quinta-feira, 27 de setembro de 2007

27 de Setembro - Dia Mundial do Turismo


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Turismo, com vários organismos a realizar eventos e efemérides alusivas a esta comemoração um pouco por todo o lado. É também altura de Balanço do ano turístico, pois finda mais uma época balnear com números extremamente negativos para o Luso, contrariando
as Termas concorrentes que continuam a investir e a ver o Turismo como uma indústria emergente, com grande potencial de crescimento e desenvolvimento (entenda-se social e cultural também, e não apenas económico).
Não basta queixarmo-nos quando perdemos quota de mercado, é necessário antecipar estratégias, definir o que queremos e para onde queremos ir. Se ficarmos como estamos, não precisamos de nos preocupar com as questões acima colocadas.

Recordo com saudade grandes momentos do Luso e a sua Escola Hoteleira dos idos anos 60
Os Catedráticos: Sr. Lino Lopes, Sr César.
Os Professores auxiliares: Nuno Semedo "Gato" e Raul Aguiar.
Os Alunos: Tó-Mané "da Vitoria" e outros???

Será que a efeméride do proximo ano não poderia contemplar a inauguração de uma estátua em homenagem à gente qualificada do ramo hoteleiro ? Será que não merecem uma estatua no Luso, para que não sejam esquecidos ?
Será que não chega de rotundas com Leitões ?

8 comentários:

D'artagnan disse...

Como alguém disse um dia: "continua-se a apostar no postal."

Desculpem lá a sinceridade mas não é com "monumentos" (por muito que os bons profissionais assim o mereçam) que lá vamos.

Apostem na formação, re-habilitem a ideia da escola de hotelaria que já um dia existiu, apostem na integração de novas tecnologias, frequentem congressos e work-shops, pesquisem na internet, enfim: pensem que o mundo está em constante evolução e que não espera por nós. Temos de ser humildes e enfiar na cabeça de uma vez por todas que temos de estar em constante aprendizagem.

Ainda bem que falam dos "antigos" hoteleiros do Luso. Hoteleiros e profissionais de hotelaria com direito total ao título. Mas não se esqueçam de uma coisa, se apenas olharmos para trás, orgulhosos do nosso passado enquanto terra, normalmente não conseguimos olhar para a frente e para as "pedras" e "buracos" que teimosamente, insistem em se atravessar no nosso caminho.

O resultado das actuais atitudes e competências está à vista: a terra afunda-se cada vez mais, e não são os antigos bons profissionais (enquadrados numa realidade à muito ultrapassada) que nos vão indicar o caminho do futuro.

Já é tempo de chamar quem entenda do assunto. Deixemo-nos de amadorismos e da mania de que apenas a nossa opinião (por muito tola que seja) é a única correcta.

Mas não nos esqueçamos do seguinte: a realidade do turismo, está em constante mutação. Aquilo que é verdade hoje, já amanhã terá evoluido. Mesmo aqueles que hoje estão actualizados, não podem dormir "à sombra da bananeira" se querem sobreviver. Um dia chegará (se Deus quiser, o mais tarde possivel), em que aqueles que hoje estão actualizados, serão ultrapassados por outras gerações, outros quereres e outras vontades.

É uma pena que a juventude de hoje, apenas venha a ter poder quando já estiver, reformada, cansada, teimosa e ultrapassada.

Pode ser que nessa altura lhes façam uma estátua. Não resolve nada mas é um bom onanismo.

Touché...

Unknown disse...

Ó TAKITALA, boa foto! é do Adelo, mas ele não leva a mal.

Quanto a Escola Hoteleira (que dizem:já existiu), não me lembro de ter havido qualquer escola dessas em Luo...
A velha "Escola Hoteleira", criada nos tempos do Velho Alexandre Almeida era em Lisboa.
Mas, há muito que se anda a falar num polo da "Escola de Hotelaria de Coimbra".
Essa es cola já abriu polos noutros locais (Fundão, Lamego?) e não se percebe por que não será possível abrir um no Luso.
Mexam-se a JFL, CMM, INATEL... trabalhem em conjunto, ou em parceria (como agora se diz), e arranjem lá a instalação desse polo de formação! ....e instalações ao abandono até há muitas! VAMOS A ISSO!

D'artagnan disse...

adelino

De facto, já existiu uma escola de hotelaria no Luso. Estava sediada no Inatel e ministrava cursos de reciclagem durante o inverno.

Em conversa quer com o Sr. Jorge Carvalho quer com o Sr. Rui Marqueiro, já por diversas vezes me foi exprimida a vontade de criar "alguma coisa do género" no Luso, nomeadamente, aproveitando as decrépitas instalações do antigo Hotel Serra.

Por outro lado, o actual director do Inatel, já me disse que não lhe parece que o Inatel esteja interessado em implementar seja o que for nas actuais instalações do Hotel Serra e que, provavelmente, os serviços centrais até veriam com bons olhos uma proposta de venda do imovel.

Ora bem, tendo em linha de conta que já existe uma escola profissional no concelho, e que há outro tipo de imoveis de propriedade das autarquias locais que possam interessar ao estado central, não seria de pensar numa permuta? Pelo menos já se resolvia alguma coisa.

Por outro lado, toda a gente se esquece da casa da antiga casa do povo, que agora é propriedade da freguesia (espero não estar a dizer asneira). Não poderia aí ser implementado algo?

Isto é como ter uma dispensa cheia e não haver ninguém que saiba acender o fogão.

Dá Deus nozes a quem não tem dentes...

Se querem homenagear os grandes profissionais de hotelaria, só há um caminho: Não deixar morrer a formação de novos profissionais.

pirandello disse...

Meu caro d'artagnan
Concordo com a sua apreciação, acrescentando que apesar de tudo, hoje, devemos analisar o passado para planear o futuro. Um futuro que este mundo global nos põe à disposição mas que exige profissionalismo para o acompanhar e onde o voluntarismo, só por si, já não chega.
Existem de facto muitas iniciativas, conforme salientou, que quem tem o poder de tomar decisões, pode levar a cabo. Quando fala na escola de hotelaria, aqui bem perto, em Penacova existe um polo de uma escola profissional cujos cursos aí leccionados estão ligados a esta actividade.
Seria mais uma? Que seja, o que precisamos urgentemente é que se faça alguma coisa.
Como o meu caro,também lamento que não sejam os jovens a ocupar os lugares de decisão.
A análise sociológica diz qual é a predesposição dos jovens e a dos "reformados" para a tomada de decisão, portanto,no minimo ecomenda-se uma reflexão.

Disse.

luar disse...

Ora, nem a propósito!

Ao dar a minha passeata dominical pelo lago do Luso, fico inquietado com o barulho musical vindo da Vila Aurora.
Será festa, será casamento? Perguntei a mim próprio.
Mais à frente, ao chegar ao Grande Hotel, eis que encontro um antigo colega de profissão e pergunto-lhe se sabe o que se passa, ao qual ele me responde que são clintes do Palace do Buçaco.
"Nem queiras saber, trata-se de um casamento de gays, a noite passada, transformaram o Hotel num autêntico bordel!", confessou-me ele ao ouvido, para que ninguém ouvisse, pois o assunto era tido por segredo lá no serviço.

ESCOLA HOTELEIRA, acho bem.
Mas quem devia ir para lá é quem aceita tais serviços para um Hotel com o prestígio que este já grangeara, noutros tempos.
"Ai se o ti Santos fosse vivo?"
Retorquiu o meu ex-colega.

Pois é, já não há directores com a classe daquele homem.
Bem haja, onde quer que esteja!

Ana Sampaio disse...

Desculpe caro D'Artangan, mas parece-me que está enganado em relação à vontade do INATEL em relação ao Hotel Serra. Pelo menos, não foi essa a vontade que o Presidente do Instituto revelou quando esteve cá em Abril.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Sejam re-bem-vindos d'artagnan e ana!
Luar: com a miséria de turistas que temos, era o que mais faltava escolhermos o perfil de quem hospedamos. Estamos cá para servir, não para fazer juízos de valor. Até porque, convenhamos, o mundo é um grande bordel.

D'artagnan disse...

Ana

Não tens nada que pedir desculpa... O que dizes é já uma actualização sobre a informação que eu possuia (por sinal mais antiga).

Se é como dizes: VIVA!

Vamos lá ver é se se consegue passar à frente e passar das ideias aos actos.

:-))))))))