quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Tks to Pirandello

"

A sede da nova Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal pode ficar bem mais próxima de Coimbra para tentar amenizar a polémica instalada desde que se soube que o Governo a pretende instalar em Aveiro. Ao que o DC apurou, está em cima da mesa a possibilidade de sedear o turismo do Centro na Bairrada, na ex-Junta de Turismo do Luso, concelho da Mealhada.
Uma solução que respeitava o já decidido (na portaria publicada diz-se que a sede é em Aveiro, mas não especifica se é no concelho capital do distrito) e que em termos políticos até garantia que a sede do novo organismo ficasse num município liderado por um socialista (o que não acontece em Aveiro). A decisão deve ser tomada em breve (a 11 de Outubro o processo deve estar terminado).
Ao DC, Pedro Machado (presidente da Comissão Instaladora e, tudo indica, futuro líder da entidade) lembrou que a localização bem como a denominação a adoptar são da exclusiva competência do Governo pelo que se recusa a comentar quer a polémica política quer este cenário que poderia pacificar as várias hostes partidárias.
A sua preocupação, refere, é terminar com sucesso a sua missão e lembrou que já várias Câmaras (são 58 no total) aprovaram a sua inclusão na entidade (tem de ser aprovada pelos executivos e pelas Assembleias Municipais) bem como algumas entidades públicas e privadas (num total de 15) já responderam positivamente ao convite.
Sobre a provável recusa de Coimbra (e eventualmente da Figueira da Foz), Pedro Machado admite que seria uma «perda assinalável». Machado já conversou com Carlos Encarnação sobre esta questão e diz estar «preocupado» pois é seu objectivo «constituir a entidade com todos os municípios» assegurando a coesão regional. «Coimbra é um pólo da maior relevância. Tem uma notabilidade e marca além fronteiras pelo que espero que se possa equacionar uma solução para que Coimbra participe», concluiu."


in : Diário de Coimbra

5 comentários:

BURRIQUEIRO disse...

ERA MUITO ESPECIAL PARA O LUSO SER A CENTRAL DE TURISMO DA ZONA CENTRO. MAS SERÁ QUE TEMOS FORÇA PARA CONSEGUIR CÁ COLOCAR?

Pedro Costa disse...

Ele há coisas levadas do diabo. O Gonçalo Breda Marques falou nessa hipótese e toda a gente gozou com ele, incluindo eu. Se isto se concretizar, e espero sinceramente que sim, tenho que pagar um copo ao rapaz.
Na altura ele não sabia bem o que estava a dizer, mas se a coisa der, a verdade é que acertou.
Se a coisa não der, temos que gozar uns com os outros por termos acreditado. LOLOLOL

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

A Curia parece-me o local mais óbvio...

Asdrubal disse...

Ora cá temos uma possibilidade bem interessante! Mas qualquer que venha a ser o sítio da Sede dará barulho com toda a certeza!

Selas disse...

curia mais óbvio porquê pergunto eu ?