segunda-feira, 19 de março de 2007

Leitão à Mealhada...ups...à Bairrada...não...esperem...hã!? (mais do mesmo)

Confraria do Leitão da Mealhada:Em defesa do leitão mas também do pão genuíno

A Confraria do Leitão da Mealhada reuniu com a comunicação social, num jantar, realizado na quinta-feira, dia 8 de Março. A refeição decorreu no restaurante Castiço, “um dos cinquenta e três, da Mealhada, onde se comercializa leitão do bom”, como disse um dos convivas. Na ocasião, os confrades anunciaram que estão a preparar o primeiro grande capítulo da confraria. Antes disso - assim disseram - decidiram “convidar um conjunto alargado de personalidades para se juntarem à confraria”. “Neste momento, e desde a legalização, em 28 de Dezembro de 2004, a Confraria do Leitão da Mealhada é composta por seis da juntas de freguesia do concelho da Mealhada, pela Câmara Municipal, pela Escola Profissional, e por seis cidadãos individualmente. Achámos que seria altura de alargarmos o grupo antes da sua apresentação formal”, afirmou João Pega, director da Escola Profissional da Mealhada, mordomo-mor da confraria. João Pega garantiu que, apesar de ainda não ter data definida, o grande capítulo se realizará no decorrer de 2007.“O objectivo da nossa confraria é a defesa intransigente não só da qualidade do nosso leitão, mas também do genuíno pão da Mealhada. E, naturalmente, do vinho bairradino. De resto, o pão, que hoje aqui está, foi fabricado na Escola Profissional, que está a desenvolver um projecto para perpetuar tradições e que se centra no pão. A meta é avançar para a certificação do pão da Mealhada”, explicou João Pega. No que diz respeito à polémica resultante do primeiro capítulo da Confraria do Leitão da Bairrada, recentemente realizado no Buçaco sem a presença de representantes da Mealhada nos seus órgãos sociais, João Pega disse: “As pessoas da Mealhada são, por natureza, hospitaleiras. Sabemos receber muito bem”. Quanto ao facto de a Confraria do Leitão da Mealhada não ter sido convidada para participar no primeiro capítulo “por não ter os órgãos empossados”, João Pega disse não querer entrar em divisões. “Para a apresentação pública desta confraria convidaremos aqueles que nos convidaram e os que nós entendermos que devam ser convidados”, concluiu.
Data Publicação: 2007-03-13 Autor: JM

4 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Não podia estar mais de acordo, parece um remake do célebre festival do leitão...eu sugiro uma rotunda com mais qualquer coisa...um pão, talvez...

luar disse...

Lata, lata, é a Confraria do Leitão da Bairrada vir fazer o seu 1.º Capítulo para o Palace Hotel do Bussaco e trazer os Leitões do Restaurante Vidal das Almas da Areosa em Aguada de Cima.

Foi mesmo a provocar!!!

D'artagnan disse...

Isso é que é ter categoria.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

luar, essa não sabia - eheheh