Véu de Maya : Mealhada Moderna & Alcides Branco S.A.?
As notícias veiculadas pelo jornal Mealhada Moderna relativas à Lusoliva, Alcides Branco & C, S.A., têm-me deixado com a pulga atrás da orelha. Depois do assumir público da sua posição em relação a este assunto pelo director do Jornal da Mealhada, Nuno Canilho, deduzi que tinha existido uma normal disputa entre jornais locais em relação a esta questão, aproveitando o Mealhada Moderna da relação enviesada entre Alcides Branco e Nuno Canilho.
Contudo, ao ler o Mealhada Moderna, depara-se com a publicidade, no jornal, da CentrOliva, não deixando ser curiosa a semelhança do nome com a empresa de Alcides Branco, a LusOliva. Não fazia ideia do que era a CentrOliva e… google it. Estando o site em baixo, apenas consegui aceder a uma página sobre biomassa.
Surge, então, a questão de saber por que razão uma empresa deste tipo, e de fora do concelho, se lembraria de fazer publicidade num jornal da Mealhada. O que ganha uma empresa destas em publicidade num jornal da Mealhada, quando, geralmente, esta publicidade é feita em revistas da especialidade, quase em circuito interno? Perscrutando, de novo, a publicidade desta empresa, neste jornal, encontramos a seguinte morada :
Rua dr. João Magalhães, , 36, 1º dto
4520 - 216 Santa Maria da Feira.
Ora, Santa Maria da Feira é também a sede da empresa de Alcides Branco. Não é o mesmo local exacto, nem têm o mesmo número de telefone, mas, pasme-se, são contíguos, já que é esta a morada da sede:
ALCIDES BRANCO & Cª SA.
Rua Dr. João Magalhães, n.º 36 - 2.º Dto.
4520-216 Sanra Maria da Feira .
O facto de se fazer publicidade num jornal não deve significar que se seja tendencioso e menos imparcial nas notícias dadas por este sobre quem paga a publicidade. Isto nos grandes grupos ou em jornais que primam pela transparência das suas posições. Fora isto, quem paga, geralmente, quer, além da publicidade, algumas contrapartidas; e quem recebe o dinheiro da publicidade, dinheiro que de facto precisa, faz tudo para segurar um bom cliente (diferente de leitor). Até aqui, podemos dizer que isto é o normal e que pode até não causar grande mossa na informação, torneando-se a questão com a justificação de que se limita a dar uma diferente perspectiva dos acontecimentos.
No entanto, fica com a suspeita de que neste caso há uma conivência do Mealhada Moderna com Alcides Branco, não porque faça publicidade a uma empresa do mesmo grupo deste, mas porque não é clara a relação de interesses. Por um lado, do interesse de uma empresa como a CentrOliva em publicitar-se no Mealhada Moderna; por outro, da catadupa de notícias abonatórias da empresa Alcides Branco, a qual tem agido de forma vil com o concelho, que tem sido veiculada neste jornal.
Como leitora sinto-me ultrajada e como cidadã enojada, a não ser "mera" suspeita, não só por aqueles que têm a obrigação de informar, mas também por aqueles que querem fazer acreditar que este "senhor" Alcides Branco está preocupado em resolver o quer que seja em prol do bem-estar deste concelho.
8 comentários:
bom trabalho de investigação!!! A política é uma porca de 6 tetas para 7 leitões... é bem Canilho! Vais no trilho certo!!! It's all rigged...
Nessa perspectiva o Jornal da Mealhada favorece a C�mara Municipal porque esta faz l� publicidade.
Os jornais profissionais medem-se pela sua independ�ncia e coragem.
Cara camila, não foi isso que escrevi, sublinhando-o mais do que uma vez. o problema não está na publicidade, mas nisso conjugado com o resto. De resto, todos os media têm publicidade, além de não existir nunca imparcialidade pura. Tirando os jornais nacionais portugueses, em quase toda a Europa sabemos, de antemão, a linha editorial e ideológica do grandes jornais. A independência não se vê em se ser amorfo e sem opinião, mas na honestidade intelectual e verticalidade perante os leitores. É disto que estou a falar.
Cara lua-de-mel-lua-de-fel,
Permita-me confessar-lhe que levei a mesma "pulga" para férias e agradeço-lhe a investigação que fez.
Penso exactamente da mesma forma e sou levado suspeitar que ao Jornal faltou isenção ou, pelo menos, transparência. É que, por ser tão óbvio aos que por aqui andam, cheira a baganha. Não optou a Alcides Branco & Filhos, Lda. por se publicitar no MM. Seria demasiado óbvio. Talvez publicitando uma outra empresa do grupo passasse mais despercebido. Será que a "negociação" publicitária teve estes meandros? Seria de bom tom, e pela milésima vez, vir a Directora do MM pregar a independência do jornal. Tudo é demasiado nebuloso quando um jornal necessita de vincar tantas vezes que é imune a pressões dos "R. Murdoch" que os administram. A má fama já vem de longe e, coincidentemente, vai ficando como uma nódoa.
Sempre se disse que a fama é a maior das virtudes, quando não se transforma em má-fama.
Ave Caesar
O Verão por aqui está a ferver...
Caro gaius,
acho que qualquer pessoa atenta, e que conheça o modus operandi de Alcides Branco, faria esta ligação. Aliás, praticamente limitei-me a dar voz àquilo que já se conjecturava à 'boca pequena' em alguns circuitos. As consequências disto, parece-me, são evidentes e já estará tudo dito. O que mais me dana nisto tudo não é da possibilidade de troca de favores, mas a presunção de que o leitor é néscio e come tudo o que lhe dão.
hehehe,parece que o Mealhada Moderna anda a deixar muita gente em PULGAS. Já era tempo da Mealhada ter um semanário de referência. deixem-se de balelas e vejam o que está a vossa frente. é que a pulga ainda voz morde.
O carrilho parece que esta a ficar a rasca.... tenta ver coisas que estao na propria casa dele...deve ser do hábito, eheh
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