnan ter sugerido o teu nome, neste blogue, para a Fundação Buçaco, nada mais, porque ele, também, nada mais poderia fazer. Eu também sugeri o teu nome, mas foi para os deputados do PS e a mensagem chegou ao Primeiro-Ministro. Não passou e peço-te desculpa, porque sou "pequenino", quando outros valores se levantam. O Dr. Marqueiro tinha o teu nome, sugerido por mim, mas... fala comigo que eu conto-te ao ouvido. Não vou aqui lavar roupa suja, não vale a pena.
Tens razão ao dizeres que a piscina deve ser aumentada. Espero que isso seja verídico nos próximos quatro anos. Sobre o Vale da Ribeira não sonhes muito, porque outros valores se levantam. Eu sou a favor da construção da represa a 100% e peca por tardia.
Domingo que ganhem os melhores e que haja concludência sobre muitos aspectos. O Presidente não é querido por todos, porque, para isso, teria de obter a totalidade dos votos. O Jorge Carvalho, ao contrário do que tu afirmas de modo erróneo, não está em lugar elegível, porque terá que passar pelo crivo dos votos da Assembleia de Freguesia, assim como qualquer outro elemento para a Junta e Assembleia de Freguesia. Só é eleito automaticamente o Presidente da Junta, nas eleições de Domingo.
E pronto, vou terminar dizendo-te uma coisa. Acredita se quiseres. A lista da Assembleia de Freguesia do PS foi quase toda feita por mim. Tem muita juventude que são o futuro do nosso Luso. Não te esqueci, porque te reconheço valor para ombreares com qualquer um. Tens é que perguntar, porque é que a minha proposta não foi aceite. Abstenho-me aqui de falar sobre isso, como é meu direito. Só a ti falarei sobre o assunto, se quiseres saber algo do mesmo.
Um abraço! Que sejas muito feliz na tua vida ao lado da tua esposa, que nunca vos falte a alegria, a felicidade e o amor.

Jorge Carvalho disse...

Gostei das palavras sábias do "ESTRANJEIRO". Queria dizer-lhe que o Luso se "safava" sempre nestas eleições, mesmo sem o Homero. E sabe porquê, meu Amigo? Porque as pessoas têm memória e não esquecem que o actual candidato do PSD à Junta de Freguesia, já o foi há oito anos. E o que é que aconteceu? PERDEU O MANDATO POR FALTAS!!!!! SÓ APARECEU DUAS OU TRÊS VEZES NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA!!!!! Acha que isto é ter o dever de pugnar pela nossa Terra? Valha-me Deus!O Homero passa a vida a "tratar" do LUSO diariamente. Acha que o candidato do PSD tem a mesma disponibilidade e o saber do Homero? Homero Serra é um Doutor "Honoris Causa" em matéria LUSO. O seu opositor, bom rapaz, brincalhão, simpático, mas... e o resto.
Quanto ao Luís Brandão e os lugares de estilo, está enganado, porque há muito que a Junta os pretendia colocar em todos os lugares da Freguesia. Lembro-me perfeitamente que esse assunto esteve entregue ao secretário, Senhor António Esteves, que, no mesmo ano, se encarregou dos números de polícia. Porém vão aparecendo outras prioridades, que, infelizmente, não nos deixam chegar a todo o lado. Não vai acreditar no que lhe vou transmitir. Leu o Programa Eleitoral do PSD para a Freguesia de Luso? Certamente que leu. O que lá vem escrito é pura demagogia e explico-lhe porquê. Aquele programa é para vinte anos!!!!!! Porquê? Porque não entram verbas na JFLUSO, em quatro anos, para se cumprirem tantas promessas. Sejamos realistas e vou dizer-lhe mais uma coisa. Depois dos gastos com o mercado que já ascendem a mais de 200 mil euros, de onde vem o dinheiro para acabar, por exemplo, as obras do cemitério? Cemitério e Mercado pertencem à Junta de Freguesia de Luso e só a boa-vontade da CMM é que nos tem valido. Não se trata de escrutar, porque nada está oculto. As mentes estreitas são vencidas pela desgraça, as mentes superiores triunfam sobre ela e as grandes expectativas fazem os grandes homens e nada de grande se alcança sem entusiasmo. É por isso que o candidato Homero Serra sabe que antes de gritar "vamos!", deve planear qual a direcção a seguir. Deixemo-nos de aventureiros e pugnemos por um LUSO SEMPRE NA FRENTE.
Com os melhores cumprimentos e felicidades para todos do,
Jorge Carvalho
LUSENSE, REPUBLICANO E SOCIALISTA.

Jorge Carvalho disse...

Vão mudando sempre muitas coisas, como a bomba atómica sobre HIROSHIMA e NAGASAKI depois do ataque a PEARL HARBOUR consentido propositadamente pelos americanos. O Serra é um gajo porreiro, até arranja emprego num POC para a irmã do PEARL. Não cuspas na sopa, meu lindo. E quanto aos assuntos da Concelhia Socialista, tu só falas aquilo que ouves dizer. EU ESTOU LÁ E SOU SÉRIO! Tens muita razão em falar em coisas indecentes. Fazes-me lembrar uma volta a Portugal em bicicleta em que o ALVES BARBOSA seguia muito isolado na etapa que terminava em Valongo. De repente, vários indivíduos saíram de um matagal e abalroaram-no da bicicleta, não deixando prosseguir para beneficiar o RIBEIRO DA SILVA que estava em segundo lugar. Ganhou a volta a Portugal o RIBEIRO DA SILVA. Se fosse eu não recebia o prémio. A situação que evocas é muito semelhante, mas há uma coisa em que somos diferentes dos demais Partidos: Temos disciplina partidária e isso para mim é sagrado. E eu gosto muito do CARLOS CABRAL, é um dos meus melhores Amigos, sem dúvida nenhuma. Já o provou muitas vezes. Se alguma coisa existiu de indecente, não foi o Secretário- Coordenador que deu azo a tal. Mas, verdadeiramente, o que é houve de indecente, poderás elucidar-me?
Sobre o teu colega D´Artagnan ter sugerido o teu nome, neste blogue, para a Fundação Buçaco, nada mais, porque ele, também, nada mais poderia fazer. Eu também sugeri o teu nome, mas foi para os deputados do PS e a mensagem chegou ao Primeiro-Ministro. Não passou e peço-te desculpa, porque sou "pequenino", quando outros valores se levantam. O Dr. Marqueiro tinha o teu nome, sugerido por mim, mas... fala comigo que eu conto-te ao ouvido. Não vou aqui lavar roupa suja, não vale a pena.
Tens razão ao dizeres que a piscina deve ser aumentada. Espero que isso seja verídico nos próximos quatro anos. Sobre o Vale da Ribeira não sonhes muito, porque outros valores se levantam. Eu sou a favor da construção da represa a 100% e peca por tardia.
Domingo que ganhem os melhores e que haja concludência sobre muitos aspectos. O Presidente não é querido por todos, porque, para isso, teria de obter a totalidade dos votos. O Jorge Carvalho, ao contrário do que tu afirmas de modo erróneo, não está em lugar elegível, porque terá que passar pelo crivo dos votos da Assembleia de Freguesia, assim como qualquer outro elemento para a Junta e Assembleia de Freguesia. Só é eleito automaticamente o Presidente da Junta, nas eleições de Domingo.
E pronto, vou terminar dizendo-te uma coisa. Acredita se quiseres. A lista da Assembleia de Freguesia do PS foi quase toda feita por mim. Tem muita juventude que são o futuro do nosso Luso. Não te esqueci, porque te reconheço valor para ombreares com qualquer um. Tens é que perguntar, porque é que a minha proposta não foi aceite. Abstenho-me aqui de falar sobre isso, como é meu direito. Só a ti falarei sobre o assunto, se quiseres saber algo do mesmo.
Um abraço! Que sejas muito feliz na tua vida ao lado da tua esposa, que nunca vos falte a alegria, a felicidade e o amor.

Pearl-Harbor disse...

O Sr Jorge Carvalho continua, ao seu estilo mais puro, a deturpar o que os outros escrevem, dando-lhe o sentido que mais lhe convém. Que eu saiba, o Pearl não tem nenhuma irmã, um POC não é nenhum emprego e nunca escrevi nada contra o Homero Serra mas sim contra todos os que, aproveitando os louros por ele conquistados, se vão tentando elevar.
Sr. Jorge Carvalho, pelos vistos o sr doeu-se com algumas coisas resultantes da minha análise mas está enganado se julga que alguma vez o visei. Há-de atentar bem nas palavras que escrevi. Reparará que tudo se direcciona, não para pessoas, mas para a forma hipócrita e, por vezes, desleal, como se faz e se encara a política no país e que se reflecte nas autarquias.
Se alguém se reflecte nestas posturas, não tenho nada a ver com isso porque sempre entendi que os actos ficam com quem os pratica e será a consciência de cada um a dita-los.
Não me veja como um opositor porque não o sou. Não sou político nem quero ser. Mas sou cidadão, sou Lusense e não gosto da forma como a política que se faz no país se vai apropriando da liberdade de pensamento e de expressão dos cidadãos.

Vénus disse...

EPA... 15 COMENTÁRIOS NUM POST DO AMOTELUSO? DEVE SER RECORDE DO ULTIMO ANO.

MAS REALMENTE SÓ O J.C. É QUE CONSEGUE REALMENTE MOBILIZAR AS PESSOAS A TANTA PARTICIPAÇÃO. DE QUALQUER MODO ACHO QUE O PEARL TEM MUITA RAZÃO E LUCIDEZ NA APRECIAÇÃO QUE FAZ. SÓ É PENA QUE A DISCUSSÃO SE CENTRE EM QUESTÕES PESSOAIS PORQUE AQUILO QUE O POST DIZ, COMO REFERE O JERICO (BONS OLHOS TE VEJAM, PÁ) ISTO DÁ PANO PARA MANGAS E PODE SER MUITO MAIS ESMIUÇADO.

ESTE CICLO DO SR HOMERO SERRA TERÁ MAIS 4 ANOS E, NO FINAL, SERÁ FEITO O BALANÇO DO SEU CONTRIBUTO QUE CERTAMENTE SERÁ MUITO POSITIVO. E ESTE BALANÇO SERÁ TAMBÉM O DAS EQUIPAS QUE O ACOMPANHARAM. CONTUDO, JULGO QUE A FORMA COMO AS PESSOAS ACTUAM, A SUA INTEGRIDADE E HONESTIDADE INTELECTUAL SE DEMARCAM DAS OBRAS PORQUE HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DA JFL.

Urtigão disse...

Jorge carvalho no seu melhor....e não podia escolher melhor altura. Acusa pessoas de serem este e aquele. Não acha que se as pessoas escolhem não se identificar por opção própria, que essa opção deve ser respeitada. POrque tem o Sr. que vir nomear pessoas? Que ENORME falta de respeito.
Acho muita piada quando no fim dos seus comentários diz que não gosta de vir para aqui lavar roupa suja...ou quando depois de acusar pessoas de favorecimentos lhe vem, hipocritamente, desejar felicidades no fim...

Já agora aproveito para para perguntar, e deve estar informado sobre o assunto, como é possivel já terem gasto mais de 200 mil euros nas obras da praça. Não vi tão grande intervenção que justifique esses valores. Gostaria que me esclarecesse já que resolveu abrir o livro novamente. Será que alguém anda a encher o bolso?

Quanto ao Mero, aí estamos de acordo. É um grande homem e fez muito e bom trabalho. Não será esquecido tão cedo quer ganhe quer perca. No entanto concordo com o Estrangeiro. Esta seria uma boa altura para sair pela porta grande. Talvez fosse bom ter gente nova, ou nova gente, no poder.

Caro Pearl, quanto ao post, acho que é uma reflexão muito válida, e acima de tudo uma opinião pessoal.
Relativamente à alteração proposta para o Lago, devo referir que apesar de gostar dele como está, a ideia não é descabida de todo se for uma mais valia para o Luso. O facto de se transformar em algo diferente não quer forçosamente dizer que perca a sua identidade. tudo depende de como a obra fosse feita.
Devo aliás dizer que esta ideia não é de agora, tendo ouvido referências à mesma por diversas vezes em conversas de circunstancia.

Um bom Domingo para todos e ... vão votar. Uma taxa de abstenção elevada é sinal de uma democracia pobre e sem crédito.

Jorge Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Carvalho disse...

Para o PEARL : Quem me disse que possuía este heterónimo foste tu mesmo. Será que te andam a plagiar, ou estás com receio do Homero e da esposa que já sabem o que escreveste?

Para o URTIGÃO : O teu ENORME ódio ao Jorge Carvalho vem sempre demonstrado neste blogue. E se queres saber se já foram gastos duzentos mil euros no mercado, se me estás a chamar mentiroso, ou tens dúvidas, vais à JFLUSO e pedes à funcionária que te mostre as facturas. Se não estás convencido, fala com os nossos grandes Arquitectos do LUSO, Diogo Amaral Ribeiro e Ana Filipa Neves.

Pearl-Harbor disse...

Caro Jorge Carvalho, já percebi que o tema do post não lhe interessa mas, antes, decidiu aproveitá-lo para voltar à atitude que o caracterizou neste blog há uns tempos atrás e, pelos vistos, continua a caracterizá-lo.
Decidiu que aquilo que o post encerra lhe seria dirigido e nunca conseguiu ver para além de si próprio. Assim, e porque por mais explicito que tenha sido o meu ultimo comentário, o Sr decidiu ignorá-lo porque não lhe dava jeito, não verá a partir deste momento, qualquer outro comentário meu sobre algo que o sr escreva.

Urtigão disse...

Caro Jorge, está enganado, não lhe tenho e nunca lhe tive qualquer ódio. Inclusive já recebeu alguns elogios meus no passado que escrevi neste mesmo espaço. No entanto algumas das suas atitudes e tipo de discurso de um passado recente desiludiram-me bastante. Depois de estes seus comentários, aparentemente não tem havido melhorias.

Quanto aos 200 mil euros, não lhe estou a chamar mentiroso. Mais uma vez interpretou mal as minhas palavras. Infelizmente acredito que tenham sido gasta essa quantia.
O que eu questionei foi o que é que naquela obra justifica esse valor. Não me parece que as mudanças efectuadas o justifiquem. 200.000 é muito dinheiro para tão pouca e demorada obra. Sendo esse o valor gasto, ou houve sobre-valorização nos preços dos materiais, sobre-valorização do projecto ou da mão de obra. Terá concerteza havido dinheiro mal gasto. Por esse motivo questionei se alguém anda a meter dinheiro ao bolso. Dinheiro que também saiu do meu bolso e com o qual é legitimo preocupar-me.
Quanto ao seu desafio para ir ver as facturas, estou sériamente inclinado a fazer o que sugere e ver, in loco, que justificações existem para tais gastos.

Jorge Carvalho disse...

Faça favor Urtigão: A "coisa" estava orçada em € 125.000 e disse sempre que colocava a minha assinatura, mas não não acreditava nos números. Quando temos uma casa velha e a temos de reconstruir aparece cada surpresa- E depois são os inquilinos no mercado a exigir, exigir, exigir. Mesmo assim, valeu-nos os Arquitectos Diogo Amaral Ribeiro e Ana Filipa Neves que foram inexcedíveis no acompanhamento da obra, porque senão ai, ai, ai, ai...

Agora para o PEARL: Amigo, a mim dá-me jeito tudo, tango, valsa, merengue, kisomba, danço tudo. Mas o que me dava mesmo muito jeito era ir embora para a terra dos meus sonhos e deixar de vos aturar para sempre. Mas o que é isso do URTIGÃO e outros não se identificarem por opção própria?! Mas eu como alguém!!! Qual é problema de chegares junto a mim, na JUNTA e perguntares:
- Jorge, mostra lá as facturas do mercado!
Caro URTIGÃO vou-te dizer uma coisa muito séria. Nos cofres da Junta, por causa do Mercado Paroquial, estão cerca de € 35.000 e ainda falta concluir as respectivas obras. O próximo mandato vai ser de contenção, ganhe quem ganhe. Não proclamem para aí o que não se pode fazer. Não me estou a referir a ti, mas a todos que não sabem a realidade das coisas. Se tivermos de concluir o cemitério temos que "inventar" dinheiro e, aí, como sempre, entra em cena a sombra. A sombra do Jorge Carvalho que vocês gostam de criticar.
É este o meu melhor estilo de deturpar, como diz o PEARL? É...é!... Para mim não há sentidos que mais me convêm em lado nenhum, Não preciso disso para nada. Eu sou um gregário da Volta à França. Fui contratado (sem vencimento) para rebocar as vedetas até ao cimo do ALPE D´HUEZ. A 4 km da meta já estou estoirado e arrasto-me penosamente até chegar à linha da meta. Os vencedores são louvados, levam a coroa de louros e chegam junto a mim e dizem:
-«Bom trabalho!»
Então anda alguém a meter dinheiro ao bolso?! Olha pá, eu durante vinte anos deveria meter ao bolso o dinheiro a que tenho direito. São muitos euros, muitos euros, muitos euros que são MEUS, eu disse MEUS!
Dinheiro do meu bolso é que sai. NUNCA LEVANTEI AQUILO A QUE TENHO DIREITO e NUNCA ESTIVE NA JUNTA A PEDIR ATESTADOS PARA SE OBTEREM BOLSAS PARA OS FILHOS, QUANDO GANHAM FORTUNAS. O meu filho, é licenciado, está a tirar o mestrado, tem a carta de condução europeia de informática, tem o curso de formaçãpo de formadores e outros e NUNCA teve um cêntimo de ajuda. Agora eu sei bem a quem ajudei, com um lenço bem preto à volta dos olhos. Não distingui ninguém, tratei a todos por igual.

E acabou por aqui, e de vez, os meus comentários, porque está provado que o AMO-TE LUSO só tem muitos comentários quando aqui vem o Jorge Carvalho. O meu Amigo D´Artagnan teria de me pagar royalties.

BURRIQUEIRO disse...

EM SUMA: ESPERO QUE TENHAM APRENDIDO ALGUMA COISA COM ESTE DEBATE E QUE O LUSO SEJA O ÚNICO A SAIR EM GRANDE...... 4 ANOS PARA MOSTRAR AFINAL QUE SÃO CAPAZES......

D'artagnan disse...

Todos os blogues necessitam de um animador... :-)))

raioxis disse...

Estimados Lusenses.
Tenho tido grandes momentos de diversão recostado no meu sofa a ler certos comentarios.
So tenho uma coisa a dizer a um determinado "Lusense, Republicano e Socialista"
Vai para leste, para a terra dos teus sonhos.
Não fazes falta por cá, Sou Socialista desde a muito, nao votei na lista PS para a JFLuso porque tu fazias parte,como eu houveram mais

Deram provas disso!

Nao olhes para traz e entrega a pasta a outro mais competente!

Já vais tarde!

Mero Serra nao votei em si mas ganhou na mesma, sem resentimentos, que faça o seu melhor para a nossa vila querida.

os melhores cumprimentos
RAIOXIS

Monstro das Bolachas disse...

É a velha questão... Não se pode agradar a burros e a burriqueiros! Sempre o mesmo paleio, nesta mísera terra... é pena!

Unknown disse...

Venho dizer ao raoxis que foi a primeira vez que integrei uma lista. Sou do PS e foi o senhor Jorge que me convidou assim como a muitos jovens que integraram a lista. Eu votei no PS claro, e vejo no senhor Jorge uma pessoa com uma capacidade de trabalho extraordinária. Foi ele que ganhou as eleições, porque o senhor Serra perdeu os votos da Lameira e muita gente no Luso gosta mais do senhor Jorge. Por isso o que o raioxis tem é dor de corno porque é mentiroso e não é do PS porque não sabe que o senhor Jorge é que consegue tudo para a junta e passa lá quase o seu tempo todo. E nestas eleições a senhora que vive com o senhor Jorge fez uma grande campanha e também conseguiu muitos votos.

Zezuga disse...

Isto é um circo e vva ao palhaço!!!