sábado, 9 de janeiro de 2010

Mata Nacional do Buçaco candidata às 7 Maravilhas Naturais



A Mata Nacional do Buçaco está entre os lugares nomeados para o concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
A candidatura da Mata do Buçaco, apresentada, oportunamente, pela nova entidade gestora, a Fundação Mata do Buçaco, passou a primeira fase de selecção, e tem o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e do Governo Civil de Aveiro, que se associaram à candidatura, como parceiros.

Na categoria Florestas e Matas, a Mata Nacional do Buçaco, concorre com o Pinhal do Rei/Mata Nacional de Leiria (Marinha Grande) e os Montados de Sobro e Azinho (Avis, Portalegre), entre outras.

Região Centro lidera lista das 323 candidaturas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal

O Centro do País, com 68 propostas, é a região que reuniu maior número de locais candidatos às New 7 Wonders Portugal.
Da zona Centro do país foram seleccionados 68 locais, que incluem a Mata Nacional do Buçaco, o arquipélago das Berlengas em Peniche, a Ribeira do Paúl na Covilhã, a Reserva Natural da Serra da Malcata, ou o Parque Natural da Serra da Estrela.

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem a concurso 46 sítios, tais como a Paisagem Cultural da Vila de Sintra, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, a Serra de Grândola e o Parque Natural da Arrábida.

A região Norte apresenta 56 potenciais maravilhas, entre as quais o Vale do Douro e o Douro Internacional, o Estuário do Rio Minho e o Monte da Senhora da Graça.

Do Alentejo são 18 “belezas” a concurso, entre as quais o Pulo do Lobo em Mértola e o Vale do Guadiana.

No Algarve ficam 44 das “maravilhas” a concurso, como a Ria Formosa, a Serra do Caldeirão ou a ilha de Tavira.

O Vulcão dos Capelinhos no Corvo, a Rocha dos Bordões nas Flores, a Lagoa das Sete Cidades em Ponta Delgada são apenas três das belezas a concurso pelos municípios açorianos, num grupo de 29, já na Madeira, a Floresta Laurissilva e as ilhas Desertas, integram um grupo de nove nomeados.

Desta lista de 323, serão seleccionadas 77 candidaturas pré-finalistas, escolhidas por um painel de 77 especialistas, das várias áreas científicas e regiões do país, e que depois será reduzida a 21 finalistas, escolhidas por 21 personalidades do nosso país.
A lista destes locais será divulgada no dia 7 de Março de 2010, data em que terá início a votação pública, e irá incluir, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país.
A votação pode ser feita através da internet, no site do evento - http://www.7maravilhas.sapo.pt/, por telefone ou por sms, até ao dia 7 de Setembro, e cada pessoa pode escolher um local das seguintes categorias Zonas Marinhas; Grutas e Cavernas; Praias e Falésias; Florestas e Matas; Grandes Relevos; Zonas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas, num total de sete.
Os vencedores serão conhecidos no dia 11 de Setembro, numa gala transmitida em directo da Lagoa das Sete Cidades, nos Açores.

1 comentário:

D'artagnan disse...

Só uma "aparte":

11 de Setembro??... nos Açores???

Será para gozar com a Diáspora açoreana de Nova York??