quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Assistir ao enchimento da albufeira de Vale da Ribeira é giro, não era?

O fecho das válvulas

De acordo com o plano de trabalhos que consta do Estudo de Impacte Ambiental, relativo ao Aproveitamento Hidroagrícola do Luso, Vacariça e Mealhada, neste mês de Dezembro terminaria a obra, com o fecho das válvulas de descarga e início do enchimento da albufeira da barragem de Vale de Ribeira.
Algo que imagino a ser feito com pompa e circunstância por algum ministro engravatado do momento (embora eu preferisse a operária da foto, mesmo sem gravata).
Uma conclusão de obra que apesar de calendarizada, infelizmente não iremos ver tão breve.
Ou talvez nunca, se esta for uma daquelas obras que já foi por água abaixo.

(Prometo que na semana de Natal, não mostro mamocas, vou portar-me bem e até dizer maravilhas de toda a gente e coiso e tal. Mas atenção: É só até receber as prendas)

2 comentários:

pirandello disse...

Gostava de ver as questões que tem a ver com o ordenamento do território, aquilo que vai influenciar o bem estar das populações no futuro, aquilo que exige tomadas de decisão firmes e responsáveis pelos políticos, uma maior participação. Em geral a apetência para o foguetorio e para as banalidades é maior do que para temas como este.
Hoje, face ao rumo causado pelas alterações climáticas em que começa a verificar-se grandes períodos de seca, intercalados com curtos períodos de muita chuva, faz sentido criar planos de água à dimensão do proposto, infra-estrutura em que os impacto ambiental é residual e permite satisfazer um conjunto de objectivos como o regadio, o abastecimento às populações, o combate aos incêndios, o aproveitamento turístico entre outros.
Face à importância do tema, caro Gerico, só lhe posso dar os parabéns.

Disse.

D'artagnan disse...

É melhor desistir de falar no assunto. Se o Luso fosse ao pé de Lisboa, talvez valesse a pena.

Assim não...