quinta-feira, 31 de julho de 2008

A oeste, nada de novo:

Tal como já tive oportunidade de referir, sobre o projecto das termas nada de novo:

- Não vai haver nova área edificada
- Vai diminuir a capacidade de atendimento em alturas de pico em termos de termalismo clássico, sendo mantido exclusivamente porque disso depende a concessão.
- Não há espaço para o termalismo lúdico nem de descontracção.
- Continuo sem entender qual o modelo de gestão que vai ser implementado
- Se bem que com capacidade de cativar novas clientelas, uma clínica faz-se de gente em convalescença que pretende voltar aos seu locais de origem (só não sabe quem nunca teve nenhuma intervenção cirúrgica) - Será que esta gente sai do Grande Hotel para dar movimento à terra ou será que vai acontecer como noutras clínicas particulares com alojamento próprio?
- Continuo com dúvidas quanto à capacidade tentacular de espalhamento de efeitos económicos locais positivos, do projecto até agora apresentado, mesmo com readaptação, investimento e inovação dos industriais e comerciantes locais.
- Com tantos modelos e conceitos termais que existem, com sustentabilidade e lucro próprios mas com externalidades positivas sobre as localidades em que se inserem, parece que este foi feito de propósito para nos.... calar! E nada mais do que isso.

Definitivamente, é melhor esquecer o assunto termas e virar-mo-nos exclusivamente para o Bussaco. Pelo menos por enquanto, as árvores não fazem jogos duplos, não entram em políticas e não nos tentam enganar com promessas bacocas, no intuito de ganhar tempo.

Resta-nos a satisfação, como terra que se chama "LUSO", de ainda virmos a ter uma última palavra a dizer sobre o assunto...

4 comentários:

Selas disse...

acho que vai haver free dental cards para todos os lusenses....assim ficam todos com sorrisos bonitos e logo a atrair mais tusistas... todos cheios de dor no CU mas a RIR, sempre a rir.......ahahahahahha oops lá foi a placa nova, deixa lá vou ali ao luso ao lusomalospaconcept.....

Pedro Costa disse...

Tecnicamente, chama-se a isso que vai desaparecer o "efeito multiplicador do turismo".

orangotango disse...

Caríssimos

A culpa é da JFL e da CMM.

E mais nada...

D'artagnan disse...

Caro Amigo

Dizer que a culpa é da JFL e da CMM é no mínimo uma análise superficial, mais feita com o coração do que com a informação.

Existem certamente algumas responsabilidades que serão partilhadas por esses dois organismos, mas o cerne da questão (aquele que determina o estado das coisas) está de facto, fora das suas alçadas.

Não podemos deixar que as nossas simpatias (ou antipatias) nos toldem a capacidade de análise.