segunda-feira, 14 de julho de 2008

O senhor que se segue

Depois de o NOSSO presidente Homero Serra se continuar a afirmar cansado das responsabilidades autárquicas (algo que qualquer pessoa pode compreender após tantos anos), quem será o senhor que se segue?

Jorge Carvalho?
António Esteves?
Fernando Ferraz?
Carlos de Castro?
Raúl Aguiar?
Teodomiro Pereira?
Júlio Penetra?
António Pimenta?
António Neves?

Ou ainda, talvez, e porque não, Zé Aguiar, agora que deixou de ser bancário?

Alguém gostaria de sugerir nomes de consenso (fora tricas politiqueiras) que pudessem assumir a responsabilidade de dirigir a freguesia do Luso nos próximos anos? (se o companheiro Homero se recusar definitivamente a continuar?)






(Por favor abstenham-se de comentar se for apenas para achincalhar a imagem de alguém)

28 comentários:

Lucius Licinius Lucullus disse...

Se eu votasse no Luso escolhia o Julio Pimenta ou o Zé Aguiar; mas parece-me que o Serra está apenas a lançar um tabu.

Lucius Licinius Lucullus disse...

Julio Penetra, não sei se ele é Pimenta mas acho que não.

Gutenberg disse...

Uma pessoa que gostaria de ver à "frente" da JFL, pelo seu empenho e dinâmica, seria o Bruno Coimbra.

Sei que, pelo menos neste momento, é completamente irrealista, mas gostava...

zé passarinha disse...

De todos os possíveis nomes a meu ver nenhum a presidente. Precisamos de sangue novo, projectos realistas com base num futuro 100% turístico. Contratem uma pessoa profissional para o gargo com formação na área. Deixem-se de amadorismos.

Gaius Germanicus disse...

À parte algum lirismo, se existe alguém que pode devolver alguma dignidade ao Luso é Júlio Penetra. Os lusenses têm que se convencer que o espelho da freguesia é o Luso. Obviamente que há utilidade num presidente de junta que manda rapar as ervas daninhas e limpa as valetas, mas isso é demasiado redutor para uma freguesia com a especificidade do Luso.
O Luso deve ser turismo de qualidade superior, deve ser ambiente, deve ser cultura. Por esse motivo, necessita de alguém que o compreenda e tenha a sensibilidade para acabar com o estigma do turismo do garrafão de plático e do "recuerdo" plastificado.

Ave Caesar

pirandello disse...

Com o devido respeito por esta lista de reformados porque não apresentar também uma lista de gente nova? Gente nova, FORMADA, com provas dadas nas diferentes áreas de actividade e quem sabe, estariam disponiveis para ajudar com o seu saber profissional no grande salto que esta terra pode dar.

André Melo disse...

Porque ser presidente de uma freguesia como o Luso é um emprego a tempo inteiro. Porque ser presidente da junta é andar no terreno. As equipas devem ser multifacetadas e complementares.
Não se esqueçam que a JFL tem funções muito concretas e comtempladas pela lei portuguesa e não é uma Junta de Turismo, nem uma Câmara Municipa e muito menos uma associação recreativa!
A JFL(como todas as suas congéneres) deve questionar, alertar e pressionar quando necessário as entidades competentes em cada caso mas não as pode substituir!
E já nem quero falar no parco orçamento(que muitos dizem ser enorme apesar de desconhecerem o seu valor!)...

TAKITALA disse...

Já é tempo deste senhor dar lugar a sangue novo.
A bem do progresso com base numa política turística realista e sensata Apoiaria o Nuno Alegre pelo seu empenho e dinâmica.

D'artagnan disse...

Uma das características necessárias é disponibilidade de tempo... não são pessoas em plena actividade profissional que têm tempo para o desempenho do cargo. Pelo menos a meu ver.

D'artagnan disse...

Quanto ao sangue novo: basta saber escutar as sugestões das novas gerações para se conseguir ultrapassar (ou minorar) o problema.

Pedro Costa disse...

Um reformado não é um inútil.
Um reformado é simplesmente o detentor do perfil ideal para um presidente de Junta que precisa de ter, além de competência, disponibilidade.
Como estamos a falar de uma equipa, é sempre possível introduzir sangue novo e outras competências que colmatem as eventuais falhas

Gutenberg disse...

Ao ler o comentário do Vercingetorix lembrei-me de um outro possivel candidato, o João José Seabra, com disponibilidade, amor à terra, conhecimento de causa, competência e, pelo empenho demonstrado na proposta de revitalização das termas, com "vontade"...

Selas disse...

o santana está disponivel....97733888....das 22h ás 06h..liguem camaradas...

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Como não sei se achincalhar é dizer da incompetência, limito-me a dizer em quem votaria por princípio, dentro desta lista, ainda que fosse necessário avaliar as propostas, limitando-me a seguir o meu reconhecimento pelo valor pessoal de cada um (que em alguns casos é limitado por falta de conhecimento mais profundo) e por muita empatia pessoal: Júlio Penetra, Esteves e Zé Aguiar. Não me causaria qualquer problema (pelo contrário) a existência de uma lista com estes três e, para ter uma lista arco-iris competente e sem partidarismos bacocos, o João José.
Quanto aos jovens, parece-me óbvio que estes devem ter um papel mais forte e não serem meros apêndices eleitorais; mas aqui as culpas são, com certeza, partilhadas.

Unknown disse...

A população do Luso tem é de se convencer que não é com visões limitadas que se vai longe.

Alguns dos nomes apresentados são muito credíveis independentemente da sua cor política.

O ideal seria um nome forte e consistente para a frente, e uma equipa multifacetada por trás.

Nomes como João José Seabra, Júlio Penetra, José Aguiar, Teodomiro Pereira formariam conjuntamente com jovens de valor com visão e dinâmica como Bruno Coimbra, uma equipa que o Luso ambiciona há muito tempo!

D'artagnan disse...

Curioso que, numa terra que tanto depende de turismo e hotelaria, não haja um único nome sugerido que "de facto" perceba do assunto e, esteja simultâneamente disponível para assumir este tipo de responsabilidades.

Assim não vamos lá!

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Meu caro, do político (e é disso que estamos a falar) não se espera que seja expert em áreas específicas (fala da hotelaria e turismo, mas podemos acrescentar outras não menos importantes como a cultura ou a acção social), mas que tenha a competência e integridade política de se saber rodear, para cada área, de quem tem mérito/capacidade nas diferentes áreas e não por empatias. Espera-se essa capacidade de alguns destes nomes, bem como a capacidade de saber pressionar nos locais certos que, não raras vezes, transcendem a CMM, o papão que dá sempre jeito para justificar o não fazer-se mais.

D'artagnan disse...

Lua, estamos a falar da JFL. Ora bem, concordo plenamente com o facto de se alguém se souber rodear por "especialistas" é uma maneira de minorar o problema, mas...

... estou a falar de sensibilidade específica para o tema "turismo". Coisa que não se tem apenas com especialistas - depende directamente da formação profissional e de vida.

Espero ter esclarecido o meu ponto de vista.

O resultado da gestão da JFL (e também da CMM) por pessoas cuja sensibilidade específica se centra em outras áreas do conhecimento humano está à vista na quebra que o turismo e hotelaria estão a experimentar e nas suas consequências em termos de emprego (ou melhor, a falta dele) o que tem impactos directos na necessidade de acção social (a mesma não seria tão necessária se todos tivessem emprego e vivessem apenas um pouco melhor por esse facto). (não será intelectualmente honesto colocar as culpas exclusivamente na degradação do balneário e na SAL, na abordagem da temática).

Nenhuma área do relacionamento social (como por exemplo a acção social) podem ser descurados - não é disso que se trata. Trata-se antes do princípio da especialização do trabalho. - Só podemos repartir depois de produzir!

Ana Sampaio disse...

Ok.
Eu ofereço-me, sou licenciada em economia e estou quase a terminar a minha Pós-Graduação em Gestão e Economia do Turismo e Hotelaria. Além disso ainda não consegui arranjar emprego (Emprego - trabalho já tenho, apesar de não ser na minha área, mas é na área do turismo).
Serve????

Piroclasto disse...

Parece-me que o povo do Luso tem memória fraca. Durante anos criticaram o Júlio Penetra (e com razão, na maioria das vezes), agora vêm-no como salvador da pátria, só porque ele já não está na SAL.
O que é que esse senhor já fez de positivo por esta terra?
Não me ocorre nada!!!

D'artagnan disse...

Permita-me lembra-lo das infindáveis horas, esforço, dedicação e despesas pessoais que por exemplo, essa pessoa, tem dedicado à causa da revitalização da termas de Luso... a única diferença é que não anda de bandeiras em punho a gabar-se do que faz...

O Júlio, tem de certeza o meu voto e a minha confiança pessoal... estamos num país democrático (até ver).

D'artagnan disse...

Ok Ana! Porque não?... Pelo menos há várias qualidades que desde já demonstras:

- voluntarismo
- Estudos
- Disponibilidade

(É um bom começo e estou muito longe de estar a brincar)

Piroclasto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Piroclasto disse...

Só pode ser sinal de arrependimento!!
Onde é que estava essa dedicação e esforço no tempo em que ele esteve à frente das termas????????

D'artagnan disse...

Há alguma diferença entre estar num cargo em que se obedece a ordens e estar unicamente a prestar contas à sua vontade. Por vezes é necessário assumir posições que nos são impostas pelo patrão (engolindo alguns sapos) e assegurar que é de dentro para fora e não de fora para dentro que se pode mudar alguma coisa. Pelo menos é assim que vejo a temática em causa.

É óbvio que a pessoa de quem falamos, talvez pudesse fazer algo mais... mas só se encontrasse do lado da entidade patronal a sensibilidade para a temática em causa.

De todo modo, mesmo podendo estar errado, mantenho a confiança no meu amigo Júlio que, apesar da sua teimosia, ainda tem muito para dar à nossa terra.

orangotango disse...

Interessante...

Dos nomes citados e apontados...

Da extinção da J. de Turismo...

Por favor, escolham o Júlio Penetra e o António Esteves...

Não vou tecer comentários do passado ou presente, mas por favor vamos mudar, para interesse de todos.

Anónimo disse...

Mudar no interesse de todos seria muito interessante, sem dúvida, mas é perfeitmente utópico... porque todos têm intresses diferentes. Mesmo quando se apregoa aos sete ventos o amor à nossa terra, ao nosso Luso, nunca se vêem (para quem nao está atento) os verdadeiros interesses que estão por detrás de tais afirmações.
Da análise que faço às propostas de nomes apresentados, parece-me que apenas há dois senhores que mereceriam a minha confiança e o meu respeito: o Sr. António Esteves e o Sr. José Aguiar.
De resto, acho que os outros nomes não são hipóteses realistas, não porque tenha alguma coisa contra o Sr. Bruno Coimbra ou o sr. João José. quanto a estes dois senhores, julgo não passar pela JFL, quaisquer aspirações políticas que tenham. Já no caso do Sr. Júlio Penetra penso que não é a pessoa adequada uma vez que, apesar de toda a sua intervenção enquanto cidadão, esta está demasiado condicionada em termos políticos. Além disso, a JFL é algo demasiado pequeno para a sua categoria.

orangotango disse...

Se fosse por diante a ideia do J. Carvalho - "Luso a concelho"

Lista de vereadores e pelouros:

Jorge Carvalho? - o Grande Prasidente
António Esteves? - Comunicações
Fernando Ferraz? - Família
Carlos de Castro? - Saneamento
Raúl Aguiar? - Caladinho era melhor
Teodomiro Pereira? - Sentadinho era melhor
Júlio Penetra? - Recursos Hídricos
António Pimenta? - Segurança no Trabalho
António Neves? - Igreja e Funerais

Biba ó Luso