quarta-feira, 23 de maio de 2007

"Um PSD" e "o outro PSD"

Se ainda subsistiam dúvidas de algumas clivagens no seio do PSD local, consegui dissipá-las pelos comentários e pelos comentadores deste post.
Afinal não há só um PSD. Também há outro.

4 comentários:

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

lol
Mas pelo que dá a entender, "o outro psd" é que é o pds institucional, o que todos conhecemos oficialmente. De qualquer modo, é salutar o pluralismo...

Gaius Germanicus disse...

Caro Tribuno,
Mas não seria possível aos críticos que militam no PSD fazerem uma reflexão sobre as razões que levaram um destacado militante a abandonar as fileiras?
Não será pela morte das ideologias? Será que os fundadores do partido se revêm naquela manta de retalhos?
A verdade é que Sócrates, que por curiosidade foi filiado no PSD, apadrinhado pela então militante PSD e agora ex-PS Helena Roseta, esvaziou a esfera de influência e intervenção do PSD. Ao actual PSD, comandado por um líder frouxo, não resta espaço de manobra e, para cúmulo, decidiu virar à esquerda.
Ao contrário de outros partidos, no PSD não há obediência cega. Há valores, há ideologias. E quando o Partido perde a sua essência, só resta entregá-lo aos homens do aparelho.
Ave Caesar

D'artagnan disse...

Concordo com um certo saltitar entre os partidos ao centro. Até porque há uma clientela política (que decide as eleições) e que é comum.

Aquilo que não entendo, é o saltitar do PCP para o PSD ou para o PS. Enfim, acho que se trata de uma gestão de "vantagens" e de sede de poder.

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Os partidos não são como os clubes de futebol, onde se cresce numa cor e morre-se com essa cor.
Portanto, o saltitar de partidos não me surpreende e acho até salutar.
E hoje em dia as diferenças partidárias estão muito esbatidas, para funcionarem como barreiras intransponíveis.
Hoje a política resume-se a pouco mais que metodologias e dinâmicas de gestão.
Para problemas semelhantes, um autarca do PCP, acaba por procurar soluções semelhantes às de uma autarca do PS, do PSD ou de qualquer gestor independente, à frente de uma câmara.

O que estranho no saltitar é o timing dos saltos e as cambalhotas.