segunda-feira, 11 de junho de 2007

A aprovação do relatório e contas 2006 da freguesia de Luso

Em primeiro lugar não se percebe como é que uma junta de freguesia de Luso com tanta experiência autárquica, apresente apenas em Junho e numa reunião extraordinária, um relatório e contas que deveria ter sido apresentado e aprovado na primeira reunião ordinária em Abril, nos termos do art. 13º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, que estabelece o quadro de competências e o regime jurídico de funcionamento dos orgãos do município e das freguesias.
O que anda a junta de freguesia a fazer?

Em segundo lugar não se percebe como é que uma junta de freguesia com tanta experiência autárquica e com toda esta demora na apresentação das contas, coloca o relatório e contas à disposição dos membros da assembleia fora do prazo legal.
O que anda a junta de freguesia a fazer?

Em terceiro lugar não se percebe como é que há membros da assembleia de freguesia que insistem em votar na continuação da reunião e na aprovação do relatório e contas, mesmo depois de alertados para o atraso na disponibilização da documentação, pelo presidente da mesa, Sr. Edmundo e pela Drª Cláudia Melo, os quais coerentemente votaram a favor do adiamento da reunião.
O que anda a assembleia de freguesia a fazer?

Em quarto lugar não se percebe como é que o secretário da junta de freguesia do Luso, Sr. Jorge Carvalho, com tanta experiência autárquica, e um dos principais responsáveis, senão o mais responsável pela apresentação dos documentos a tempo e horas, ainda vem apoiar a decisão de continuação de uma reunião que enferma de um cheiro pestilento de ilegalidade?
O que anda a fazer o secretário da junta?

Em quinto lugar não se compreende como é que ainda não se esclareceu definitivamente a situação da pseudo-renúncia de um elemento do PSD.
O que anda a fazer a oposição?

Em sexto lugar, aguardo a discussão do relatório e contas do ano passado. Com tanto movimento e obras que tivemos o relatório deve ser verdadeiramente assustador. Como habitualmente.

Em sétimo lugar não compreendo como é que os Centros de Novas Oportunidades não disponibilizam cursos para autarcas. Há muitos a precisar pelo menos de uma reciclagem. Outros já só a reforma resolve.

16 comentários:

Xuxa Maluca disse...

O trabalho na Junta merece ser valorizado.
De facto alguns patetas fazem com que os bons autarcas (ainda acredito que existem)passem todos por inuteis oportunistas.
Esse foi apenas mais um exemplo que a motivação não é nenhuma.
Estão todos lá por favor (poder e oposição).
Só ainda não percebi porque é que na véspera de eleições nenhum larga o poleiro.

Jorge Carvalho disse...

Jerico: Como sempre só dizes asneiras. Acima do secretário está o Senhor Presidente da Junta. E o secretário não é obrigado a participar nas Assembleias de Freguesia. Participa se assim o entender e só pode intervir a pedido do Presidente da Junta de Freguesia ou em defesa da honra.
Mas estou a perder tempo demais contigo. Quero só lembrar-te que a situação anómala já foi discutida e anda muita gente a nadar em seco, porque não percebem nada daquilo. E tu és um deles. Também não estás muito interessado no assunto, porque, dos cerca de mil editais que eu distribuí a pedido do Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia, só apareceu o Senhor Luís Brandão. Por aqui se vê como tu estás assim tão interessado com as Assembleias de Freguesia.
Eu posso ensinar-te umas coisas e explicar-te muita coisa que tu não sabes e, pelo andar da carruagem, vejo que estás muito a leste do paraíso. Essa de dizer que eu sou o maior responsável só de um louco!!! Rapazinho: Eu só apenas o vogal-secretário. Lê a lei e verifica as competências que me são atribuídas.

Como até és um curioso toma lá o meu e-mail.
jorgecamposcarvalho@hotmail.com

EStou à tua disposição para te ensinar e esclarecer muita coisa. Eu até gosto que tu sejas um tipo muito bem informado.

O poleiro até era MUITO BOM se eu levantasse a minha parte dos 12% total do Orçamento, a tempo inteiro, ou a meio-tempo, mas como não recebo um chavo, o poleiro será, um dia, para outro galo mais eficaz.

Já perdi tempo demais contigo e tu só tens audiências no teu blogue comigo. Quanto é que me pagas?
Como és um mal agradecido, ficas a saber que todas as novidades passarão a ser um exclusiovo do PRÓS E CONTRAS. Aquilo por lá tem muito mais audiências.

Fica bem!

Jorge Carvalho disse...

Esqueci-me de uma coisa, Jerico: Eu só chamo doutor a um médico (pessoa formada em medicina ou a alguém que tenha obtido um doutoramento. De resto, meu Senhor, minha Senhora...

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Eu sei que acima de ti está o presidente da junta, embora tenha dúvidas sobre a existência do mesmo.
Desconfio que o presidente da junta de freguesia de Luso seja um mito.

Ahhh!!! Li a Lei 169/99 e descobri que o secretário da junta não tem competências. Tinhas razão.
As minhas desculpas.

Resta-nos a D. Lurdes.

Em relação ao pagamento de um regime a tempo inteiro ou a dois em meio tempo,não me escandaliza nem um pouco e acho que mais que um direito é o mínimo para quem efectivamente perde muito tempo na junta. E não tenho dúvidas que é o teu caso.
Se os tubarões não abdicam do que é deles de direito porque razão o deve fazer o peixe miúdo?

Finalmente. Continua por explicar o atraso na entrega da documentação e porque razão tal aconteceu, quando a junta tem tudo para escolher a melhor data para a realização da reunião.

Jorge Carvalho disse...

Eu sei porquê Jerico! Eu sei...
Mas eu sou apenas o secretário da Junta.
Posso é dizer-te que a Assembleia de Freguesia por vezes comete erros. Não são propositados. Se pedirem a minha intervenção eu falo.
Um abraço Amigo. E contacta-me para o e-mail. Estou sempre às tuas ordens.
Eu explico-te tudo...

Jorge Carvalho disse...

E não é a Junta de Freguesia que escolhe as datas da Assembleia de Freguesia, mas sim o Presidente da Assembleia de Freguesia.
Toma lá mais um abraço bom Amigo.

pirandello disse...

Relativamente aos factos relacionados com a ultima assembleia de freguesia tomo a liberdade de tecer alguns comentários.
- Esta assembleia devia ter ocorrido em Abril, no entanto, por falta de elementos para a elaboração do Relatório e Contas do ano de 2006 foi sendo adidada. Com um pouco de profissionalismo existiriam cópias de segurança que poupavam este constrangimento.
- O conceito de Democracia de alguns elementos assenta na ideia que quanto mais tarde a Oposição tiver acesso à informação melhor.
Este mecanismo, que é prática comum, veio legitimar o pedido de adiamento.
- O Presidente da Assembleia e a Secretária, face a esta irregularidade tiveram a dignidade de propor o seu adiamento.reagiu imediatamente e de forma negativa o Sr. Jorge do alto do seu pedestal de guardião da Democracia secundado pelo "cristão novo" Sr. Aguiar.
- Este ataque à posição digna e nobre do presidente da Assembleia,em especial, por parte do "cristão novo", Sr. Aguiar, tem uma e apenas uma razão de ser; deve-se ao facto de lhe ter sido vedado, a ele, o lugar de presidente da Assembleia.
- Tudo o resto, desde cartas de renuncia, faltas justificadas, é acessório. Acessório como os discursos flácidos, balofos e amorfos, em especial dos senhores acima citados.
E cá no burgo lá vamos gramando com eles.
Triste sina a nossa.
Disse.

Jorge Carvalho disse...

Pira-te pá! Vai lá para o teu PIRANDELLO que eu nem sequer abri a boca! Já disse a todos que não sou membro da Assembleia de Freguesia, só lá vou porque quero e só posso intervir em defesa da honra ou a pedido do Presidente da Junta de Freguesia. E aquele a quem tu chamas de novo cristão votou MUITO BEM. Ele só tem de responder por ele. Como tal pergunta-lçhe qauando é que ele recebeu os documentos.
E a oposição?!! Mas haverá mesmo uma oposição legal e credível?!!! Duvido e provo porquê. Só aos meus Amigos, porque na Assembleia não posso falar. De resto se quiserem informações, como vem sendo costume, o vogal da Junta até, se lhe der na "moca" até fecha a loja, ou não aparece por lá. Para quê? Aturar uma oposição que nem os trabalhos de casa sabem fazer?
O padrinho que os ensine, mas até ele é um leigo!!!!!! Estudem meninos, estudem...

Jorge Carvalho disse...

Este gajo é mesmo doido!!!
Chama-se PIRANDELLO?!!!
Levem-no para LORVÃo que o gajo estás completamente doido.
Mas este gajo sabe o que está a dizer em relação à ASSEMBLEIA ORDINÁRIA que deveria ter lugar em ABRIL?!!!
Este gajo é mesmo doido... Mais um a cantar, a palrar e não percebe nada disto.

Ai se eu fosse o Presidente da Junta ou o Presidente da Assembleia. Eu sei muito bem o que teria para dizer, mas, não posso falar sobre a Assembleia de Freguesia, porque não tenho lá voto na matéria.

MAS SEI A LEI DE COR E SALTEADO!!!!! E SABIA MUITO BEM O QUE FAZER.

Mas para que é que eu estou aqui a gastar o meu rico tempinho com estes analfabetos.

Vai dormir JORGE... Até amanhã grandes sabichões!

Jorge Carvalho disse...

E quando quiseres envolver-te com discursos balofos, flácidos e amorfos, eu desafio-te em qualquer lugar. Vamos então ver quem é que sabe mais de literatura portuguesa.
Marca a hora e o encontro.
Estarei sempre pronto!

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Conversas de JC:

bla, bla, bla... estes gajos são burros...
bla, bla, bla, não sabem nada...
bla, bla, bla, se fosse eu a mandar....
bla, bla, bla..., eu sei tudo de cor e salteado,...
bla, bla, bla...

Em resumo: bla, bla, bla.

luar disse...

Chamar de "Cristão Novo" ao Raul Aguiar... é no mínimo uma afronta ao próprio.

Como ateu que é, não deve gosrar nada deste título.

Jorge Carvalho disse...

BLA - BLA - BLA

Os documentos estavam prontos quinze dias antes da data da Assembleia.

Bla - Bla - Bla-

Bla - bla - bla- se fosse eu a mandar tinham sido entregues a tempo e horas, conforme os receberam alguns elementos.

Já te disse que quem manda é o Presidente.

Bla- bla- bla- No feriado de quinta-feira dia 7 de Junho de 2007 o secretário da Junta de Freguesia esteve todo o dia na Junta a fazer a INFORMAÇÃO À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE LUSO conforme o previsto na alínea 0) do N.º 1 do Artigo 17.º da Lei 169/99 ( OBRAS CONCLUÍDAS e OBRAS PREVISTAS A CURTO PRAZO ) que o nosso grande Presidente lhe entregou na véspera.

Bla- bla- bla- A D.ª Lurdes Bastos tinha todos os documentos prontos e bem prontos conforme o previsto na Lei. Agora perguntem à D.ª Lurdes porque é que tinha os documentos prontos no dia 28 de Maio e só os levantaram dentro do prazo o Sr. Edmundo Duarte e o Senhor Raul Aguiar e o senhor Tiago Ângelo levou-os num outro dia, considerando o seu acto legal.

Em resumo eu não sei tudo, mas sei muita coisa, acompanhei o serviço da D.ª Lurdes Bastos, sei os sacrifícios que fez, o serviço que levou para casa e ajudei-a no que pude.
Em relação ao assalto até levaram as disquetes onde estava bem guardada e escondida a contabilidade; levaram as cópias de segurança e partiram cD´s com elementos da contabilidade.

A Dona Lurdes Bastos trabalhou muito para entregar os documentos e a contabilidade em tempo record. Teve que lançar de novo o ano de 2006 e o ano de 2007.

Os serviços Administrativos trabalharam MUITO BEM! Quanto ao resto... fica para o LIVRO DAS MINHAS MEMÓRIAS.

E...

Bla - bla - bla

E...

Bla - bla - bla

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Isso significa que a intervenção do presidente da mesa da assembleia e da Sra. Cláudia Melo foi bla, bla?

Jerico & Albardas, Lda. disse...

"No feriado de quinta-feira dia 7 de Junho de 2007 o secretário da Junta de Freguesia esteve todo o dia na Junta a fazer a INFORMAÇÃO À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE LUSO conforme o previsto na alínea 0) do N.º 1 do Artigo 17.º da Lei 169/99 ( OBRAS CONCLUÍDAS e OBRAS PREVISTAS A CURTO PRAZO ) que o nosso grande Presidente lhe entregou na véspera."
JC dixit

Aí ó pá!!!
A alinea o) do nº1 do art. 17º da lei 169/99 refere-se às competências da assembleia de freguesia, nomeadamente, (alínea o) votar moções de censura à junta de freguesia.

D'artagnan disse...

Jerico e Jorge

Fazem o favor de chegar à conclusão que esse tipo de discussão não leva a lado nenhum???