segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O cartódromo da Venda Nova.


Em Outubro de 2005 foi eleita a actual junta de freguesia. Dois anos depois, e a meio do mandato, ocorreu-me a ideia de destacar a obra mais emblemática entretanto executada.
Uma escolha que, como calculam, não estava fácil. Até ao momento em que construiram aquela belíssima obra que me atrevo de baptizar de "cartódromo da Venda Nova".
Um espaço eclético e multi-usos que, além dos inúmeros adjectivos que nos saltam cá para fora quando esbarramos com ele, apresenta algumas particularidades que a tornam sem equívocos, na obra mais emblemática desta junta.
Senão vejamos:
- Em primeiro lugar pelo fantástico enquadramento. O cartódromo e os seus jogos de cartas, batota e traições, uma paragem de autocarro e seus destinos desconhecidos e alguns coloridos eco-pontos, formam um contraste misterioso e subtil, que nos desperta a imaginação.
- Em segundo lugar temos uma excelente localização, junto ao acesso principal ao centro da vila turístico-termal do Luso, baseada numa escolha claramente politico-estratégica, com vista ao fomento, divulgação e desenvolvimento do turismo local. Um espaço que não será indiferente aos que circulam na EN234 e que certamente lhes aguçará a vontade de conhecerem mais um pouco desta vila, em busca de mais coisas ofuscantes como esta.
- Em terceiro lugar e se as duas justificações anteriores não fossem por si só suficientes, esta obra torna-se emblemática pelo facto de representar a concretização de, pelo menos, três promessas eleitorais de uma só assentada:
- Cumpriu-se a promessa nº13 - parque de merendas (mesas e cadeiras suficientes para uma numerosa família dos nossos tempos);
- Cumpriu-se a promessa nº 30 - renovação do mobiliário urbano (com a adopção de linhas muito simples, mas que são já um ícone nacional espalhado pelos mais surpreendentes cantinhos do nosso país e
- Cumpriu-se a promessa nº 4 - política de recuperação patrimonial, (com a recuperação de um espaço degradado e conhecido antro de vício).

Em suma: O tipo de obra onde a junta de freguesia dá cartas.

7 comentários:

Adelo disse...

E falta referir a esplendorosa vista sobre o vale de Várzeas, sem a qual o cartódromo nunca teria o esplendor que ostenta...

pirandello disse...

Gosto do Luso, gosto especialmente do Luso antigo. Sinto arrepios quando vejo referências a promessas eleitorais cumpridas. Arrepios, porque algumas revelam mais um toque de descaracterização no património arqutéctonico e paisagistico do Luso. Foi com alegria que tive conhecimento que dois jovens promissores urbanistas estavam a dar apoio técnico na recuperação do mercado, obra que pelos vistos parou. Que pena que esse apoio técnico não seja extensivo a todas as obras, pois algumas avançam, e essas sim, deviam era estar paradas.

Disse.

Xuxa Maluca disse...

Um Post irresisitivel.
Com bom humor diz tudo.
Ainda não consegui parar de rir.
AHAHAHAHAHAHAH

Afroluso disse...

Quem iria gostar desta obra era o Manel Bichano e o seu irmão "Brito Camacho", vizinhos da dita.
Mas vocês, novatos, já não se lembram ou não conheceram estes personagens da Benda Noba...

Selas disse...

Venda Nova sempre á frente nas instalações desportivas...

Jorge Carvalho disse...

Falta a cobertura do recinto. Vai ser uma cobertura de luxo e está a chegar. Quem sabe se, um dia, eu vou lá jogar uma "cartada". Levo o Quim Luis, o meu parceiro na tropa. Fomos os campeões da sueca. Esfolámos muito "pato" de todo o país que nos desafiava.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Post brilhante na acutilância e, tal como o platão, não consigo parar de rir, apesar de, em última análise, o facto dever dar mais para chorar. Já nos habituamos tanto a que não se cumpram promessas que já não sabemos muito bem o que é que este conceito significa. Teremos, de facto, os políticos que merecemos. Parabéns pelo humor sage. DE facto, só mesmo rindo desta tragicomédia.