quinta-feira, 25 de setembro de 2008

"Luso Vital" - Como fazer coisas com palavras

Ora à coisas do camandro. Quantas vezes nos deparamos com crónicas escritas por supostos intelectuais da nossa praça, a debitar dissertações sobre temas ditos banais, em que no final ficamos com um nó no cérebro sem perceber nada de nada, ou bem pior, mais do mesmo.

Achei uma certa piada a este trabalho realizado por quatro "joves" ditas banais, que tocaram num tema "batido" com algumas tiradas inteligentes.

http://luso_vital.blogs.sapo.pt/

Achei particularmente interessante a "Proposta Final".

Objectivos:

Inovar, desenvolver e valorizar o património natural e cultural presente no Luso e no Buçaco;


Levar a população a reflectir acerca da importância do Buçaco, da sua história e riqueza tanto a nível da arquitectura como da flora e da fauna;


Contribuir para o melhoramento da mata (fauna e flora) e para a restauração da Via Sacra.


Proposta:

Criação de uma Associação Cultural com sede no Lago do Luso. Esta Associação teria por finalidade organização de eventos culturais, tais como:
Semanas da música;
Dias do desporto;
Dias da gastronomia;


Também a cargo desta Associação estaria a criação de um Grupo de Caminheiros da Serra do Buçaco. Este teria como finalidade organizar percursos e caminhadas à Serra, subordinadas a diversas temáticas:
Flora e fauna;
História e Arte.


Criação de um ponto “wireless” na ilha do Lago de modo a constituir uma fonte de encontro da população, especialmente os jovens;


Procedimento:

Para a concretização deste nosso “sonho” vamos dar dele conhecimento à Câmara Municipal da Mealhada, à Junta de Freguesia do Luso, à AJCL, à Sociedade das Águas do Luso entre outras associações…

4 comentários:

André Melo disse...

Excelente!!
Vou "picar" o seu post!!

MSL disse...

Boa tarde!

Talvez por ser Agosto e muitas pessoas estarem de férias, não se aperceberam desse trabalho...mas em 6 de Agosto de 2008, o Jornal da Mealhada (JM703-página 6) fez uma grande reportagem sobre o projecto "Cidades Criativas", onde se insere o "Luso Vital", mas também muitos outros bastante interessantes para o concelho.
Fui eu que fiz esse trabalho e dou o testemunho de como os jovens do nosso concelho têm imensas ideias originais, que com um pouco de esforço de todos, podem tornar-se uma realidade.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

A Mónica tem razão; tive oportunidade de ler esta reportagem - muito boa - e fiquei muito contente com as ideias e trabalho dos nossos jovens e com a orientação dos professores, sobretudo da Anunciação Pimenta. Foi uma falta no "nosso" blogue não ter referido tal mais cedo. Ficam aqui os meus parabéns públicos a estas quatro moças, bem como aos outros grupos.Lamento é que sejam apenas projectos. Mas nunca se sabe...

BURRIQUEIRO disse...

TEMOS IMENSAS QUALIDADES E COLECTIVIDADES PARA LEVAR ISTO PARA A FRENTE. NAO ESQUECENDO A SEGURANÇA. TEMOS COLECTIVIDADES TIPO CRUZ VERMELHA, VOLUNTARIOS,O GRUPO DE JOVENS, RANCHO FOLCLORICO VERTENTE CULTURAL,ETC.....