sexta-feira, 14 de março de 2008

Um belo trabalho de Paulo Silva, reduzido a cacos.


Com pouco mais de três anos, este trabalho de azulejaria da autoria de Paulo Silva, que retrata a evolução da nascente da água do Luso em vários painéis distribuidos ao longo de um muro, desaparece de forma efémera, tragado pelas obras de renovação da Fonte de São João.
Nada me opõe à evolução e ao desenvolvimento, mas é triste ver dinheiro e obras reduzidas a cacos em tão pouco tempo, muitas vezes por nítida falta de concertação entre os projectos da Câmara e as obras da autarquia local.
Sei que houve uma tentativa para reaproveitar os painéis, mas que resultou infrutífera. Espero que ao menos tenham guardado fotografias dos painéis.

Entretanto lanço o repto a quem tiver fotos destes trabalhos, para os enviarem a fim de serem aqui publicados. Será a nossa forma simples de procurar perpetuar aquela obra e as memórias da nossa terra.

8 comentários:

Pearl-Harbor disse...

Como é que é possível??

Será que não há conhecimentos técnicos que possam servir para este tipo de situações? Quem é o responsável pelo estrago?
Só se compreende por pura estupidez, inércia e falta de coordenação das coisas.
Quem é o ignorante que permite que aconteça tal coisa?
Só um burro da merda!

Urtigão disse...

Concerteza que há meios que permitiriam a remoção integral dos painéis. Se tal não foi feito foi por manifesta falta de vontade, o que é lamentável. Não há quem proteja a cultura e este é um bom indicador do nível cultural de quem toma este tipo de decisões.

Mas para além da lamentável perda dos painéis que para além do valor cultural foram pagos com dinheiro "nosso", ou de todos nós, gostaria que alguém me explicasse o porquê de fazer uma remodelação da fonte apenas 13 anos depois da última. As antigas "versões" duraram muito mais.
Muito bem devem estar as nossas instituições a nível financeiro tendo em conta tal desperdicio. A fonte estava assim tão má? Estava feia? Tinha problemas? Se tinha, justifica uma intervenção deste tipo? Qual é a justificação para este gasto? Alguem tem uma resposta?
Não haveriam outras prioridades na terra? De repente lembrei-me do Centro de Saúde que segundo um alto dignatário cá do burgi já devia estar pronto, mas é o que se vê... talvez também o mercado esteja mais necessitado.
Será que anda alguém a brincar com o "meu" dinheiro? É para este desperdicio que pago os meus impostos? Para depois ser jogado à rua sem qualquer tipo de critério?
Estamos muito mal...muito mal mesmo...

Desculpem lá o desabafo...

Jorge Carvalho disse...

Têm o meu apoio!
Barbaridade! Nem quero lá passar. Infelizmente eu sou um simples vogal de uma Junta.

lua-de-mel-lua-de-fel disse...

Pérolas a porcos... A reconversão da avenida e da fonte também não é/foi uma promessa do ps, que está a ser cumprida?

Gutenberg disse...

Como refere o Urtigão esta remodelação surge pouco tempo depois de ter sido concluida a última, mas este é um projecto já com alguns anos "de gaveta" (se não me engano é de 2003), ou seja, andam literalmente a brincar com o "nosso" dinheiro! E temos o centro de saúde por terminar, a Turiluso a cair, a antiga Casa do Povo a ir pelo mesmo caminho! É o Luso que temos...

Gutenberg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gutenberg disse...

Acabei por me desviar do tema... é óbvio que não faz sentido serem destruidos os paineis de azulejo porque, goste-se ou não, marcam indiscutivelmente a história da Fonte de S. João! Estes actos de "vandalismo público" deixam-me sem palavras...

Afroluso disse...

Como Lusense emigrado, ainda não vi tal barbariadde. estou a saber por este blog. E fiquei BANZADO.
Parece que há certa gente que tem azar a azulejos... Desde os antigos do Hotel dos Banhos até estes mais modernos: é tudo abaixo.
De facto, acho que havia outras prioridades para gastar o dinheiro.
Os moínhos de Carpinteiros? É para arrazar?