sábado, 11 de agosto de 2007

Só nuvenzinhas de vapor de água...

O Alcides Branco, numa reunião efectuada com os elementos da junta de freguesia de Luso, alguns meses atrás, narrada pelo D'Artagan neste blogue, argumentava que o fumo que saía da fábrica na Lameira de Santa Eufémea não era prejudicial. Era apenas vapor de água.
Também das vistorias e medições que têm sido efectuadas, muito por força das denúncias a esta firma, não tem vindo a público qualquer notícia relevante que refira valores anormais na emissão dos gases.
Valores anormais que fundamentassem legalmente uma actuação firme por parte das entidades competentes.
Essa ausência de actuação firme levou-me então a considerar duas justificações possíveis:
Ou não existem parâmetros para medir "maus cheiros" e isto resume-se a um problema olfactivo desagradável, mas inócuo;
Ou então existem parâmetros de medição, mas a firma enquadra-se dentro dos limites legais.
A acontecer qualquer destas duas hipóteses a empresa estaria a laborar sem prejudicar a saúde pública ou o ambiente o que dilui a sustentação legal e dificulta qualquer acção para exigir a correcção do problema desta fábrica.

Contudo, em notícia publicada no Jornal Mealhada Moderna, é o próprio Alcides Branco que desmente tudo isto ao referir que foi feito um forte investimento num novo secador, mas que "apesar de estar dentro dos parâmetros de Espanha ainda não está dentro dos parâmetros de Portugal" (imagem como era antes deste investimento) e acrescenta que irá fazer novo investimento: "Esse investimento vai ser feito nomeadamente num lavador de gases que vai permitir a redução completa de partículas na atmosfera".

Ora se esta empresa não labora dentro dos parâmetros de Portugal, significa que existem parâmetros legais que esta empresa não cumpre (Lameira de Santa Eufémia situa-se em Portugal). Portanto, significa que há matéria legal para sustentar as exigências e reivindicações no sentido de serem cumpridos os limites definidos por esses parâmetros.

Assim, ao Alcides Branco restam duas opções:
- Cumprir as suas promessas, efectuando as alterações necessárias para dar cumprimento aos parâmetros nacionais ou:
- Deslocar-se para Espanha, onde as suas nuvens de vapor de água não perturbam as leis de lá.

3 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Se assim é, tudo o que a CMM nos tem dito em relação à resolução deste problema é mentira, podendo ter tido outra acção relativamente à Alcides Branco.

getsmart disse...

pelo contrario, têm sido os unicos que têm feito resistencia. A malta cá do Luso anda toda acagaçada. Já
é tanto mau cheiro, que qualquer dia não se aproveita nada.

manuelmaria disse...

O Sr. Cabral e os seus seguidores são como as crianças, amuam e quando amuam não se dignam e não fazem um esforço para resolver seja o que for, simplesmente amuam...!!!!