sábado, 31 de março de 2007

Souselas 2 - Governo 0

Recurso do Governo não teve provimento. Tribunal da Relação reforça decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra e obriga Ministério do Ambiente a fazer novo Estudo de Impacte Ambiental se quiser avançar com a co-incineração na Cimpor, em Souselas.
in diário de coimbra

4 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

O Sócrates deve ter urticária sempre que ouve o nome de Souselas, nem agora, como PM, consegue resolver o problema. Grande Souselas!

Vítor Ramalho disse...

Ora aqui está uma grande notícia
Uma vitória para Souselas e para o país, pois os efeitos nefastos da co-incineração não se iriam fazer sentir só em Souselas.
Acrescento que segundo normas Europeias a que Portugal aderiu recentemente, o novo estudo vai de certeza chumbar a co-incineração.

D'artagnan disse...

Também eu sou adepto de outro tipo de soluções, nomeadamente a criação de centrais dedicadas, mas, não nos podemos esquecer de que, os custos ambientais de "no entretanto não se faz nada", são também elevados.

O facto é que toda a gente sabe que é necessário encontrar uma solução (desde que não seja ao pá da "sua" casa).

É por estas e por outras, que todas as industrias deveriam suportar por meios próprios, os custos da sua própria poluição. Lá chegaremos.

Vítor Ramalho disse...

Para vossa informação grande parte da matéria a co-incinerar pode ser reciclada e nalguns casos até em Portugal.
Existe no entanto outra solução a pirólise que por ser feita a altas temperaturas não produz gases nocivos.
Procurem a página do Dr. Castanheira Barros está lá muita informação, ou então comparecem nas sessões de esclarecimento sobre o assunto.