sábado, 30 de janeiro de 2010

MODERNICES........


CADA VEZ MAIS ESTÃO A OPTAR POR ESTE MEIO DE TERAPIA PARA CASAIS........

INVTUR 2010 – Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro

Universidade de Aveiro | 10 a 13 de Março de 2010

(atenção, que as inscrições são só até 1 de Fevereiro)

A Conferência INVTUR 2010 – Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro, aproxima-se muito rapidamente !!! Esta vai ser a maior conferência científica alguma vez realizada em Portugal na área do turismo. A conferência oferece-lhe a possibilidade de poder escolher entre 170 apresentações, 27 posters, envolvendo mais de 350 autores. Decorrerão 35 sessões paralelas temáticas . Os autores são oriundos de 25 países, o que acrescentará uma riqueza e diversidade de culturas e civilizações invejáveis! Tudo será publicado num número especial da Revista de Turismo e Desenvolvimento, repartido em 3 volumes.

O INVTUR 2010 contará com a participação de alguns dos vultos mais importantes da academia mundial do turismo: Professores Chris Cooper, John Tribe, Dimitrios Buhalis, Geoffrey Wall, Alan Fyall, Jafar Jafari , Lionello Punzo e Alfonso Vargas-Sanchez..

No âmbito do INVTUR 2010, poderá ainda visitar a BiT - Bolsa de inovação em Turismo. Este evento vai afirmar-se como um espaço privilegiado de apresentação e divulgação de empresas e organizações públicas e privadas que representam casos de sucesso, inovadores, e que se revelam como boas práticas desenvolvidas ao nível de projectos, modelos de negócio, gestão e planeamento, aplicados ao sector do turismo.

Consulte o programa científico da conferência em anexo (também disponível no site em http://www.ua.pt/event/invtur2010/ReadObject.aspx?obj=13183).

Faça já o seu registo na conferência em: http://www2.adm.ua.pt/sre/gesconf/registration.asp.

Todas as informações necessárias podem ser encontradas no site oficial da Conferência em http://www.ua.pt/event/invtur2010

Fundação Luso planta 200 árvores na Quinta do Cruzeiro

"A Fundação Luso, no âmbito do Plano de Acção para o ano 2010, plantou hoje cerca de 200 árvores em redor da unidade fabril da Quinta do Cruzeiro. Esta iniciativa, que é a primeira do corrente ano, insere-se na actividade da Fundação na sua vertente Ambiente. Estas árvores (Carvalho Americano, Ginkgo, Acer, Faia, Liquidambar, Bétula, Castanheiro e Cedro do Buçaco) foram plantadas por 150 colaboradores voluntários da Sociedade da Água de Luso (SAL), realizando um perímetro arbóreo, com o objectivo de minimizar o impacto visual provocado pela oportuna ampliação da unidade fabril da Quinta do Cruzeiro.

Esta acção contou também com o envolvimento da comunidade local, destacando-se a presença da Fundação da Mata do Buçaco, da Junta de Freguesia da Vacariça, da Casa do Povo da Vacariça e dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa.


Recorde-se que a Fundação Luso tem como objectivo contribuir para o progresso do conhecimento e da informação relacionados com a água e a saúde humana, para a preservação do património hídrico e natural do Luso, bem como para o desenvolvimento sustentável da comunidade desta região. A sua actividade pretende servir os portugueses e especialmente as gerações futuras."

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nem sempre um homem é uma pessoa:


Estará na "calha" algum recrudescimento do feminismo exacerbado???

Na Bairrada é ASSIM:

Assaltante de ourivesaria foi corrido à marretada

Mãe e filha agrediram indivíduo que as tentou roubar, em Oliveira do Bairro

in JN

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Esta merece ser um post e não apenas um comentário:

pirandello disse...

Substituindo o Homem do Buçaco aproveito este espaço para dar a conhecer aquela que, talvez inevitável, é uma triste realidade.
Estando em curso a fase de abate do pinhal em função da contaminação com o nemátodo,verifica-se, em função desse processo, a destruição de outras espécies arvóreas. Se no caso da acácia acaba por ser positivo, já no caso do azevinho o caso torna-se mais doloroso uma vez que se trata de uma espécie protegida.
Como a seguir ao abate é necessário retirar toda a madeira até ao mês de Março (período a partir do qual o microrganismo se torna activo), verifica-se também, em função da intempérie, a destruição pelos meios de transporte utilizados, dos caminhos florestais, da estrada da Cruz Alta desde o Museu Militar e do largo das Portas de Sula e respectivos acessos.
É caso para dizer que um mal quando vem, nunca vem só!

24 de Janeiro de 2010 19:15


(costuma-se dizer que para fazer omeletes é necessário partir ovos mas, a ser verdade, é realmente triste que assim seja)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

REI MORTO...REI POSTO

Mealhada na BTL


O Stand não era grande, o aparato também não e até estava um pouco escondido....

.... valeu o "SENHOR EMBAIXADOR" estaladiço, delicioso e guloso... LEITÃO!


A CMM, tendo verificado a insuficiência de divulgação que é veiculada pela Região de Turismo do Centro, tomou a decisão (na minha opinião - bem tomada) de levar o seu próprio stand à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Naturalmente que as coisas poderiam ser melhores, maiores e mais vistosas, mas "ninguém consegue dar o segundo passo sem dar o primeiro" (Vereador Júlio Penetra - sic).

Espera-se assim, que numa próxima edição, sejam colmatadas algumas lacunas identificadas e incentivados os desempenhos de excelência de alguns colaboradores da Câmara Municipal que, mesmo percebendo pouco de Turismo, fizeram um esforço digno de nota para apresentar eficazmente o Concelho da Mealhada e as suas valências turísticas.

Uma nota especial para o senhor vereador José Calhoa pela genuína capacidade de cativação dos visitantes em embaixada clara daquilo que é o espírito bairradino da boa disposição e alegria.

Igualmente, uma nota especial para a "joint-venture" entre a Quinta das Lágrimas e o restaurante Espelho de Água: A classe e a organização de Miguel Júdice aliada ao "nosso" Zé Carlos - Sem dúvida a "tasquinha" que mais sucesso teve durante a feira.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Homem do Bussaco

Termas DE Luso reabrem em Março de 2010

Segundo comunicação da Sociedade da Água de Luso à Câmara Municipal de Mealhada e ao Movimento de hoteleiros e Comerciantes do Luso, o balneário do Luso, exclusivamente na vertente de termalismo clássico, irá reabrir ao público no próximo início de Março.

De acordo com os responsáveis da empresa, toda a zona do balneário original, por baixo do salão do Casino, onde se encontra a buvette, terá como valência o Termalismo Clássico, ficando os restantes espaços (criados após 1929) ainda em fase de remodelação, destinando-se a serem polivalentes e a adaptarem-se às necessidades de mercado e serviço.

Os trabalhos sobre os restantes espaços, destinados ao termalismo de bem estar, continuarão a decorrer como até aqui, prevendo-se que abram no final do 1º Semestre de 2010 (isto, se não houverem mais surpresas estruturais ou incompatibilidades com os restantes serviços).

O quadro de pessoal efectivo, deverá manter-se como até aqui, tendo já iniciado formação específica na Maloclinics no Porto.

Quanto à gama de preços, serviços a prestar, coordenação com as unidades hoteleiras e comércio, bem como o modelo de negócio, só após a designação do novo gestor por parte do accionista maioritário do consórcio SAL-Maloclinics, será possível ter acesso a este tipo de informação.

Resta-nos esperar que desta vez é que seja a sério e que a campanha de divulgação comece tão rápido quanto possível....

Honestidade Intelectual e Honra


Quando nos deparamos com algo errado ou degradado, em especial se se tratar do património que é de todos (o público), a primeira tendência de alguns é denunciar publicamente o problema. A questão que se coloca é: Será que o fizemos primeiramente junto de quem de direito? Qual a vantagem objectiva de "publicitar" negativamente algum património além da evidenciação pessoal, como que se quisesse mostrar a alguém que estamos activos e a trabalhar?

Se dermos algumas voltas, pelo enorme património do Estado Português, iremos, invariavelmente, encontrar exemplos de degradação e falta de conservação: É a natureza das coisas! O tempo passa e as coisas degradam-se! E mais... pode até haver agentes (pessoas e empresas) directamente responsáveis por essa degradação ou falta de conservação, que podem e devem ser responsabilizados pelo assunto nos canais e locais próprios.

Vamos dar uma volta por Sintra, Óbidos, Évora, Ribeira do Porto, Vale do Douro ou qualquer outro grande destino e património português. Será que não encontramos inúmeros exemplos de degradação? Temos ou não o direito de nos sentirmos indignados?... Claro que sim! Temos ou não o dever de denunciar a inépcia, má gestão ou falta de vontade (normalmente derivada da falta de dinheiro) por parte de alguns organismos público?.... Claro que sim! Há ou não, locais e organismos próprios que se destinam a resolver estes assuntos?... Claro que sim!

Será que só nós, dotados de uma iluminação divina que nos foi (narcisisticamente) atribuída por Deus ou outro ser divino (conforme a religião), gostamos do nosso património e os outros são todos uma "cambada" de pulhas que só descansarão quando virem tudo por terra?.... Responda quem souber!

Carta aberta a Gonçalo Breda Marques:

Uma vez que não me consegui fazer compreender, resolvi responder na integra a uma provocação gratuita, feita pelo meu amigo Gonçalo Breda Marques, quer a mim próprio, quer ao Luso, quer ao Bussaco.... mas muito especialmente, quer ao ganha pão de muita gente na minha terra, que é o Bussaco e os Turistas.

Sabe meu caro amigo Gonçalo, quanto tempo da sua vida, algumas pessoas empenham, para trazer turistas ao Luso e ao Bussaco? Para depois encontrar num blogue de alguém com responsabilidades (e supostas vontades de gestão municipal), fotos de ANEXOS do Palace Bussaco que ... deixando propositadamente a dúvida no ar de modo a criar polémica e audiência... não podem ter outra intenção que prejudicar todos os que trabalham no sector turístico do Luso?

Também posso ir à sua empresa, tirar uma foto do contentor que está à porta e depois publicar aqui? Será que isso dá uma imagem correcta da sua empresa?

A VIDA NÃO É SÓ POLÍTICA, MEU CARO E VELHO AMIGO!

Há vida, muita vida de gente anónima e simples, que é muito mais importante que a política.

Touché...

E sobre isto? Será que há má publicidade?

Ou apenas Publicidade (ponto final).

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O CARNAVAL TÁ LÁ LÁ LÁ LÁ NA MEALHADA, TÁVA DANADINHO PA CAIR NA FOLIA QUE TÁVA CHEGANDO......MAS VOU FICAR POR AQUI.............LÁ LÁ LÁ


SERÁ QUE NÓS ESTAMOS PREPARADOS ...........




E SE FOSSE EM PORTUGAL, COMO REAGIAMOS? COMO ERAMOS AJUDADOS?

GOSTAVA DE TER A VOSSA VASTA OPINIAO SOBRE ESTE TEMA..........

REFERENDO NO AMO-TE LUSO............


" O Parlamento acabou de aprovar a proposta do Governo que legaliza os casamentos homossexuais. " In DN

GOSTARIA DE SABER A VOSSA OPINIÂO SOBRE ESTE TEMA. VANTAGENS OU DESVANTAGENS .......

Com Zeca o Semzeca...

... como vai o orçamento do Carnaval?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

É BOM VER RENASCER NOVAS IDEIAS........


" Decorreu, no passado dia 7 de Janeiro, no Parque de Campismo de Luso, uma reunião de colaboradores do projecto “Limpar Portugal”, do grupo do Luso. A reunião teve como objectivo definir alguns pontos de situação e próximas datas a intervir ao abrigo do projecto.A primeira data que se acordou foi o dia 9 de Janeiro, onde o grupo se deslocou à Mata Nacional do Buçaco, a fim de poder começar a recolher algum lixo de pequena dimensão espalhado pela mesma.O grupo declarou encontrar-se algo surpreendido com a quantidade e o tipo de lixo recolhido (garrafas de vidro e de plástico, potes, papéis, entre outros).Esta iniciativa irá repetir-se numa data a agendar." in Mealhada Moderna.
Não será boa ideia convidar todo o tipo de associações ? Até mesmo as entidades oficiais, assim viam no terreno a miséria que encontramos, quando passeamos pela nossa linda Mata do Buçaco.
Era bom, que este projecto fosse bem divulgado e com muita aderencia por parte dos lusenses.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dedicado a um grande lusense...

... que tem andado emigrado nas terras da neve... :-))))

Acácias: Uma praga com fim à vista?




Depois da infestação generalizada da "nossa" Serra do Buçaco por Acácias Mimosas, uma árvore que parece quase indestrutível, alguns cortes e desbastes foram feitos de modo a tentar minorar os estragos que esta infestante tem sobre outras espécies. Mas, como toda a gente sabe, as Acácias possuem a teimosa característica de voltar a rebentar com relativa facilidade a partir das raízes deixadas no solo.

Ora bem, isto faz com que continuem o seu lento (mas eficaz) trabalho de infestar toda a Serra - Darwin chamaria a isto "evolução" e/ou "selecção natural dos mais fortes".

Então não existe solução?... Bom, a julgar pela sabedoria popular, parece que há solução: dá é trabalho e é preciso permitir que as coisas decorram ao ritmo da Natureza.

Segundo quem sabe (o que não é o meu caso) as árvores estabelecem um sistema de circulação em dois sentidos, canalizando nutrientes e água a partir das raízes até às folhas e canalizando no sentido contrário os produtos resultantes da fotossíntese.

O que é interessante é que isto é feito por partes distintas do tronco, o que garante que os fluidos em circulação não se bloqueiam mutuamente.

Ora, quando se corta uma árvore junto ao solo, mas deixamos ficar o "toco" junto com as raízes, é iníciado um processo parecido com uma "poda radical" o que faz com que rápidamente começem a surgir novos troncos alimentados pelas raízes ainda em funcionamento.

Assim sendo, há que garantir que não há um corte total da árvore tipo "poda radical": Como?

Segundo a sabedoria popular (?) há que cortar um anel de toda a casca viva exterior do tronco, com uma altura igual ou superior ao diâmetro da árvore que se pretende secar, impedindo assim que os produtos da fotossintesse cheguem às raízes mas não impedindo o fluxo de nutrientes que sai das raízes e circula pelo centro do tronco.

Resultado, as raízes morrem e com elas, a árvore.

Pode parecer ( e até ser ) um mito urbano, mas se calhar valia a pena fazer algumas experiências no sentido de ver até que ponto, este tipo de métodos (baratos) podem contribuir para limpar definitivamente as infestantes.

Divirtam-se... A Primavera está aí a chegar....

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Já temos Rei


O actor brasileiro Eriberto Leão, o protagonista Zeca da novela Paraíso, da Rede Globo, em exibição nas tardes da SIC, será o Rei do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada 2010
A informaçao foi divulgada por Fernando saldanha da direcção da ACB, hoje na conferencia de imprensa da apresentação do evento no salão nobre dos paços do concelho

Discoteca O.M. remodelada


Novos espaços, novos bares, novos conceitos... Bem bolado ClaP!

F.B.


Por acaso tenho alguma curiosidade em saber o que se tem estado a passar para os "lados" do Bussaco nos últimos tempos e (em especial) o que estará em andamento (e/ou concluído) no Verão.

Vocês não?

sábado, 9 de janeiro de 2010

Câmara promove a Mata do Buçaco, as 4 Maravilhas e o Luso na BTL


A Câmara Municipal da Mealhada vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 13 a 17 Janeiro, com os principais produtos turísticos do Município: as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho e leitão), associadas ao enoturismo, a Mata Nacional do Buçaco, nas vertentes de turismo ambiental, cultural e religioso, e a vila termal do Luso, ligada ao turismo de bem-estar, beleza e saúde.

A BTL é, porventura uma das melhores oportunidades de promoção das potencialidades turísticas do nosso país, junto de operadores nacionais e estrangeiros, “que a Câmara Municipal da Mealhada não podia deixar de aproveitar para divulgar os seus produtos e promover as riquezas turísticas do concelho”.

Tanto mais que, “não havendo junta ou comissão de turismo em actividade, no concelho, e tendo como certo que a promoção da Mealhada, que a região Turismo Centro de Portugal tem vindo a fazer, tem vindo a revelar-se manifestamente insuficiente, achamos que esta presença do Município da Mealhada na BTL é um investimento que vale a pena, por forma a reforçarmos a visibilidade dos nossos produtos turísticos”, afirma a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, responsável pelo pelouro do Turismo.

Instalado no Pavilhão 2, o stand da Câmara Municipal da Mealhada pretende ser um espaço de 6mX3m, vivo e dinâmico, onde o visitante (individual ou profissional) poderá recolher documentação turística, obter informações e participar em acções de promoção dedicadas a alguns dos produtos da gastronomia local.

É o caso da degustação dos produtos água, pão, vinho e leitão (as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada), que terá lugar no primeiro dia (13 JAN.), e das provas de espumantes da Mealhada que terão lugar ao longo de todo o certame.

Além da colaboração de um restaurante da Mealhada (o “Espelho d´ Água”) com o restaurante oficial do Turismo Centro de Portugal na BTL (entregue à “Quinta das Lágrimas”, de Coimbra), os produtos da Mealhada também marcam presença no stand da região de turismo.

Mata Nacional do Buçaco candidata às 7 Maravilhas Naturais



A Mata Nacional do Buçaco está entre os lugares nomeados para o concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A candidatura da Mata do Buçaco, apresentada, oportunamente, pela nova entidade gestora, a Fundação Mata do Buçaco, passou a primeira fase de selecção, e tem o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do Governo Civil de Aveiro, que se associaram à candidatura, como parceiros.

Na categoria Florestas e Matas, a Mata Nacional do Buçaco, concorre com o Pinhal do Rei/Mata Nacional de Leiria (Marinha Grande) e os Montados de Sobro e Azinho (Avis, Portalegre), entre outras.

Região Centro lidera lista das 323 candidaturas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal

O Centro do País, com 68 propostas, é a região que reuniu maior número de locais candidatos às New 7 Wonders Portugal.
Da zona Centro do país foram seleccionados 68 locais, que incluem a Mata Nacional do Buçaco, o arquipélago das Berlengas em Peniche, a Ribeira do Paúl na Covilhã, a Reserva Natural da Serra da Malcata, ou o Parque Natural da Serra da Estrela.

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem a concurso 46 sítios, tais como a Paisagem Cultural da Vila de Sintra, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, a Serra de Grândola e o Parque Natural da Arrábida.

A região Norte apresenta 56 potenciais maravilhas, entre as quais o Vale do Douro e o Douro Internacional, o Estuário do Rio Minho e o Monte da Senhora da Graça.

Do Alentejo são 18 “belezas” a concurso, entre as quais o Pulo do Lobo em Mértola e o Vale do Guadiana.

No Algarve ficam 44 das “maravilhas” a concurso, como a Ria Formosa, a Serra do Caldeirão ou a ilha de Tavira.

O Vulcão dos Capelinhos no Corvo, a Rocha dos Bordões nas Flores, a Lagoa das Sete Cidades em Ponta Delgada são apenas três das belezas a concurso pelos municípios açorianos, num grupo de 29, já na Madeira, a Floresta Laurissilva e as ilhas Desertas, integram um grupo de nove nomeados.

Desta lista de 323, serão seleccionadas 77 candidaturas pré-finalistas, escolhidas por um painel de 77 especialistas, das várias áreas científicas e regiões do país, e que depois será reduzida a 21 finalistas, escolhidas por 21 personalidades do nosso país.
A lista destes locais será divulgada no dia 7 de Março de 2010, data em que terá início a votação pública, e irá incluir, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país.
A votação pode ser feita através da internet, no site do evento - http://www.7maravilhas.sapo.pt/, por telefone ou por sms, até ao dia 7 de Setembro, e cada pessoa pode escolher um local das seguintes categorias Zonas Marinhas; Grutas e Cavernas; Praias e Falésias; Florestas e Matas; Grandes Relevos; Zonas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas, num total de sete.
Os vencedores serão conhecidos no dia 11 de Setembro, numa gala transmitida em directo da Lagoa das Sete Cidades, nos Açores.

Oficinas no Parque da Cidade


Eu até compreendo que se queira, por óbvios motivos políticos e arrolamento estatístico, transferir todas as actividades possíveis para o Parque Urbano da Mealhada....

... mas daí a julgar que algum encarregado de educação vai levar as suas crianças a um Sábado às 9:00h da manhã, a um parque coberto de geada, vai uma grande diferença :-))))

Vá lá, Dra. Filomena Pinheiro... seja um bocadinho mais flexível e permita que as Oficinas sejam realizadas em vários locais, conforme as ocasiões do momento (como as climatéricas) assim o exigirem.

As crianças agradecem, apesar de se estar a prejudicar as estatísticas, e os monitores sempre poupam nas aspirinas e nos xaropes para a tosse...

Os vendedores de souvenirs


Introdução:

"Um dia, houve um individuo que, á frente do seu tempo e vendo o surgir de alguma procura por parte dos visitantes de um determinado local, resolveu tornar-se vendedor de Souvenirs. Não importava o que vendia e a que preço, já que era o único e isso era algo que o tornava especial. Isso permitiu-lhe tornar-se razoavelmente abastado, se comparado com a pobreza local generalizada.
(...)
Mais tarde, os vizinhos (coisa tão feia é a inveja!), vendo que se ganhava dinheiro sem esforço na venda de souvenirs, resolveram fazer o mesmo e montar um estaminé mesmo ao lado do visionário. A coisa até correu bem enquanto eram poucos e se conseguiam entender sobre os preços e sobre a atitude a ter com os turistas. O problema foi quando os habitantes das terras vizinhas, se resolveram lançar com igual fervor nesse tão novo e maravilhoso negócio dos souvenirs"

Romance:

"Até nem teria havido nenhum problema, não fosse a quantidade finita de potenciais clientes fazer com que um deles tivesse a ideia de fazer uma PROMOÇÃO! Parece estúpido, mas o facto é que houve alguém que inventou isto, não desconfiando que estava a iniciar um circulo vicioso com a sua atitude.
(...)
A concorrência entre vendedores foi de tal ordem que os preços acabaram por baixar até atingirem o ponto em que o lucro era zero, originando a falência de todos os vendedores de souvenirs"

Moral da História:

Quando, o poeta Antipatro de Sídon, entre os anos 150 a 120 a.C. , criou a primeira lista das 7 maravilhas do Mundo, foi de facto o visionário que abriu o "mercado das 7 maravilhas" e que, permaneceu inalterado durante cerca de 2000 anos. Com o desaparecimento físico da maioria dessas maravilhas, a sua procura tornou-se uma quimera poética, parecida com a da busca da Atlântida e tem rendido até aos dias de hoje, aos locais onde estariam localizadas, pequenas fortunas geradas pelo turismo, mesmo que seja só para visitar o local original da sua localização. Acontece que, com a globalização e a massificação social dos hábitos de viajar, isto começou a suscitar óbvias cobiças por parte de todos quantos, olhando para o seu próprio quintal das traseiras, julgam ter a categoria para o decretar "uma maravilha", para assim entrar no "mercado das maravilhas".

A formula tem tanto de falta de originalidade como de "bacoca" já que é votada pelos próprios. Ou seja, quanto mais bacocos existirem num local com acesso telefónico, mais possibilidades tem o seu quintal de ser declarado uma maravilha. Isto até nem seria muito mau, se acontecesse apenas uma vez por brincadeira, mas com a vulgarização do termo 7 maravilhas ou património da "não-sei-quantos" da humanidade, vai acontecer o efeito pernicioso de as pessoas deixarem de memorizar ou atribuir qualquer valor ao facto - uma espécie de falência do mercado.

Proponho um pequeno exercício mental que deverá ser feito com total auto respeito intelectual pelo próprio leitor que, deverá ser capaz de responder a todas as 4 perguntas sem pestanejar:

1º - Quais as 7 maravilhas do Mundo Antigo?
2º - Quais as 7 maravilhas do Mundo Moderno?
3º - Quais as 7 maravilhas de Portugal?
4º - Quais e quantas coisas estão declaradas património "não-sei-das-quantas" pela UNESCO?

Foi capaz de responder sem pesquisar, a alguma das 4 perguntas?...

Deixe-me adivinhar... conseguiu responder imediatamente apenas à primeira pergunta? E (se calhar) a imagem que ilustra o post contribuiu para esse facto?

Parabéns... bem vindo de volta à Terra!






Não se pretende com este post qualquer lição de moral ou dizer que (em si), é prejudicial a classificação como "maravilha" ou património da UNESCO. Pretende-se apenas dizer que, com a vulgarização destas duas terminologias, tenho sérias dúvidas se esse será o caminho a seguir para conseguirmos, em conjunto, promover o "nosso quintal das traseiras".

Andamos a cometer demasiados erros há demasiados anos.

Touché...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Para quem gosta de fotos e da historia do Luso e Bussaco


Vale mesmo a pena, para quem gosta de fotos antigas, dar uma vista de olhos ao site do EFP. Está tudo organizado por palavras chave e pode-se até comprar fotos!

Para os coleccionadores mais atentos e com maior espólio, não há nada de verdadeiramente inovador (como peça) nas fotos apresentadas, mas ainda assim vale a pena uma visita, quanto mais não seja, para ter uma noção do espólio da Foto Beleza.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Em fecho de ano fiscal:

Não esquecer que entrou em vigor o novo sistema contabilístico (SNC) e que o POC foi revogado à data de 1 de Janeiro de 2010. Há enormes modificações no modo como as contabilidades passarão a ser processadas a partir de agora. Aconselham-se todos os empresários a manter atenções redobradas sobre este assunto durante todo o ano de 2010, em especial com o balanço de início de ano (que garantirá a comparabilidade de contas no final de 2010) bem como com o sistema de controlo informatico dos activos imobilizados que parece não estar 100% operacional em nenhum dos programas vendidos no mercado português.

Igualmente, há que não esquecer que "As pequenas empresas e os empresários em nome individual, com sede no Município da Mealhada, cujo volume de negócios não exceda os 150 000 euros no ano em curso, vão pagar Derrama à taxa zero, em 2010."

Tribunal Administrativo e Fiscal arquiva três denúncias do PSD


"O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Aveiro mandou arquivar a participação do líder concelhio do PSD, César Carvalheira, contra o presidente da Câmara e o ex-vereador António Jorge Franco, por alegadas suspeitas de actuação lesiva dos interesses do Município, no caso da empreitada de requalificação do Parque da Cidade/antigos Viveiros."
(...)
"O mesmo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Aveiro mandou, também, arquivar, por falta de provas, mais duas (2) participações, apresentadas pelo ex-vereador do PSD, Carlos Marques."

Só falta esclarecer as dúvidas levantadas sobre Calhoa durante o último ano, para demonstrar definitivamente (a par com a esmagadora maioria obtida pelo PS nas últimas autárquicas), que há que rever as tácticas de combate político num período em que o PREC parece já ter acabado.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, há cada vez mais formação e informação por parte dos votantes o que leva a que formem as suas próprias opiniões e juízos à margem da interpretação política dos dirigentes do partido com o qual simpatizam.

O resultado é uma clara resposta que diz o seguinte: "Recusamos votar num partido que passa o tempo em guerrilha interna, a levantar suspeitas públicas sobre os adversários e a ver um mundo pintado com as cores da teoria da conspiração!"

Pensem nisso, unam-se e coloquem ideias alternativas em cima da mesa. O julgamento do povo será sempre soberano!

Touché...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tudo à pedrada!

Alguém, no sentido de armazenar munições para algum tipo de "continuação" de disputa, resolveu começar a "gamar" pedras das rotundas, ao ponto de ...

"A Câmara Municipal da Mealhada apela ao civismo dos cidadãos, em geral, exortando-os a contribuir, activamente, para preservação do espaço público, e à vigilância daqueles que não se revêem nestas práticas de alguns, fortemente lesivas deste património colectivo, que custa muito dinheiro à Câmara, dinheiro proveniente dos impostos, que é público, portanto, dinheiro de todos!"

Devo confessar que, algumas vezes, aquilo que se faz nalgumas rotundas é de tal modo feio que a última coisa que apetece é olhar para lá... ora se não estamos a olhar para lá, não podemos vigiar, pois não?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ano novo, vida velha?

2010 aí está, depois dos habituais festejos de fim de ano. Está na hora de fazer uma ou duas perguntas:

Qual a estratégia do concelho da Mealhada e dos seus agentes para fazer frente a um mercado que parece dar sinais de querer "mexer" novamente especialmente no que toca ao turismo e às actividades por este influenciadas como por exemplo os vinhos e a gastronomia?

Ou seja:

- Será que finalmente a marca M4 vai dar lugar a algo verdadeiramente consequente do ponto de vista das vendas?

- Qual o ponto de "execução" do Projecto LusoInova?

- Qual a estratégia promocional do concelho e quais as áreas em que se farão sentir incentivos por parte da Câmara Municipal?

- Qual o plano de acção da Fundação Bussaco?

- Quais e que tipo de eventos se estão a preparar além do (habitual) Carnaval? Vai ser preciso colaboração do tecido industrial concelhio?

- De que modo será exercido controlo sobre a eficácia das estratégias promocionais da Região de Turismo do Centro a favor do Concelho da Mealhada?

- O Balneário do Luso sempre vai abrir em 2010? Com que tipo de modelo de negócio?

- Em que ponto está a célebre (e já quase Jurássica) revisão do PDM?

- O que é que se passa "afinal de contas" com a celebérrima Zona Industrial de Barrô? Será que é para este ano?

- Em que ponto está o controlo de poluição atmosférica relativo à Lusoliva?

- Há algum tipo novidades? Ou vamos todos para junto das grandes vias que cruzam o Concelho ver o trânsito a "passar"?


... responda quem souber...