quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Preso por ter e preso por não ter:

(e não estou a falar do cão)

A apresentação de um plano global estratégico com cabeça, tronco e membros, assente nas mais modernas tendências da hotelaria de resort a nível mundial (no qual me pareceu que só faltava o conceito de Hotel Residence) NUNCA PODE SER VISTO COMO UMA MÃO CHEIA DE NADA.

Quando se pretende executar um edifício deve ser feita uma planta desse mesmo edifício, mesmo que depois as coisas sejam conduzidas de outra maneira. Chama-se a isso PLANEAMENTO ESTRATÉGICO (uma coisa que tantas vezes se acusou - e acusa - de faltar nas instituições de domínio público, das quais a nossa CMM é um exemplo mais que perfeito).

Ora, quando finalmente há uma coisa que está a ser estruturada de início, com ambição, com lógica e com uma meta final (se bem que já fora da actual "legislatura" municipal), não se pode vir a público falar desta maneira, sob o perigo de se estar a fazer figura de tolo.

Confesso que estava à espera de maior definição sobre metas intermedias, parceiros preferenciais, etc, etc, etc. Mas por outro lado, também compreendo algum secretismo, especialmente se tivermos em linha de conta a concorrência que há neste momento entre os grandes grupos económicos.

Se no prazo de seis meses, não estiverem já definidos os parceiros estratégicos e todos os "timmings" até 2013, então poderemos dizer com toda a razão: "A MONTANHA PARIU UM RATO!"

Até lá, há que dar tempo ao tempo e não levantar aquele tipo de poeira que tem o dom de afastar a vontade de investir por parte do sector privado.

Touché...

4 comentários:

Xuxa Maluca disse...

Isso é o mesmo que acreditar no Pai Natal.
Dizer que o concelho pode albergar 4 hoteis e não sei quantas clinicas não é nem nunca será Planeamento Estratégico.
Não somos idiotas ao ponto de nos prometerem 1000 postos de trabalho sem ser necessário dar explicações nenhumas e acreditarmos.
Eu sou daqueles que já não acredito em fait divers.
Se nem aquilo que está ao alcance da própria Câmara conseguem cumprir porque razão vêm agora prometer investimentos de outros sem ter a certeza de nada?
Em 2013 já ninguém se lembra dos tais 1000 empregos e dos 50 milhões de euros é a sorte de quem está no poder.
Aposto na versão Breda Marques. Estou completamente descrente deste tipo de promessas.

Xuxa Maluca disse...

D`artagnan vais ver que em 2013 nem uma pedra à conta deste projecto foi colocada.
A Não ser que faças obras em tua casa e depois a Câmara diga que foi por causa do LusoInova.

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Concordo na generalidade com a ideia deste post.
Estive a ver a apresentação do projecto(powerpoint), tranquilamente e julgo que apesar de ser um estudo super optimisma e com falhas e pontos criticáveis, tem a virtude de juntar num só documento um conjunto de necessidades e de objectivos a atingir, que nos permitem ter um rumo. E isso é fundamental para não perdemos tempo com apostas e investimentos inúteis. Mesmo que esse rumo venha a ter ajustamentos ao longo do tempo e mesmo que a concretização e os resultados demorem bastante mais que o previsto.

E uma vez que o projecto foi apresentado e estão definidas as principais linhas de orientação, é a altura certa para nos debruçarmos sobre o estudo e fazer as críticas e os esclarecimentos que entendermos necessários.
Eu tenho várias dúvidas e críticas a fazer.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Venham elas, Jerico.Ambas.