terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hotéis de Lisboa fecharam 2010 com ocupação a crescer 9 %


in Turisver

De resto, o aumento do turismo em Lisboa faz parte de um quadro geral de aumento do turismo a nível internacional ao qual, Portugal, enquanto país de turismo, não é imune.

O Centro de Portugal e o Concelho da Mealhada (Luso e Buçaco) seguiram esta mesma tendência, crescendo igualmente em número de turistas mas com um preço médio mais baixo, o que faz antever uma estagnação do RevPar (revenue per available room - indicador universal de comparação, que permite comparar todos os hoteis independentemente do seu tamanho ou classificação e que se define pela receita total e dividir pelo total das disponibilidades de alojamento. Por exemplo, um hotel que tenha uma receita mensal de 55.000 Euros e 50 quartos tem um RevPar nesse mês de 55.000/(50*30 dias) = 36.66 Euros)

Será bom, que aqueles que tentam valorizar o seu próprio "trabalhito", filtrem os seus números de sucesso e indiquem claramente o que é "de facto" mérito próprio e o que é "claramente" crédito alheio, já que a publicidade e a propaganda são parte fundamental da política.

A mim, não me voltam a mandar areia para os olhos...

2 comentários:

Pedro Costa disse...

É 9% em relação a 2009.
Eles que comparem com 2008 e a coisa muda de figura.
Podia tb falar de preços mas tu já te deste a esse trabalho.
Isso para não entrar na temática da distribuição onde a cada dia que passa descobrimos que tudo muda para ficar na mesma: todos os dias assistimos a fusões entre sites de venda de dormidas que resultarão em monopólios a prazo. Com o mercado bem amarrado, as comissões exigidas aos hoteis que rondam agora os 15%, rapidamente subirão para 20 ou 25. E quem não quiser pagar essas comissões rapidamente verá os seus hoteis relegados para o final das listas, para as segundas páginas, para sítios onde ninguém procura.

D'artagnan disse...

Pedro

O artigo destina-se a chamar a atenção das pessoas para o facto de os números "propagandísticos" terem de ser devidamente filtrados.

Naturalmente que o mercado está a mudar no sentido da "cartelização" dos operadores. Há que googalizar a "coisa". Apostar em sites próprios com altas taxas de conversão, com SEO feita por gente que saiba, e pensar nos tais 15% como o custo básico de Adwords.

O CRM desempenha aqui um factor preponderante já que, os custos totais de fidelização são divididos em 75% como custos de aquisição de novos clientes e 25% como custos de manutenção de clientes que já conhecem a unidade hoteleira... mas isso implica adaptar as políticas de gestão às características dos clientes que constituem o "core business" dos hotéis.

Vais ver que resulta e é mais durável.