terça-feira, 30 de outubro de 2007

Manif contra Alcides Branco, sábado, 3 de Novembro

Depois de tantas promessas e da retórica de pele de cordeiro sob o lobo, o último golpe na pretensa boa fé de Alcides Branco e a sua empresa foi o ter conseguido duas licenças da CCDRC ( Comissão de coordenação e desenvolvimento regional do Centro) para poder poluir, até 2008, o ribeiro que por lá passa e, até 2012, extrair dele até a um máximo diário de 1500 m2 de água.
Foi convocada uma manifestação para sábado, dia 3, às 14h, frente à fábrica, por parte dos agricultores da Vacariça. O resto da notícia, no Jornal da Mealhada.

Este é momento não só de mostrar a nossa solidariedade, mas, sobretudo, de juntar a nossa voz a outras vozes, num crescendo acto da cidadania, que tanto por aqui apregoamos. Se for o silêncio a nossa opção, perder-se-á toda a nossa legitimidade para denunciar esta situação.
Veremos, no sábado, de que massa somos feitos e que espinha dorsal nos mantém em pé. Este será o primeiro passo da população do concelho contra quem zela contra o bem comum de todos. Podemos ser actores ou meros espectadores, cidadãos ou ovelhas. Veremos se somos ou não merecedores que o senhor Alcides Branco nos defeque, literalmente, em cima... como tem feito até aqui.

6 comentários:

Selas disse...

Ele defeca e tem alguém que lhe limpa o rabinho de certeza... e ainda passa uma águazinha de rosas....

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Espero que esta quarta-feira, os jornais locais aprofundem esta matéria. Se o não fizeram julgo importante que a rádio, por exemplo, o faça até ao dia 3.
Esta manifestação é importante, mas é tanto mais forte quanto melhores forem os seus argumentos. Lutar com argumentos que possam ser facilmente contrariados tirará força à manifestação.
E digo isto porque há duas situações que gostaria de ver melhor esclarecidas:
1º - extrair 1500m3 de água/dia daquela ribeira é um valor tão absurdo que coloco em dúvida se esta informação está correcta. Mas a estar correcta isso significa que a empresa Alcides Branco tem ordem para "secar" a ribeira inviabilizando o regadio dos campos agrícolas ou mesmo garantir um fio ecológico de água. E isso é uma autorização muito grave e irresponsável, cujo principal culpado é a entidade que emitiu uma licença dessas. Uma providência cautelar poderá ser uma solução provisória para lutar contra isto.
2º - É óbvio que esta indústria polui e os efluentes terão de ser descarregados na ribeira. Como qualquer outra indústria. O que importa aferir aqui é se a Alcides Branco já possui o sistema de tratamento a funcionar em pleno e se foi devidamente vistoriado, para lhe darem essa autorização. O que importa é saber se após o tratamento adequado, os efluentes descarregados na ribeira se enquadram dentro dos limites legais e se existirá alguma fiscalização e monitorização idónea desses valores.
A julgar pelo estudo que foi feito há uns anos atrás, sobre a qualidade de água da ribeira, o cenário é desanimador e novamente o maior culpado é quem emitiu uma autorização destas.
E entendo que os organismos locais, encabeçados pela CMM, devem procurar apurar estes factos e se for caso disso, exigir responsabilidades aos autores destas autorizações.
Apesar das autorizações, a Alcides Branco está muito longe de estar isenta em todo este processo, pelo que a manifestação faz todo o sentido e os agricultores e a população que tem sofrido estes anos todos, merece o apoio de TODO o concelho. Não os vamos deixar a gritar sozinhos.
Dia 3 estamos lá. Esclarecidos e firmes.

Pedro Costa disse...

E a Câmara?
E os vereadores da oposição?
E o putativo próximo presidente da Câmara?
Não sabem de nada? Não querem saber?
O melhor mesmo é venderem esta merda e irmos todos viver para Marrocos.

Afroluso disse...

As questões postas pelo "Jerico" no seu comentário são pertinentes; nomeadamente a possibilidade de uma "providência cautelar".
Acho bem que, para alem do "barulho" também se aproveite tudo o que possa ser feito no plano jurídico/legal.
Faço aqui um apelo aos distintos advogados da nossa praça para que coloquem os seus préstimos ao dispor da Associação de Regantes e/ou outras entidades que possam intervir nesta área.
Mas a manif. é importante, e lá estaremos!

Nuno Castela Canilho disse...

http://ncastelacanilho.blogspot.com/2007/10/as-licenas-passadas-pela-ccdrc-empresa.html

pirandello disse...

Licenciar a captação de 1500m3 de água nesta ribeira revela o desconhecimento total da evolução dos seus caudais ao longo do ano.
Se na estação das chuvas a questão dos caudais não se põe, ( não estou a falar da poluição), no pico da epoca estival, o caudal diario é infinitamente inferior a este valor.
Considero que estes licenciamentos não se apoiam em nenhuma base técnica, especialmente em series de registos dos caudais ali efectuados porque se assim fosse não haveria licenciamentos.
As entidades com competencia para licenciar são a DRAOT Centro e a CCDR Centro,entidades nomeadas na base da confiança politica, por
coincidencia,pelo partido com o qual o proprietário tem afinidades politicas.
Penso que sobre isto estamos todos esclarecidos, agora seria de esperar uma maior capacidade de "lobbing" especialmente do PS local que é poder, e não tanto das oposições,junto dos organismos responsáveis como a DGOTDU e o MAOT, porque são eles e só eles, assim tenham vontade politica, que tem capacidade para resolver de uma vez por todas este atentado ambiental.

Disse.