sábado, 15 de março de 2008

Hã?!

Não sei com que legitimidade este governo quer fazer aprovar uma lei que proíbe a colocação de piercings em alguns locais do corpo, como, por exemplo, na língua. Não compreendo com base em quê, se quer proibir piercings e tatuagens permanentes em menores de 18 anos. Menores de 18 anos que podem casar, podem ter filhos, podem trabalhar, podem ser acusados de terem prazer em relações sexuais com adultos (como naquele vergonhoso processo, em que um colectivo de juízes achou que um adolescente não foi coagido à prática sexual por um pedófilo porque teve uma erecção)... Bendita hipocrisia.
O corpo é propriedade de cada indivíduo e daí todas as leis, consagradas nos direitos humanos e constituições, que defendem essa integridade (já nem tento ir pela intelectualização sobre o corpo, como bem nos mostrou Deleuze e o nosso José Gil). Proibir o que se faz com o próprio corpo é o início de uma tirania que roça a má moralidade, a pura arbitrariedade e não compreender nada sobre o mundo e o humano.
Estou completamente estupefacta com esta proposta; que governo mais retrógado o nosso, que se gosta de querer equiparar aos melhores mas cujo provincianismo intelectual o expõe ao ridículo.

5 comentários:

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Nem sei que dizer,... mas parece-me que estamos a entrar numa paranóia de controlo e autoritarismo a mais.

Gaius Germanicus disse...

Mas indo um pouco mais longe na questão. O problema deixaria de se colocar se houver autorização paterna/materna? E que dizer daquelas práticas de furar as orelhas às criancinhas fêmeas mal despertam para a vida? Aí já será legítima a autorização/acção do progenitor em praticar "sevícias corporais" ao rebento?

Mas há tanta m***** mais importante com que se preocupar, porque raio há-de o Governo legislar sobre os piercings?

Ave Caesar

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Pelo que sei, Gaius, não há autorização paterna/materna que valha, daí ter falado da hipocrisia que existe quando menores de 18 anos, com a autorização dos pais, poderem casar: ou seja, um menor de 18 anos pode casar e ter filhos, mas não tem maturidade para decidir se há-de fazer um piercing ou tatuagem? Causa-me tanto choque como dizerem-me, a mim adulta, o que posso ou não fazer com o meu corpo, como propõe esta proposta. Moralismos bacocos e uma autoridade que não reconheço, sobre mim, ao Estado.

Concordo consigo, Gaius, quando diz da urgência de outras coisas em relação a esta; o que só faz mais ainda disparatada esta proposta de alteração da lei.

Urtigão disse...

Também fiquei admirado com o governo e este deverá ou deveria ter coisas mais importantes com que se preocupar. Penso que os pais é que deveriam autorizar esse tipo de "coisas.
No entanto uma coisa é certa...não vejo qual seja a vantagem de colocar um piercing na lingua??? nem estéticamente, nem funcionalmente nem higiénicamente...

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

O problema não está só nos menores; mas de saber se o estado tem legitimidade para proibir um cidadão adulto do uso que faz do seu corpo, como deseja fazer esta proposta (o caso específico da língua e dos órgãos genitais é extensivo a todo e qualquer cidadão português). Eu acho isto completamente aberrante e um golpe na liberdade.