sábado, 30 de junho de 2007

Um mistério para se resolver com as cartas de Tarot.


O Vaticano vai estudar o acidente [na Fórmula 1] do piloto polaco [Kubica] para tentar perceber se a sua salvação aconteceu devido a intervenção divina de João Paulo II.

A época do defeso no futebol tem coisas boas

Por exemplo: o Ajax da Silvã não perde há várias semanas.

Na antevisão da "silly season"

Porque, como se usa dizer, as tristezas não pagam dívidas (ainda que as alegrias também não), fica aqui um retrato do nosso povo - de nós -, elaborado por quatro criativos do Porto. As páginas são interactivas e devem ser bem exploradas. O meu capítulo preferido é o "Ler".

Proxenetas!!!

De acordo com o Diário de Notícias, a partir de Agosto alguns bancos vão passar a cobrar multas ou "comissões" quando faltar o dinheiro na conta à ordem, no dia de pagamento do empréstimo bancário.
Uma ideia aparentemente coerente se os devedores não estivessem já sujeitos ao pagamento de elevadíssimos juros de mora por cada dia de atraso.
Juros de mora bem definidos nos contratos dos empréstimos, onde se definem as regras relativas aos atrasos de pagamento. Regras contratuais que esta medida irá desrespeitar de forma unilateral , sem o consentimento do devedor.

Não bastava a cobrança abusiva das "despesas de manutenção", onde chegam ao cúmulo de as aplicar aqueles que TODOS OS MESES alimentam a fome voraz da banca depositando centenas de euros para provimento das despesas com empréstimos e toda a panóplia de despesas complementares de seguros, de saúde, de cartões e de "serviços" proficuamente inventados pela banca, criaram agora esta medida avulsa.
Mais uma, praticada por uma entidade para quem o cliente não tem direitos e está SEMPRE em último lugar e cuja Missão é suficientemente clara: Cativar clientes, amarrá-los e fodê-los.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

boas, boas...

... são as férias dos pequenos. GRANDES.

Mais um ministro fora da validade

O Ministro Correia de Campos sugeriu dar remédios fora de prazo «aos pobres»
in diário digital

entretanto
"A assessora de imprensa do ministro da Saúde esclareceu que o representante da Associação Nacional das Farmácias (ANF), que interpelou o governante ao exibir um saco de fármacos no valor de 1.700 euros, não disse que se tratava de medicamentos fora de prazo, mas sim remédios entregues nas farmácias."

E eu que julgava que os remédios entregues nas farmácias estavam enquadrados na politica ambiental de recolha de embalagens e medicamentos fora de uso.

Ou sou eu ou é o ministro que anda a tomar os comprimidos errados. Ou fora do prazo.

Sobre o carnaval e o silêncio da Câmara

"Não faço comentários"
Carlos Cabral dixit, mas pouco.

Fumo branco: "Habemos Papa"

Pois é, Junho está no fim, e até agora não temos sido muito incomodados.

Não nos podemos esquecer que, tal como prometido pelos mais variados "canais", Julho está à porta, e a hora da verdade aproxima-se.

Já agora, para quem tenha dúvidas sobre o teor dos "fumos" que se diz serem apenas vapor de água, proponho o seguinte raciocínio sobre as regras da física:

1 - As regras da física e da termodinâmica aplicam-se de igual modo e são igualmente válidas em qualquer local do planeta.

2 - Na central térmica do Carregado, existem dois grandes condensadores (enormes chaminés cujo diâmetro é aproximado à altura), cuja função é dissipar calor.

3 - Esses condensadores enviam exclusivamente vapor de água para a atmosfera.

4 - Esse Vapor de água, não excede os 100 metros no ar, dissipando-se rapidamente.

5 - Quantos metros tem a coluna de fumo branco que se vê no ar a partir da Lameira?

6 - Será que alguém acredita nas "análises"?



Mais 30 dias e saberemos o que fazer. Os meios de prova estão a ser coleccionados.

Touché

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Uma chuva de azares...

"Tivemos dois azares, a Câmara não assumir o prejuízo do Carnaval e o seguro não cobrir esse prejuízo porque só choveu até às 14h 45m, no dia do corso"
Álvaro Miranda no Jornal da Mealhada

Com o calor a apertar...

Diz aqui que as populações do Salgueiral e Monte Novo compraram uma cisterna com capacidade para 4.000 litros para combate aos fogos, no valor aproximado de 1650 euros (*) ...

... e as grandes superfícies a vender piscinas de 24.000 litros a um quarto do preço (**)
Isto é que era investimento!!!
Matavam dois coelhos com uma cajadada. Tinham uma reserva de água para combate a incêndios e enchiam as duas povoações com turistas provenientes do parque de campismo do Luso.

(*) e ainda mais 1000 euros para pôr a coisa a funcionar.
(**) Tudo incluido

Um doce para quem adivinhar(*)

O que é que saí às Quartas,
mas só aparece às Quintas?

(*) título à Timpanas

terça-feira, 26 de junho de 2007

Por sugestão do Jerico:

Estava ontem a falar com um dos nossos bloggers mais influentes (vocês sabem que é) e ele fez-me a seguinte pergunta:

- O que é que vão fazer à terra fertil do Vale? É para vender? É para deixar debaixo do aterro?

Achei a pergunta pertinente e, como é óbvio, não tinha como lhe responder.

Pode ser que "alguém" saiba.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

UB 40

Chegou o tempo das sardinhadas que devem ser regadas com um bom "red red wine "...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Monella

Um filme para o fim-de-semana.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Batalha do Buçaco


A Batalha do Buçaco, como se lá estivessemos !

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Programa de Animação Termal

Este ano, saíu atempadamente o programa de animação termal, facto que, por si só, já é um progresso.

Há várias situações que gostaria de salientar:

1 - positivas - o "timming", a coordenação com a Junta de Turismos de modo a enquadrar as visitas guiadas já anteriormente programadas, a qualidade do papel de impressão, a facilidade de leitura e o calendário que se estende de Maio a Outubro.

2 - negativas - Falta de orçamento para que se faça algo mais do que FOLCLORE e a falta de uma pequena tradução para que os turistas de outras paragens, também consigam ler. Será que não haja uma "alma" que saiba falar e escrever Inglês, Francês e Castelhano? Será que era assim tão caro? Será que os hoteleiros e comerciantes, não estariam na disposição de contribuir e enriquecer o programa com outras ideias e actividades?

Quem não sabe, é mesmo como quem não vê, mas já houve evolução, o que é uma coisa positiva.

Já só nos falta dizer: "Para o ano e, é que é!"

Touché...

Basta clicar na figura II

terça-feira, 19 de junho de 2007

Penacova - Praias fluviais do rio Alva

Para quem gosta de rio e Natureza meio selvagem que tal dar uma saltada a esta zona de Penacova.Não sei bem onde fica ,mas quem tem boca vai a Roma.Há-de haver alguém que nos possa ajudar.Pelo que mostra o filme parece ser muito bonito.

Restituições a conta gotas

"Os Serviços Municipalizados de Anadia, no sentido de dar cumprimento ao disposto no Decreto-lei nº 100/2007 de 2 de Abril irá proceder à restituição aos consumidores das cauções entretanto prestadas."
in Mealhada Moderna

8 anos atrás!!! foi publicado o Decreto-Lei nº 195/99, de 8 de Junho, que veio estabelecer a proibição de prestação de cauções para efeitos de contratualização do fornecimento de serviços públicos essenciais, como é por exemplo o caso da água. Mas também da electricidade, gás e telefone.
O seu art. 6º obrigava à restituição dessa caução aos consumidores.
Mas, a verdade é que muitas das entidades gestoras fizeram orelhas moucas a este artigo, ou escudaram-se em algumas ambiguidades próprias das leis que temos, para manter ilegalmente em sua posse as verbas das referidas cauções, não as devolvendo aos consumidores.
Neste caso concreto: os SMAS de Anadia. Desconheço a situação do nosso concelho.
O DL 100/2007, vem "relembrar" esta obrigação e reforçar e clarificar várias situações que terão ficado menos explícitas no primeiro diploma.
Uma das exigências do actual diploma é obrigar as entidades gestoras (algumas são as próprias autarquias locais) a avisar os consumidores com direito à restituição da caução, através da afixação de editais, a publicação em dois jornais de grande tirada nacional, afixação nas zonas de atendimento público das entidades prestadoras do serviço e publicitação nas facturas e nas páginas da Net dessas entidades. Esta publicitação terá de ser feita nos 90 dias após a entrada em vigor do diploma. Portanto ainda estamos dentro desse período.
Talvez agora as pessoas recebam aquilo que não deviam ter pago e que há muito deviam ter recebido.

PS - Não deixa de ser caricato que para o fornecimento de bens essenciais como a água, gás, telefone e electricidade, tenha de existir uma lei que nos proteja. Uma espécie de grade entre nós, consumidores, e a entidade prestadora do serviço que nos tenta "amarfanhar" o maior naco possível todos os meses. Ou de dois em dois meses. Depende dos hábitos alimentares do bicho.


Basta clicar na figura

Ponto de situação:

- As obras da Avenida vão ser apenas um "Lavar de cara" e ao que parece, não incluem qualquer mexida (nem estética, nem de segurança) no morro.

- Parece que há um novo projecto para a Fonte de S. João, que pelos vistos, está ainda no segredo dos deuses.

- A Lusoliva ainda não resolveu o "assunto"

- As vielas do Luso estão a sofrer obras de vulto.

- As obras da extensão de saúde estarão novamente paradas?

- As obras de restauro do edifício do Casino, avançam de vento em popa. Pode ser que aproveitem para repor o tecto "art nuveau" no café.

- A página web da junta de turismo de Luso e Bussaco está na mesma.

- O Bussaco está em "silêncio", como convém a um sítio de descanço.

- Do projecto orientado pelo Professor Frederico Teixeira, nem se ouve falar, como seria de esperar.

- E nós por cá, cá vamos andando como sempre: fu..........s!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

domingo, 17 de junho de 2007

Blogues que incomodam muita gente

Balbino Caldeira, professor do Instituto Politécnico de Santarém e autor do blogue "Do Portugal Profundo", foi constituído arguído num processo relacionado com a licenciatura de Sócrates.
E isto, porque no seu blogue, provavelmente o primeiro a publicar informações que questionam o título e o percurso da licenciatura de Sócrates, nunca se coibiu de publicar os resultados da sua investigação, designado por Dossier Sócrates, assunto que posteriormente se espalhou por toda a blogosfera e meios de comunicação social.

Balbino Caldeira desconhece o teor da acusação, mas aqui a malta desconfia que ele é acusado de roubar o título de Engenheiro ao Sócrates. E isso não se faz a quem se esfalfou a estudar. Além disso já tínhamos sido avisados que quem se mete com o PS, leva. E já estamos a levar. Habituem-se.



sexta-feira, 15 de junho de 2007

"Cumbersas" de bastidores...


... sobre a imagem da Jerico&Albardas, Lda, algum tempo atrás, entre mim e a nossa estimada lua-de-mel, lua de fel.

lmlf- A imagem do burro para o Jerico, tá bem. Agora tu... um ogre!?!?

eu- De facto tens razão. Sou um ogre... mas um ogre com H grande. Hogre!!!


E assumi o Hogre... até hoje.
Até ler este post. E mudei de idéias. E vou mudar de imagem, também. Em breve. Há limites. Arre!!!

Sejamos sinceros

No Concelho da Mealhada poucos acreditam nas potencialidades das Termas para gerar riqueza.
A esmagadora maioria das pessoas está céptica ou resignada à "decadência natural" da procura de termas. Entendem que o termalismo foi uma época que acabou e não volta.
Por isso cruzamos os braços e limitamo-nos a esboçar uns esgares de reprovação a projectos de remodelação termal obsoletos e ridículos.
E pouco ou nada de mais se faz, porque no fundo, não nos passa pela cabeça que as termas sejam a galinha dos ovos de ouro do Luso e do concelho. Sejamos sinceros. É ou não é verdade?

Pois, de forma bem diferente pensa São Pedro do Sul e o respectivo presidente da Câmara que se prepara para investir 10 milhões de euros na requalificação e ampliação das maiores termas do país e da peninsula ibérica e que no ano anterior receberam cerca de 25 000 aquístas. Quase um terço da totalidade de aquístas que passaram pelas várias estâncias termais do país. E pretende atingir os 45 000!!!, após as obras de requalificação.

O ano passado, as termas do Luso receberam 1250 aquístas. Para alterar isto existe um rascunho de projecto para investir cerca de 150 mil euros!!!

Em notícia do jornal de notícias de hoje, a não perder, uma comerciante de São Pedro do Sul, agradece ao termalismo o sucesso do seu negócio de artesanato.

As termas de Monção que estiveram fechadas, foram adquiridas pelos espanhóis.

Nós por cá, vamos continuar a lamentar a nossa sorte e a dormir sobre um poço de petróleo.

A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE LUSO

Se tiver algo a dizer sobre o post anterior, coloque os comentários aqui, fachavor.
Teremos todo o gosto em auscultar e partilhar a opinião de todos e continuar a fazer do Amo-te Luso um espaço de todos e para todos.

A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE LUSO

REGIMENTO DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE LUSO


ARTIGO 21.º
DISTRIBUIÇÃO PRÉVIA DE DOCUMENTOS

Com a convocatória para as sessões da Assembleia de Freguesia fica disponível, na Sede da Junta, cópia dos assuntos a discutir, incluindo o projecto da acta da sessão anterior.
Este REGIMENTO contém doze páginas numeradas e rubricadas e foi aprovado por unanimidade em sessão da Assembleia de Freguesia de Luso, realizada em vinte e cinco de Novembro de dois mil e cinco.

O Senhor Raul Aguiar veio levantar os seus documentos e o Senhor Presidente Edmundo Duarte também e com a devida antecedência.

Será que se esquecem de ler o REGIMENTO?

Prosseguem as obras de demolição do Hotel Serra.

Desta vez os amigos do alheio levaram mais meia dúzia de janelas de alumínio.
Ficaram duas ou três para trás. Virão completar o serviço?

Um pedido:

Será que os "colegas" bloggers não se importam de só usar cores escuras nos textos?

É que eu tenho dificuldades em ler algumas coisas. Só isso!

:-))))))))))))))))

As opiniões dos nossos comentadores

A propósito do "Paredão de Barrô"

"Diz o ilustre senhor, e passo a citar: « A intervenção socialista da c.m.m. e da j.f.l.,nos ultimos 20 anos, tornaram este lugar simpático um local onde o povo se sente muito bem e com excelentes condições para ali viver.»
Presumindo que o ilustre senhor torna este comentário extensível a toda a freguesia, tomo a liberdade de tecer sobre este tema as seguintes considerações:
- A população da freguesia era em 1991, 2713 habitantes e em 2001, 2750 habitantes. Cresceu portanto, 1,3%.(dados do ine)
- Em 1991 tinha 1196 habitantes com menos de 30 anos e em 2001 tinha 1032 habitantes. Diminuiu portanto, 14%.(dados do ine)
- Significa que a população jovem não encontrou cá condições para se fixar e migrou para outros locais.

Mas que raio! Com tão boas condições os nossos jovens vão embora?
Será o discurso ou os números que estão mal?

Disse."

Pindarello

quinta-feira, 14 de junho de 2007

A flexisegurança explicada a leigos

O que é a flexisegurança?
Basicamente, consiste numa nova modalidade contratual onde a entidade empregadora pode dar um pontapé no cú do trabalhador, quando lhe der na veneta. E em qualquer cú. Com toda a segurança.

Quais as vantagens para o trabalhador?
O trabalhador terá um subsídio de desemprego um pouco mais generoso, que lhe atenuará um pouco a queda, após levar o pontapé no cú. Uma espécie de bálsamo para as dores.

Quais as vantagens para as entidades empregadoras?
Gerir empresas ao pontapé tornar-se-á-se mais aliciante.

Qual o objectivo deste modelo?
Pontapé prá frente e salve-se quem puder.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE LUSO

EDITAL
Edmundo Manuel Pires Duarte, Presidente da Assembleia de Freguesia de Luso, faz saber que, para efeitos do disposto no nº 1, do artº 13º, da Lei 169/99 de 18 de Setembro, alterada pela Lei nº 5-A/2002, de 11 de Setembro, e do artº 14º do Regimento da Assembleia de Freguesia de Luso, se irá realizar a Sessão Ordinária desta Assembleia, na Sede da Junta de Freguesia, no próximo dia 28 de Junho de
2007, 5ª Feira, pelas 21h30, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS
- Revisão Orçamental.
- Análise e Discussão de Questões de Interesse para a Freguesia.

Para conhecimento geral, se publica este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

Luso, 13 de Junho de 2007
O Presidente da Assembleia
(Edmundo M. P. Duarte)

O PAREDÃO DE BARRÔ

Persiste; agarra; aguenta. A paciência é o génio.

Na passada terça-feira, dia 12 de Junho de 2007, começaram as obras do PAREDÃO DE BARRÔ, o que vai permitir uma circulação eficaz para todos os veículos que transitam nesta rua da povoação.
Lembram-se de Barrô há cerca de vinte anos? A intervenção Socialista da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia de Luso, tornaram este simpático lugar um local onde o povo se sente muito bem e com excelentes condições para ali viver.
Há tanto no mundo para todos nós se tivermos olhos para o ver, coração para o amar e a mão certa para o unir a nós...
Parabéns ao povo de Barrô, homens e mulheres simples, mas com um coração enorme. Aqui fica, também, uma saudação muito especial ao meu Camarada Alberto Antunes Madeira, um Homem extraordinário.

SEREI LUSENSE ATÉ MORRER!

O pior já passou

O Instituto Meteorológico previa períodos de chuva, por vezes forte nas regiões do norte e centro, com possibilidade de trovoadas e vento moderado a forte com rajadas nas terras altas, durante o dia e noite de ontem, com melhoria de tempo a partir da manhã de hoje.

E foi assim que aconteceu

Tempos sem tempo:

Caros Amigos

Infelizmente não tenho tido tempo de acompanhar o que se tem passado no blog.

Infelizmente, sempre que cá deixo de vir, instala-se uma crispação com a qual não me identifico.

Os blogues são, naturalmente, locais de discussão (tal como qualquer café ou assembleia) e não podemos amordaçar nem excluir ninguém. No entanto, tem de haver alguma ordem para que todos se possam entender.

Ninguém ganha nada com o facto de andarmos sistemáticamente à "cacetada". Pelo contrário: perdemos toda a credibilidade e interesse para a população que se dá ao trabalho (se é que ainda há alguma) de nos ler.

Enquanto não conseguirmos resolver o deficit de diálogo e tolerância entre nós, todos os projectos e ideias para o Luso irão, mais tarde ou mais cedo, FALIR.

Touché...

Já é um progresso

O secretário da junta de freguesia de Luso, conseguiu prever o início de algumas obras aqui no burgo, com 2 dias de antecedência.

O que é fantástico!!!

Quem sabe um dia, esta junta consiga prever o que vai fazer durante um ano.

Hic a bubadeira!!!

- Benho agora da feira da binha hic do binho...
- Hic um caraças!!!Eu tamém...
- Hic achaste da feira?
- Ui... binho à fartazana... hic bom...

quarta-feira, 13 de junho de 2007

A lei não é uma coisa que só usamos quando nos dá jeito

Depois de ler os jornais e os vários comentários pela blogosfera para perceber o que se passou na última assembleia municipal da Mealhada, não descortinei nada de ilegal na atitude do presidente da Câmara da Mealhada nem nada de ilegal por parte do plenário ao recusarem a palavra a um vereador.
A lei justa ou injusta, é clara:
art.48º
3 — Os vereadores devem assistir às sessões da assembleia
municipal, sendo-lhes facultado intervir nos debates,
sem direito a voto, a solicitação do plenário ou
com a anuência do presidente da câmara ou do seu
substituto legal.

Não existindo essa solicitação do plenário ou a anuência do presidente da câmara, aos vereadores cumpre respeitar essa vontade. Democrática porque enquadrada pela lei. Por muito que isso custe.
A assembleia municipal é um espaço de discussão dos seus membros. São eles que devem colocar e discutir as questões. Os elementos do executivo têm o seu espaço próprio.

Não estou a defender a posição do presidente da Câmara, a qual acho reprovável.
Nem a do plenário, a qual era infelizmente previsível.
Aceito as críticas da oposição, mas não posso concordar e aprovar o modo como o fez.

Por último não percebi os procedimentos do presidente da assembleia municipal, Dr. Rui Marqueiro:
- Primeiro, por se substituir áquilo que deveria ter partido do seio do plenário. Deveria ter sido o plenário a tomar a iniciativa de propor auscultar o vereador Breda Marques. Ao não fazê-lo, o presidente da assembleia deveria ter sabido respeitar a decisão do presidente da Câmara. Talvez, uma questão de elegância, ou talvez uma questão de respeito pelos direitos que a lei confere a cada um.
- Depois por entregar ao plenário a decisão de deixar falar ou não o vereador Carlos Marques, quando este alegava a defesa da honra. Ora nestes casos deveria ser o próprio presidente a fazer cumprir a lei e autorizá-lo a falar, independentemente da vontade do plenário.

TALVEZ ?!!! BLA - BLA - BLA ?!!!








Talvez,... nunca se sabe,... pode acontecer!!!!!!!!
O secretário da Junta é um bla, bla, bla, bla, !!!!!
Jerico come o resto da palha, vai para o curral, larga as albardas, porque VALES ZERO!
COMEÇARAM AS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DAS VIELAS DE LUSO, conforme anunciou o secretário da Junta de Freguesia em 11 de Junho de 2007 neste blogue. Passaram-se apenas 2 dias...!!!!
SEREI LUSENSE ATÉ MORRER!


O projecto da revitalização das termas, da SAL

"Foram-me apresentadas propostas ridículas..."

frase de Carlos Cabral, em notícia publicada no jornal da mealhada

terça-feira, 12 de junho de 2007

Ricochetes de Alcochete


Um campo de golfe na Pampilhosa?
É irreversível? Não há alternativas mais viáveis?
E na margem norte do Rio Cértima?
Os estudos foram exaustivos?
Qual a opinião da Quercus?
O Mário Lino tá metido nisto?

Ufff!!!!!

Feira de artesanato e gastronomia da Mealhada. Dixieland's e Tapas & Papas, de Cantanhede. Agora feira da vinha e do vinho em Anadia.
Isto dá cabo d'um gajo!!!

Então??? Quando é que sai o tinto prá mesa 6, pá?

- Gostaste da feira de artesanato e gastronomia?
- Ó pá!! Houve muita gente e confusão nas barracas da gastronomia...
- Ai sim? E que sugeres?
- Que aumentem o número de freguesias, pá.

Talvez,... nunca se sabe,... pode acontecer...

"Caros conterrâneos: Apenas venho a este espaço para vos informar que talvez nesta semana, ou na outra, começarão as obras de remodelação das vielas de Luso."

extraído num post algures, talvez aqui

segunda-feira, 11 de junho de 2007

A aprovação do relatório e contas 2006 da freguesia de Luso

Em primeiro lugar não se percebe como é que uma junta de freguesia de Luso com tanta experiência autárquica, apresente apenas em Junho e numa reunião extraordinária, um relatório e contas que deveria ter sido apresentado e aprovado na primeira reunião ordinária em Abril, nos termos do art. 13º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, que estabelece o quadro de competências e o regime jurídico de funcionamento dos orgãos do município e das freguesias.
O que anda a junta de freguesia a fazer?

Em segundo lugar não se percebe como é que uma junta de freguesia com tanta experiência autárquica e com toda esta demora na apresentação das contas, coloca o relatório e contas à disposição dos membros da assembleia fora do prazo legal.
O que anda a junta de freguesia a fazer?

Em terceiro lugar não se percebe como é que há membros da assembleia de freguesia que insistem em votar na continuação da reunião e na aprovação do relatório e contas, mesmo depois de alertados para o atraso na disponibilização da documentação, pelo presidente da mesa, Sr. Edmundo e pela Drª Cláudia Melo, os quais coerentemente votaram a favor do adiamento da reunião.
O que anda a assembleia de freguesia a fazer?

Em quarto lugar não se percebe como é que o secretário da junta de freguesia do Luso, Sr. Jorge Carvalho, com tanta experiência autárquica, e um dos principais responsáveis, senão o mais responsável pela apresentação dos documentos a tempo e horas, ainda vem apoiar a decisão de continuação de uma reunião que enferma de um cheiro pestilento de ilegalidade?
O que anda a fazer o secretário da junta?

Em quinto lugar não se compreende como é que ainda não se esclareceu definitivamente a situação da pseudo-renúncia de um elemento do PSD.
O que anda a fazer a oposição?

Em sexto lugar, aguardo a discussão do relatório e contas do ano passado. Com tanto movimento e obras que tivemos o relatório deve ser verdadeiramente assustador. Como habitualmente.

Em sétimo lugar não compreendo como é que os Centros de Novas Oportunidades não disponibilizam cursos para autarcas. Há muitos a precisar pelo menos de uma reciclagem. Outros já só a reforma resolve.

Gostamos de o ver feliz

Apraz-nos ver o secretário da junta de freguesia do Luso feliz.
Apraz-nos saber que vão arranjar algumas ruas do Luso, que conseguiram os 300.000 mil euros para remodelar o mercado do Luso e que as obras serão breves.
Apraz-nos de tal modo que lamentamos que estes posts surjam tão raramente.

MERCADO DE LUSO


Meus Amigos: Ensinaram-me que podemos ganhar força, coragem e confiança de cada vez que olhamos o medo de frente.
Assim, cada um fica capaz de dizer a si mesmo: «Passei por este horror. Posso muito bem enfrentar tudo o que vier a seguir.»
... Tens de fazer aquilo que pensas ser incapaz de fazer.
Após a conclusão das obras do paredão de Barrô, de imediato, começarão as obras de remodelação do Mercado de Luso. Seremos breves.
Sinto-me muito feliz por lhes dar esta notícia.
SEREI LUSENSE ATÉ MORRER!!!

AS VIELAS DE LUSO

Quando fazes o bem, nasce dentro de ti um maravilhoso sentimento. Sentes-te feliz e veres a alegria no rosto do teu semelhante e isso é, sem dúvida, a tua melhor recompensa. É como algo dentro do teu corpo que seja tocado e te responda: Sim, é a isto mesmo que aspiro sentir.
Caros conterrâneos: Apenas venho a este espaço para vos informar que talvez nesta semana, ou na outra, começarão as obras de remodelação das vielas de Luso. Era uma grande necessidade para embelezar, ainda mais, a nossa terra. As obras ficarão a cargo da Junta de Freguesia de Luso e da Câmara Municipal da Mealhada. As vielas que irão ser arranjadas serão: viela da Pensão Astória; viela do Ferrador ( Pensão Alegre) ; viela da Pensão Lusa à Aliança, sendo esta a Rua Formosa; viela do Outeiro do Bodo; viela do Luso D´Além junto ao pequeno jardim e outras.
Sinto-me feliz!
SEREI LUSENSE ATÉ MORRER!!!!

sábado, 9 de junho de 2007

A reunião da Assembleia Municipal foi agitada, mas...

... a saída foi ordeira.

Portugal profundo

O João, quando conheceu a Maria, começou a alimentar sonhos e traçar planos para o futuro de ambos.
O pai tinha um pequeno terreno rústico, com uma horta e pomar numa zona de casario disperso e calmo. Se desse para construir uma moradia, falaria com o pai para lhe vender ou doar o terreno como prenda de casamento.
Mas para consolidar esta hipótese teria de saber da viabilidade construtiva do terreno. Assim solicitou uma informação prévia à Câmara Municipal. A resposta, embora positiva, não lhe permitia construir a casa dos seus sonhos.
Além disso, a Maria também não nutria grande simpatia pelo sítio. Desistiram da ideia.

Algum tempo depois o pai recebeu uma carta das finanças. Onde constava que tinham tomado conhecimento da informação prévia que permitia a construção num prédio seu e como tal deveria pagar uma multa por não ter alterado dentro do prazo legal o registo do prédio que deixaria de ser rústico para passar a ser terreno urbano para construção.
Poucos anos depois, com a informação prévia caducada (só é vinculativa durante um ano), e com a alteração do PDM, o pai do João viu o seu terreno ficar integrado numa zona de protecção a uma auto-estrada que irão fazer não se sabe quando ficando sem possibilidade de construir coisa alguma naquele terreno.
Agora, todos os anos em Abril, é obrigado a pagar uma pequena fortuna de IMI de acordo com as novas regras, por um terreno urbano para construção, onde continua a ir buscar as suas couves, umas batatitas e umas laranjas.


PS- A história é fictícia, mas baseia-se nas leis que são aplicadas neste país. Só neste país.

Perguntas parvas

Como se designam os habitantes da parvónia?

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Obra do PS ou PSD?
O entediante ping-pong politico.

Era uma vez uma reunião de Câmara da Mealhada:

extraído da acta de 8 de Junho de 2006

"O Senhor Presidente informou ter tido conhecimento de que no dia 31 de Maio (2006) foi aprovado o financiamento para o início da recuperação da Mata do Buçaco, no valor de um milhão e trezentos mil euros, que teve por base o projecto elaborado pela Universidade de Aveiro. Disse ter sido absolutamente decisiva a intervenção do Senhor Primeiro Ministro, nesta matéria.
...
O Senhor Vereador Breda Marques (...) Disse que essa mesma resposta foi-lhe dada em 2004, com o mesmo valor de investimento, pelo que deduz que estará a ser cumprido o que foi prometido pelo anterior Governo. Disse achar bem que um Governo cumpra os compromissos assumidos por governos anteriores, assim como as Câmaras o deverão fazer.(...)

O Senhor Presidente referiu que o anterior Governo prometeu mas não cumpriu.

A Senhora Vice-Presidente referiu que o Senhor Vereador quer dizer que o Governo
do P.S. está a concretizar um projecto do P.S.D., e disse lamentar que o P.S.D. não o
tivesse concretizado quando foi Governo. Referiu ainda que lamentavelmente o
Governo do P.S.D. não tenha assumido os compromissos assumidos pelo anterior
Governo do P.S.

Não há paciência para aturar estes jogos de ping-pong ridiculos, demagógicos e fúteis.
Se ao menos jogassem ping-pong como estes ainda valia a pena.

AFINAL PARA QUANDO OBRA QUE SE VEJA?

Juntas médicas de merda

Em notícia do Correio da Manhã, "Uma professora da Escola Básica 2/3 de Cacia, em Aveiro, a quem há pouco mais de um ano tinha sido diagnosticada uma leucemia, morreu no passado sábado, sem que a aposentação, pela qual batalhara, tivesse sido oficialmente decretada."
E se esta informação sobre a alarmante lentidão no desenvolvimento destes processos não fosse por si só inqualificável, ainda há pior:
"Manuela Estanqueiro, de 63 anos, tinha sido notícia no CM em Fevereiro, quando a Caixa Geral de Aposentações (CGA) a obrigou a regressar ao trabalho, sob pena de perder o vencimento."
E isto, quando era possível prolongar o atestado médico até Outubro de 2008.
Nem os mais de 30 anos de descontos, para uma reforma que não teria possibilidade de usufruir, foram relevantes para a decisão de uma junta médica, que está lá apenas para servir os interesses do estado e os seus próprios interesses e está pouco ou nada preocupada com a saúde dos pacientes os quais são amiúde interrogados de forma rude e humilhante. Juntas médicas constituídas por gente de merda. E não faço excepções enquanto esta for a regra.

O carneirismo politico existe?

Posso falar?
Ja-meeeeeeeeeeeeeeé
(versão Mário Lino)

LEGENDAS: Ja-meeeeeeeeeé deriva do francês "jamais", só que acarneirado)

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Este Sábado há Minis de borla



Homens de fé

João Peres, provedor da Misericórdia da Mealhada ainda acredita no que diz o Governo.

no jornal da mealhada

Muito melhor que comprimidos para dormir

Clica na imagem e vê o video... se conseguires
Extraído do blog " A nossa opinião" do Ministério da Administração Interna

Há docentes universitários que dão aulas assim.
Alguns chegam a secretários de estado.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

E que tal pintar o céu de azul?

Leitão da Bairrada
versus
Leitão da Mealhada

Confraria da Bairrada (1º capitulo)
versus
Confraria da Mealhada (prefácio)

IX Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede
versus
IX Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada


Ai eu já tentei,
mandar pintar o céu em tons de azul
para ser original
Só depois notei,
que azul já ele era houve alguém
que teve ideia igual.

Eu não sei, se hei-de fugir
ou morder o anzol
Já não há nada de novo aqui
debaixo do sol
...
Rádio Macau - O Anzol
(clica com botão direito do rato e abre nova janela para ouvir a música)



Concurso de Fotografia - AJCL 25 anos




No âmbito das celebrações dos seus 25 anos de actividade, a Associação de Jovens Cristãos de Luso está a organizar um concurso de fotografia com o tema "Pegadas sem rasto" – mostra o que muitas vezes não queres ver e ignoras, mesmo que esteja ao teu lado e bem à frente dos teus olhos – há traços, pegadas, gestos e indicações que apesar da sua importância, nunca são devidamente valorizadas porque nem sempre é possível ver o seu rasto.

Mais informações sobre o concurso aqui

1º Encontro Nacional Mini no Luso - 9 de Junho

O Clube Mini de Portugal em parceria com o Clube Lusoclássicos vai realizar o seu primeiro encontro na nossa bela vila.

Programa

9h00 – Abertura de secretariado, no “Grande Hotel de Luso”

10h30 – Partida em caravana para passeio com paragem no Hotel Palace do Bussaco (desfrute da
natureza, num dos locais mais belos da região), após a breve paragem segue-se em direcção á Cruz
Alta.

12h30 – Regresso ao Grande Hotel de Luso

13h00 – Almoço nos jardins do Hotel, junto ás piscinas

16h00 – Passeio a pé para apreciar a paisagem da região (destacamos um lago junto do Hotel)

17h00 – Prova de perícia na Avenida Emídio Navarro no Luso

18h00 – Entrega dos prémios da prova de perícia até ao 5º classificado e encerramento do Encontro

Mais informações no site do Clube Mini de Portugal em www.cmp.pt

Que sejam bem vindos os verdadeiros "Minis"...

terça-feira, 5 de junho de 2007

Sai uma picheira de pinga, prá mesa seis!!!

- Venho agora da IX Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada.
- Ganda nome, pá!!! Deve ser coisa importante... o que foste lá fazer?
- Fui escolher uns vinhos de marca da região demarcada da Bairrada, para enriquecer a colecção da minha garrafeira.
- Ai sim? E o que trouxeste?
- Tintol de Barrô, rica pinga. Dois garrafões.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Hotel Serra mais seguro

Numa das últimas madrugadas, entraram no Hotel Serra e "gamaram" grande parte das janelas de alumínio, algumas das quais com vidros partidos que ameaçavam cair a qualquer momento sobre os transeuntes.
A população reconhecida agradece.

Olhós produtos regionais!!! é comprar, é comprar!!!

- Olha, a Jerico&Albardas com um stand na feira...
- É verdade amigalhaço. Farto-me de fazer farinha e aqui dá para escoar o produto.
- Mas... três montes de farinha, porquê?
- Ó migo, neste concelho é tudo separado. Tenho farinha socialista, comunista e social-democrata.
- Nunca tal ouvi. E são diferentes, homem?
- Fale baixinho, que me estraga o negócio. Eles acham que são diferentes mas na verdade é tudo farinha do mesmo saco.

Sou socialista desde que nasci. Descobri ontem.

Esta semana acordei diferente. Olho o mundo de outra maneira. Em tons rosa. Mas sem paneleirices.
Tudo se alterou numa rotineira leitura de jornal. Li que o Sócrates, perdão... o nosso primeiro ministro, pretende dar ou vender ao preço da chuva, computadores portáteis e acesso à Internet em condições vantajosas a estudantes, professores e trabalhadores em formação, abarcando uma população de meio milhão de portugueses.
Ainda estive para protestar contra esta medida porque não entendia a incongruência de facultar computadores aos alunos do 10º ano, quando estão a pensar tirar-lhes a disciplina de Informática do 10º ano. Também não entendia o porquê de ser apenas para alunos do 10º ano. Um doce para os aliciar na continuação dos estudos? E se os eleitos já tiverem 5 computadores, internets, ecran panorâmico, tv cabos, play stations, baby-sitters e tudo o mais, podem receber outro computador portátil? E os excluídos, sem net, nem computadores, ficam irremediavelmente afastados do programa e continuam a comprá-los ao preço normal?
Como é que alguém poderia entender este socialismo de grupinhos e esta politica de brindes?
Estava eu no segundo café seguido, a açucarar esta catadupa de dúvidas e de cenários possíveis quando descobri que na minha família estão reunidas as condições para ir buscar pelo menos um computador portátil ao preço da água mijona. Com descontos no acesso à banda larga.
E isto muda tudo de figura. Muda, porque a vida está difícil e custa a todos. E só eu sei o que ela me custa a mim. E um computador portátil, meus amigos, é um computador portátil.
Agora percebo as politicas socialistas. Aliás, sempre as apoiei incondicionalmente desde que nasci.

OTA!!! OTA!!! OTA!!!

domingo, 3 de junho de 2007

as taskinhas

- É "melher". "Bamos" à feira do Artesanato e da Gastronomia?
- É "home" e eu sei lá o que isso é?
- São as tasquinhas da Mealhada, "melher"!!!
- Ahhhh, "Jaquim"!!! Podias ter dito logo o nome como "debe" ser.

sábado, 2 de junho de 2007

Abriram as taskinhas

- Então, anda a passear o Jerico?
- Olhe, vou até a feira de Artesanato e Gastronomia à Mealhada.
- Ah!!! Vai encher as albardas?
- Não. Vou encher a mula.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Children see-children do

Porque as crinças são a promessa de um futuro melhor, que se comemore a sua existência lutando pelos seus direitos, mas, também, dando bons exemplos para que a promessa possa ser cumprida.

Bom fim-de-semana

Para ler: HOOL(c)IGANISMO, no Luso XL

Para ver: A inauguração, n'O blog da cabra

Para ouvir (se conseguirem): O grande Leonel Nunes n'O Luso Grama-o-Fone

Juntas recebem kits para fogos

"Mil juntas de freguesia vão receber, ainda antes do Verão, kits de primeira intervenção para combate a fogos. No total, serão gastos oito milhões de euros com o novo equipamento, que inclui machados, picaretas, pequenos tanques de água e até fardamento apropriado."
in jornal de notícias


Tenho algumas dúvidas sobre a eficácia desta medida, além de temer pela segurança daqueles que, sem qualquer formação, embarcam com o Kit em direcção às chamas.
Contudo não deixa de ser divertido imaginar o nosso valoroso presidente da junta a subir a encosta do Buçaco, com a picareta às costas.


Publique-çe

Est blog premite posts e cumemtarios com herros hortu-gráficos.
O qe emporta è paçar a menssajem.

O supra-sumo do Socialismo no concelho da Mealhada

Rui Marqueiro, em entrevista na RCPfm (que pode ser lida aqui), considera que o PS está bem e enumerou e caracterizou aqueles que, além dele próprio, dariam um bom candidato a presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Pelas suas palavras o PS tem um conjunto grande de candidatos que são:
- O actual presidente
- a senhora vice-presidente,
- António Jorge Franco, que é vereador, é um jovem e que podia ser bom presidente,
- José Calhoa, que é um homem já com experiência autárquica, antigo presidente da Junta de Freguesia,
- a engenheira Arminda Martins, que está na Assembleia Municipal,
- Júlio Penetra, que tem capacidade, intelecto e capacidade de liderança,
- José Miguel Felgueiras, que já é director de departamento na Câmara, onde trabalha, com conhecimentos aprofundados em matéria autárquica,
- muitos militantes na JS.

Dessa "lista" Rui Marqueiro incluiu nomes com valor, outros que me deixaram perplexo e outros que me fizeram rebolar no chão.
Não sei se o fez naturalmente para conciliar e apaniguar as hostes ou se propositadamente para se auto-destacar perante uma amálgama heterogénea de candidatos.

Certo é que o PS pode ter um grande conjunto de candidatos, mas não tem um conjunto de grandes candidatos.
Estes "candidatos" reforçam cada vez mais a minha convicção que as pessoas que estão a gerir os nossos destinos estão muito longe de justificar as maiorias que têm obtido.

E porque isto é um post sério, não vou falar do Ferraz da Silva, contestatário da politica socialista do concelho e que escreve muito bem, nem do Jorge Carvalho, sem o qual o Luso ainda seria uma Vila.

Os viveiros florestais são nossos (finalmente)


Imagens inéditas e exclusivas
do Presidente da Câmara da Mealhada no momento em que elogia o actual governo e o secretário de estado.

FINALMENTE AQUI

(a aguardar a revelação da película - foto na hora, coisa para demorar trinta minutos
(calma... para se revelar fotografias é preciso tirá-las primeiro. Acabámos de adjudicar o trabalho ao fotógrafo. Isto não demora nadinha (Por falta de verbas só nos é possível apresentar um pequeno clip alusivo ao acto)