quarta-feira, 16 de maio de 2007

A nossa junta de freguesia

Diálogos irreais

habitante da freguesia de luso: - Na últimas semanas tem estado um cheiro insuportável.
junta de freguesia do luso: -Qual cheiro?

15 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Diria surreais...
Mas também o nosso presidente da cmm, até quase o terminus da campanha para as legislativas, nunca tinha sentido o cheiro pestilento que pairava na Mealhada...E se podemos justificar os incêndios com as alterações climáticas, então podemos, perfeitamente, dizer que não estamos perante incompetência, mas anosmia...

jibita disse...

Essa conversa foi realizada no Luso ou na Mealhada?

D'artagnan disse...

Temos de ser justos, meninas (e menino): a JFL tem feito o que pode, mas tal como nós, está de mãos e pés atados.

Aguardemos as cenas dos proximos capítulos.

Lucius Licinius Lucullus disse...

Um dia destes aparece por aí um chinês a vender máscaras anti-gás.

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Coitados dos homens.
Há tantos anos com as mãos e os pés atados e nós ainda insistimos em mantê-los presos na junta.

Jorge Carvalho disse...

Ensinaram-me que o caminho do progresso não é rápido nem fácil, por isso venho aqui - coisa que já não faço há muito tempo, porque não me interessa - dizer-te, mais uma vez, que tens de mudar de orelhas. Mas como sei que não percebes nada destes fumos e cheiros, nem vou perder tempo a explicar-te porque é que a firma ALCIDES BRANCO continua assim, apesar de já ter feito alguns progressos. No entanto, só te adianto, não é por ti, é por todos os lusenses que merecem o meu respeito e consideração, que a solução total do problema resolve-se do seguinte modo: COMPRA DE TODAS AS INSTALAÇÕES DA FIRMA ALCIDES BRANCO. E não te digo mais nada...

PS: Sobre o Mercado de Luso podem perguntar ao meu grande Amigo D´ARTAGNAN o que é que ele pensa do projecto e onde se vão arranjar os 30O.000 euros para as obras, não contando com os honorários do projectista.
Passa bem que eu gosto mais do LUSO : OS PÓS E OS CONTRAS. Lá tem muitos comentadores e as audiências sobem em flecha. Já por lá passaram mais de 20.000 em tão pouco tempo. Porque será?

Um abraço de Amizade para todos deste burriqueirito do LUSO com a conta corrente em dia.

PS : É ao abrigo umas das outras que as pessoas vivem. Mais uma vez, não sei o que se passou hoje comigo, para te estar a dar "paleio". Tu só palras e não sabes nada de nada. O costume...

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Vamo-nos render sem luta?
Vamos entregar o jogo ao "adversário"?
Não vamos "incomodar" os nossos governantes?
O Jorge Carvalho, influente e mobilizador de massas, capaz de encher autocarros para campanhas politicas, não consegue impulsionar um movimento popular contra a fábrica?
A junta de freguesia de Luso, vai como sempre, aguardar que a Câmara tome a iniciativa de resolver os problemas da nossa terra?
A Junta de Turismo já veio à RCP, informar as medidas que tomou e as que gostaria de tomar.
Afinal quais as medidas que a junta de freguesia tem estado a tomar ou se propõe tomar?
Onde é que está o nosso presidente, quando a população apela a que se faça algo?
Acho que os munícipes têm o direito de saber. Preferencialmente através de algum meio de comunicação suficientemente abrangente.

Gaius Germanicus disse...

Meu caro tribuno Jorge Carvalho,
Aprecio a sua pose de artista de variedades. A sua argúcia e conhecimento surpreende o mais prolixo político.
No entanto não resisto a citar-lhe Fénelon, prelado francês com argúcia quase equiparada às epifanias com que nos brinda: "aquele pensa que sabe muito, mas não sabe de nada, e a sua ignorância é tanta que nem sequer está em condições de saber aquilo que lhe falta"
Ave Caesar

Jorge Carvalho disse...

Olha meu rico menino: Vai lá ler o "Dialogues des Morts", porque bateste mal na porta. Vai chatear a cabeça ao CONTA CORRENTE, porque daqui não levas nada. Já lá vai o tempo em que eu aturava pseudointelectuais como tu, agora, durmo o meu soninho descansado e, por isso, passas-me ao lado. Da tua imperial tribuna, local de onde apelas aos tribunos que te ouvem ( ou fazem que ouvem) entras na variedade do espectáculo dos mortos-vivos , porque o teu verdadeiro espectáculo de variedades está em CLEARWATER que te diz que tu podes renascer a cada segundo. A cada segundo pode haver um novo começo. É uma escolha. A tua escolha.

Aconselho-te a deixar o tal espectáculo dos mortos-vivos e a escolheres outro para "marrares" com um pedido de desculpas, como é evidente.
Percebido?
Aqui, neste blogue, acabaram-se os almoços grátis do JC. Tenho pena de não poder contribuir para as audiências deste blogue, onde tu e outros, vêm com a distinta oratória de fazer inveja ao Padre António Vieira.
Porta-te bem! Joga tudo no teu bilhar de bolso.

SUNT VERBA ET VOCES, PRAETEREAQUE NIHIL !

SURSUM CORDA!

Já os elevamos ao Senhor...

Nãso me importa nada de ser um ignorante, desde que continue a AMAR a MINHA TERRA.

SEREI LUSENSE ATÉ MORRER!!!

AVE, CAESAR, MORITURI TE SALUTANT !
Damos graças a Deus. Amen!

Jorge Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Carvalho disse...

Bom Amigo Jerico: Aqui te venho entregar a espada da luta que me foi oferecida por Lançarote. Sou um velho guerreiro da Mata do Buçaco e de lutas contra a invasão dos bárbaros no SAL tão salgado.
O Cavaleiro da Carroça, perante a espada de Dâmocles, entrou num convencionalismo total, fruto do seu amor por Guinevere, o qual lhe trouxe a expulsão do reino de Artur.
O velho guerreiro JC arma-te CAVALEIRO BRANCO em homenagem ao mais bravo lutador da Távola Redonda e, hoje, aqui, neste espectacular blogue, entrego-te à Senhora do Lago para te proteger nesta tua cruzada contra os cheiros das azeitonas. Vai ao http://lusoprosecontras.blogspot.com que eles cedem-te o MERLIN, pois já não precisam dele para ter muitos comentadores e audiências. Leva-o e procura na Lameira de São Geraldo a lendária Avalon que, com as suas poções mágicas, te dará a mezinha que beberás de um trago. Ficarás protegido contra os odores que tanto te incomodam. Segue em frente até à Lameira de Santa Eufémia tão mal rebaptizada por ti, onde encontrarás um podómetro que te servirá para medires as caminhadas que são necessárias para organizares um movimento popular, capaz de encher vários autocarros em campanhas e não só. Toma atenção à desconsciência de alguns romanos que andam por aí armados em filantropos, porque eles, através de plebiscitos, impõe a lei aos tribunos e ficam na retaguarda do combate.
Ensinei-te tudo bom Jerico. Carrega as tuas albardas e parte. Aceita os meus conselhos retemperantes porque tudo na vida é mensurável.
Parte!
A luta pela azeitona fedorenta passa também pelo teu magníloquo discurso para convencer os plebeus a encher os machimbombos requisitados em África. Lembra-te sempre da adivinha : Branco (não é o Alcides) foi meu nascimento e de luto me vesti, para dar luz ao mundo mil tormentos padeci.
Vou terminar, Jerico. É com pena que te deixo sozinho nesta luta. Estou velho, cansado e doente. Já não posso com os gays - desculpa - com os gaius, ou gajos que, com as espadas dos centuriões, me feriram de morte.
Estarei contigo em espírito, mas vou ter de comer as últimas azeitonas de Elvas que comprei na Feira do Cavalo, em Santarém.
Não te quero mais azaranzar e por isso me retiro, porque tenho as fábulas de La Fontaine para ler e alguns livros do Fénelon o espíritista para reler. Depois de ler tudo isto, procura-me e eu ajudo-te, porque sei que ninguém merece as tuas lágrimas e quem as merece nunca te fará chorar.
Com a grande Amizade do GUERREIRO LOBO, recebe o meu poder divino.
SUM CUIQUE!

Jorge Carvalho disse...

E lembra-te que a azeitona não nasce branca; nasce verde.
Não esqueças Jerico, porque a adivinha pode vencer-te, o que eu, sinceramente, não acredito. Receberás de mim a coragem e a audácia do GUERREIRO LOBO descendente dos lutadores e guardiões do templo do Buçaco que te protegerão contra o mastim germanicus, o tal que ladra muito, mas, felizmente, não morde, porque lhe apodreceram os dentes no guinhol da sua vida.

O gajo até tem a mania que sabe escrever umas coisas, mas, com a tua e a minha humildade de escrevinhadores, cá nos vamos safando perante a alta sabedoria do romano.

AVE CAESAR !

Jorge Carvalho disse...

E, para aumentar as audiências, aqui estou eu de novo, portador de uma mensagem para o JERICO que é um bom burrico, mas precisa urgentemente de recorrer da ajuda do demente CALÍGULA, para que ele lhe empreste o INCITATUS.
Jerico: Compra colares de pedras preciosas, arranja 18 homens muito robustos, adquire mantas de cor púrpura. O IMPETUOSO vai precisar de tudo isto e muito mais. Eu falo com o Raul Aguiar e ele empresta-te o Lago de Luso que servirá de jardim ao cavalo, pois já sei que essa será uma das exigências do maluquinho CALÍGULA. Apelamos à CONTA CORRENTE e o "chefe", mas pouco, exigirá na CMM que o cavalo passe a SENADOR-VEREADOR com direito a estátua junto ao Centro de Treinos de Luso, perto da Lameira de Santa Eufémia.
Não deixes o IMPETUOSO perder esta corrida, porque o doidinho do dono entrega-lo-á às mãos de um tribuno da VIA LATINA, onde o pobre animal irá sofrer a agonia de uma morte lenta. Lembra-te que o louco não é morigerado e, além do cavalo, podes ser executado, também.
De loucos GERMANICUS temos de esperar tudo, apesar de, um dia, também eles "saborearem" os punhais da traição dos tribunos.

E... já estou farto de azeitonas!!!... Agora vou dormir o sono dos justos. Estou cansado, mesmo muito cansado. Já nem consigo ir apanhar a azeitona em vez do meu pai que tem quase 85 anos!!! Como é possível chegar a este estado?!
Servi o meu imperador, o poeta Homero com lealdade. Ajudei a escrevinhar a Ílida e a Odisseia, contando com a ajuda do meu Amigo Tonel e... dei o berro!!!!
Paz e descanso é o que eu preciso. Pode ser que acorde daqui a dois anos +/-.
Confio-te esta nobre missão que desempenharás com esplendidez. Não te deixes atraiçoar por gays - lá estou eu a falar de homossexuais, gaita -, digo gaius, que, traduzido para vernáculo, são uns passarões robustos e sedentários ( não se levantam da cadeira e só falam) que te podem incomodar muito nesta tua cruzada a favor da descoberta do Santo Graal da azeitona mal cheirosa.
Cantemos hosanas e hinos a CALÍGULA e, já agora bom Jerico, chama NERO para ajudar o GERMANICUS a incendiar a aldeia. Porém, tem pena do MUDO JOAQUIM e dos seus conterrâneos do povoado que, na minha modesta opinião, não merecem morrer às mãos dos dois maluquinhos romanos.
Vou dormir! Vem aí o meu SANDRO e chateia-me a cabeça por eu passar a vida aqui no computador.
Ai tanto soninho por causa de romanos, jericos e.. azeitonas.
Valha-me Deus Pai Todo Poderoso! Amen!

AVE CAESAR.

PS: Por favor digam ao TONEL que eu só entro no combate se ele me devolver a HELENA, caso contrário nada feito. Deixo o romano e o Jerico sozinhos.

Bem-hajam todos os tribunos lusenses por estarem para aqui a aturar-me. Hoje, vejam lá, deu-me para isto.

ATÉ SEMPRE! E VIVA O NOSSO LUSO!

LUSO SEMPRE NA FRENTE CARAGO!!!!!!
À boa maneira do TONEL.
AVE CAESAR !

Jorge Carvalho disse...

Dizem certos filantropos jocosos, armados em romanos dos tempos de outrora, porque os novos preocupam-se mais com invasões em terras de petróleo, que eu me dirijo e brindo os tribunos através de epifanias.
É mais um dos joões-fernandes que andam por aí a divagar gemendo e chorando neste vale de lágrimas, sem dúvida! Resta saber se este epilogador Calígula se refere às aparições divinas, mas o dia 13 de Maio, foi no sábado passado. Se se tratar de uma descoberta inesperada teremos, certamente, um novo santuário em Portugal e eu faço questão que o mesmo seja erigido na Lameira de Santa Eufémia, onde surgirá uma estátua garboza e imponente em honra do seu famoso IMPETUOSO.
O discurso demosténico e epigramático deste romano, apesar de ter proveniências gregas, encontrou o verdadeiro eco no pobre Fénelon que ao terceiro dia ressuscitou dos mortos e subiu aos céus para honra e glória do gnómico GAIUS GERMANICUS - " O TERRÍVEL", o novo ZÉ TOLO destas paragens.
Com esta ilustre personagem, agora aparecida, segundo as epifanias, estamos a caminho de resolver totalmente o problema da azeitona mal cheirosa.
Deus seja louvado porque ouviu as nossas preces.

AVE CAESAR !

Jorge Carvalho disse...

Desculpem: garbosa é com um s e não com um Z.
Convém corrigir porque, entretanto, pode surgir o garibaldino romano, em defesa do léxico e eu tenho muito medo do seu cavalo lignívoro que me pode dar uma dentada, apesar da minha madeira ser dura de roer.

Mais uma vez, aqui me penitencio. Não tenho culpa de ser um simples tribuno e, por isso, não me posso envaidar de escrever divinalmente como o tal prolixo - disse ele, não foi?! - romano GAIUS na sua divinal presbiofrenia.