sexta-feira, 7 de março de 2008

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

No mundo ocidental, as elites não perdoam os info-excluídos. Se não vimos o filme, não lemos o livro, não comprámos o jornal, etc., parece não sermos merecedores de respirar o ar da civilização. A wikipédia veio ajudar a diminunir esta sensação e, embora com poucos apostadores no seu início, tornou-se uma ferramenta contra esta info-exclusão, democratizando o saber. Feita por gente anónima para gente anónima. Um fenómeno muito interessante.
O que tem isso que ver com o título do post? Quase nada.
Lembrei-me de ir ver melhor o que significa a maior palavra portuguesa: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (portador, portanto, de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose). E encontrei, pela primeira vez, a versão anti-wiki, a Desciclopédia, a enciclopédia da não-informação. A pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é apenas, na wiki, uma doença provocada pela inspiração de partículas de cinza vulcânica, sendo a versão da desciclo bem mais interessante.
(entre outras pérolas dos nossos "irmãos" brasileiros, o artigo sobre Portugal; também há produto nacional nas biografias de pessoas importantes em Portugal, como Salazar, José Sócrates e José Cid. Para quem tem dificuldade em gerir o cinzentismo em que estamos fatalmente mergulhados, pode ser que resolva... temporariamente.)

3 comentários:

El Tonel disse...

mais interessante ainda é a definição de "cicaralho" que é apontada nessa página:

"v, Ato ou efeito de dar uma rapidinha dentro d'água salgada com uma mulher com seis dedos no pé direito, boca grande e olhos claros.

Com derivações óbvias do sânscrito cic - ar - alhuc que significava:

"flor matutina que desabrocha nos reconditos salinos".


O verbo cicaralhar sofreu mudanças ao longo da evolução da língua portuguesa, sendo usado pelos romanos portugueses como Cicaralhus que era um significado alternativo para "coitus anus ininterruptus".

Atingiu a península Ibérica trazida pelo domínio otomano da região, com o formato:

si'al - caraal significando "Põe otomano atrás" "

LOLOLOLOLOLOLLLLLLLL

Gaius Germanicus disse...

Ainda mais complexa que o ESTERNOCLEIDOMASTOIDEU.
A propósito, comemoram-se os 50 anos da morte desse grande actor Vasco Santana - artista duma outra era, em que o cinema português era popular mas nunca deixando de ser mordaz e crítico dum ideal imposto de Portugalidade que não era como os filmes - a preto e branco.

Ave Caesar

Jerico & Albardas, Lda. disse...

É preciso ter uns pulmões enormes para apanhar uma doença deste tamanho...

A desciclopédia é excelente.