sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Melhores ruas para todos

Nos meios de comunicação tem sido dado grande destaque às variadas e interessantes actividades programadas para a semana da mobilidade, este ano subordinado ao tema: "Melhores ruas para todos".

Contudo, este evento tem também outra componente particular que tem sido pouco focada. Além de um conjunto de actividades efémeras alusivas ao tema, cada autarquia deverá definir e implementar medidas permanentes.

A fazer fé no site Europeu da Semana da Mobilidade, as medidas implementadas na Mealhada nos anos anteriores foram:
- Em 2005:
- Implementação de uma ciclovia na Av. Dr. Manuel Louzada;
- Colocação de sinalização adequada;
- Melhoria de infra-estruturas: Repavimentação de toda a Av. Dr. Manuel Louzada, mantendo a tradicional calçada em paralelo; Requalificação da sinalização no pavimento.
- Em 2006:
- Melhoria de infraestruturas (pavimentos, passadeiras...);
- Eliminação de barreiras arquitectónicas;
- Restrição a veículos de distribuição de mercadorias.

Para este ano está prevista a alteração da localização da Praça de Táxis.

Apesar de achar notável o programa de actividades e empenho da Câmara para este ano, na realização de um evento importante para consciencializar toda a gente para o problema do trânsito e para a necessidade de encontrar e adoptar soluções alternativas, sinto que na prática e no concreto depois de todo o foguetório (perdoem-me a expressão) pouca obra fica para melhorar efectivamente a mobilidade das pessoas e nomeadamente para melhorar as ruas para todos.
Interessante seria no âmbito deste tema "Melhores ruas para todos", aproveitar este evento para, por exemplo, entregar finalmente a Rua Cerveira Lebre aos peões.
Ou por exemplo, lembrarem-se que também existem ruas e pessoas para além do perímetro da cidade da Mealhada.

Já agora lanço o repto aos burriqueiros para deixarem aqui as medidas que gostariam de ver implementadas no Luso e demais povoações da freguesia de Luso.

4 comentários:

Lucius Licinius Lucullus disse...

Esqueceste-te do mais importante: os vasos na rua que ontem à noite ainda lá estavam. É bom que ninguem os roube porque, a avaliar pelas etiquetas que ostentam, tudo indica que ainda não foram pagos.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Primeira sugestão: a praça de taxis do Luso. Nunca vi nada assim em outro lugar. Por que raio estão em contra-mão? alguém me explica este lobby?

lua-de-mel-lua-de-fel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lua-de-mel-lua-de-fel disse...

2ª: Pontão, pontão, pontão, pontão...